sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Analisando Blogs Educacionais n° 1


Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental – EAD
Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação
Nome do Aluno: Kátia Diehl
Pólo: Alvorada

Blog é uma das tecnologias da comunicação e informação, encontrada na Web.
Os blogs pedagógicos, envolvem os alunos. Sua linguagem facilita a publicação, não exige conhecimento tecnológico. Os blogs estão transformando o trabalho pedagógico. Neles o aluno se torna, escritor, leitor e o mais importante: pensador !
Nos blogs colaborativos, todos participam e se tornam co-criadores.
Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.

Título : Semana 2

Analisando Blogs Educacionais

Nome do Blog :

Prêmio CELEPAR de Informática e Cidadania
Projeto Blogs
Endereço :

É um projeto preocupado e destinado a promover a educação digital.
O projeto Blogs! Paraná é uma iniciativa a favor da democratização da informação, a partir da utilização de recursos de informática. Os blogs são espaços onde as pessoas poderão disponibilizar notícias de sua cidade ou escola.
Este projeto visa amenizar o problema da exclusão digital. O Brasil, um país marcado pela extrema concentração de renda, precisa de projetos como este.
Como será o futuro da grande parcela de brasileiros que não têm acesso a Informática ? Provavelmente serão excluídos do mercado de trabalho.
Este projeto promove a cidadania, o respeito e a libertação dos alunos de escolas públicas.
Os maiores usuários dos blogs, dentro da iniciativa Blogs! Paraná, serão os alunos das escolas públicas. Serão eles que atualizarão os blogs com notícias, avisos e informações de interesse comunitário.
Outra preocupação deste projeto é a capacitação dos professores e alunos para a correta utilização dos recursos e informações disponíveis na rede mundial de computadores .
Este projeto é bem estruturado, inteligente e útil a comunidade. Confesso que apenas, aqui no curso de PEAD/2006 eu conheci de perto esta tecnologia de informação, chamada blog.
Quando lí a postagem e vi que é datada de novembro / 2002, percebi como é fácil integrar o grupo dos excluídos das TIC”s.
Belo e vital projeto ! Espero que o nosso estado também caminhe nesta direção !
O blog analisado está perfeitamente adequado dentro do perfil de um blog pedgógico, transmite informação de forma clara e atrativa.
Encontrei na internet as seguintes:
Estatísticas
15,5 milhões é o total de blogs do mundo1 blog é criado a cada segundo30% da população online dos EUA visitam blogs. Em junho foram criados 80 mil blogs por diaBlogs com conteúdo político, estilo de vida, tecnologia e escritos por mulheres são os mais acessados.

Nenhum comentário: