domingo, 17 de agosto de 2008

Como publicar Calendários no Wiki ou Blog :




Na rede encontramos diversos sites de acessórios ( calendários, relógios, gifs, imagens, GADGETs ) para BLOGS. É só utilizar o sistema de BUSCA GOOGLE.

No link abaixo tem alguns modelos de calendários :


http://www.magiagifs.com.br/Calendario/calendarios_fem2.htm

Abaixo de cada calendário tem o respectivo código HTML. -

  • 1º SELECIONAR o código;
  • 2º COPIAR este código;
  • 3º COLAR no Blog ou Wiki ;
  • Para colar no wiki é preciso realizar os seguintes passos:
  • 1º Edit Page / 2º Insert Plugin / 3º PBwiki Magic e 4º HTML - dentro do quadro que vai abrir cola-se o CÓDIGO DO CALENDÁRIO.
  • No Blog : 1º Clickar em Personalizar / 2º Adicionar um Gadget / 3º Colar e Salvar o código HTML.

Costumo dizer que BLOGS são como os cachorrinhos de estimação ... são a cara do dono !

É muito bom de vez em quando mudar o visual do Blog !

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Para refletir ... bem interessante ...

Tempo

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se
alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília,
sem portas ou janelas e sem relógio, você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações
internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome,
sede e pressão sanguínea. Isso acontece porque nossa noção de passagem do
tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição
de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso
cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar
conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é
automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você
vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para
compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando
suas reações no modo automático e "apagando" as experiências duplicadas. Se
você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o
tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez
mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa
atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de
marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao
mesmo tempo.

Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você
não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe
qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa,
no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a
mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa, etc. são
apagados de sua noção de passagem do tempo... Quando você começa a repetir
algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir. As mesmas ruas,
pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... Enfim, as
experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade,
fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão
diminuindo... Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de
novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a
R-O-T-I-N-A.
Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas
a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba
sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente, há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros
com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire
férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no
seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para
eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia). Use e abuse dos
rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais, visite
parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo,
deixe a barba, tire a barba, vá a shows, cozinhe uma receita nova (tirada de um
livro novo). Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça
diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados
diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja
diferente...

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu
marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas,
visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos...

Em outras palavras: V-I-V-A.

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais
longo. E se tiver a sorte de estar casado (a) com alguém disposto (a) a viver e
buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais
interessante e muito mais V-I-V-O do que a maioria dos livros da vida que
existem por aí. Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos
de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas
diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade,
emoção, rituais e VIDA.

AUTOR : Airton Luiz Mendonça

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1ª Atividade a distância - 2008/2 - SI V


A primeira atividade a distância deste semestre consiste em criar uma tabela destinada ao gerenciamento do meu tempo. Com base nos dados desta tabela foram criados gráficos que deram uma clara noção desta distribuição.
Para mim esta atividade " caiu como uma luva ". Porque tive " enormes " problemas no semestre anterior justamente com a alocação e organização das atividades dentro dos prazos solicitados.


Para criar a tabela parei e pensei no meu dia-a-dia, e esta pausa para reflexão me ajudou a visualizar minha rotina. Sabemos que nenhuma rotina é tão rígida e organizada como uma tabela, nossas rotinas são flexíveis, mas a flexibilidade que de fato é uma importante aliada na resolução de nossos problemas, também pode nos trazer outros tantos problemas quando se torna um hábito.


E foi justamente isto que aconteceu no semestre anterior, tudo se tornou tão flexível que perdí o rumo e logo, logo o efeito " Bola de Neve" se instalou, pequenos atrasos levaram a outros e assim a " Bola " foi se agigantando.


É neste momento que ter uma tabela ajuda muito. A tabela traz disciplina, ela sinaliza que naquele horário que destinamos ao estudo é nosso dever estar na frente do micro realizando as atividades.


Um curso de graduação exige muita dedicação por um longo período = 9 semestres.


Mas a vida de cada um é semelhante a um prisma com várias faces = família, vida profissional, vida pessoal, emocional, tem o corpo físico que muitas vezes adoece por somatizar estresse, cansaço e desânimo ... Uma das coisas que mais senti no semestre passado foi cansaço mental e falta de concentração, parecia que os neurônios não queriam trabalhar, lia e relia os textos e não conseguia me organizar ... me afoguei em preocupações e medos ... E como administrar tudo isto sem prejudicar nenhum deste " setores " da vida ?


Ao pensar nisto me veio à mente a imagem daquele " Homem dos pratos " que encontramos em apresentações de circo ( na tv ) ... Ao girar uma série de pratos ele os mantém equilibrados em suportes. E assim ele fica correndo de um lado para o outro, sempre atento ao giro dos pratos e ao ver que algum está perdendo a força, corre até lá e o impulsiona novamente.


Quatro anos e meio é muito tempo para viver como o " Homem dos pratos ".


Tem o prato da família, o prato profissão, o prato da saúde, o prato das emoções, o prato PEAD, o prato da vida pessoal ... são pratos essenciais e vitais.


Por isto é necessário ter uma rotina, ter disciplina e dedicação, para não quebrar nenhum destes pratos.


Meu pai sempre me dizia: " In medio stat virtus " = A virtude está no meio.


E foi pensando nisto que reservei em minha tabela os domingos para a vida familiar. Já passei muitos domingos e muitas madrugadas trabalhando no PEAD e já fui muitas vezes aquela " demancha-prazeres " que não quer sair com a família num lindo domingo de sol.


Por isto, como diz o Roberto Carlos :


Pretendo me dedicar aos estudos durante toda a semana e assim ter um semestre " sem atucanações ".


Homem dos Pratos:

domingo, 10 de agosto de 2008

Feliz dia dos Pais !

QUE TIPO DE PAI VOCÊ É ?

Exator = Faz cobranças minuciosas de tudo.
Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita.
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira.

Autocrata = em casa, quem decide, sou eu.
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa.
Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida.

Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama.
Irresponsável = resolva isto com sua mãe.
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo.

Desligado= ignora tudo o que diz respeito ao filho.
Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado.
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho.

Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser.
Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero.
Promotor= sempre encontra algo para acusar o filho.
Educador= ajuda a desabrochar o adulto que está na criança.
Formador= leva a sério a formação integral do filho.
Democrata= dialoga para chegar a um consenso.

Disponível =reserva um tempo precioso para o filho.
Observador = acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho.
Previdente =prepara o filho para aprender com os fracassos porvir.

Agradecido =reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados.
Libertador= alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista Responsável= paga o preço de nunca ser omisso.
Religioso= revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.

Paciente= ensina que a maturidade não acontece sem tropeços.
Esperançoso= acena para a luz, que está sempre no fim do túnel.
Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida.

Prudente= orienta afazer os passos, de acordo comas pernas.
Realista =prepara o filho para viver muito além dos limites da família.


Fonte: Pe. Bolivar Hauck, MS.

Faça um presente para seu pai !

sábado, 9 de agosto de 2008

Tempo ...

A vida são deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas...
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê já terminou o ano...
Quando se vê, não sabemos mais por onde andam nossos amigos.

Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, passaram-se 50 anos.
Agora, é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, uma oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Seguraria todos os meus amigos, que já não sei onde e como estão, e diria:

Vocês são extremamente importantes para mim.
Seguraria o meu amor, que está , há muito, à minha frente, e diria:
Eu te amo.
Dessa forma, eu digo: não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter alguém ao seu lado, ou de fazer algo, por puro medo de ser feliz.

" A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente...não voltará mais. "

Mário Quintana


quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Novas Interdisciplinas estão chegando....



Agosto chegou ... e o sossego acabou ...
Um novo semestre está iniciando ... expectativas no ar, baterias recarregadas, preocupações aliviadas e muita vontade de aprender e de se renovar !
E só para ir entrando no clima aqui estão as novas interdisciplinas:

EDUAD020 Educação de Jóvens e Adultos no Brasil - EJA

EDUAD021 Organização do Ensino Fundamental

EDUAD022 Organização e Gestão da Educação

EDUAD023 Psicologia da Vida Adulta

EDUAD024 Seminário Integrador V

Este é o V Semestre com um total de 25 créditos.

E lá vamos nós novamente ! Mãos à obra !

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A Hora do Contador ...

Ontem ( 05/08/2008 ) participei da " Hora do Contador " encontro mensal promovido pela " Associação Viva e Deixe Viver " de Porto Alegre, que tem por finalidade a interação entre os contadores, nestes encontros trocamos idéias, experiências, tiramos dúvidas e damos sugestões.
Foi muito bom participar deste encontro que no primeiro momento teve o " Sarau de Contação de Histórias ", durante o qual os voluntário inscritos contaram uma história utilizando um formato de apresentação criativamente diferente, como por exemplo: fantoches, marionetes, dedoches, bonecos de cartolina, máscaras, fantasia, personagens fixados em jaleco, sombras chinesas, música, poema ou outro formato diferente.
Logo após o Sarau, assistimos a primeira entrevista do DVD " O Poder do Mito " que é um documento histórico, composto por seis entrevistas de aproximadamente uma hora de duração, durante as quais Joseph Campbell (1904-1987), consagrado professor, escritor e especialista de mitologia, fala ao jornalista Bill Moyers sobre a importância dos mitos presentes nas histórias contadas desde o início da civilização humana.
Nesta primeira entrevista, Campbell fala sobre a saga do herói. Muito antes dos cavaleiros medievais se encarregarem de enfrentar dragões, os contos de aventuras heróicas já faziam parte da cultura de diversas civilizações. Assim, o mitólogo nos desafia a identificar a presença da jornada heróica em nossas vidas.
O vídeo é maravilhoso e nos faz refletir sobre a vida, sobre nossos atos de heroísmo e sobre a condição heróica do ser humano. Nascer, sair do ventre materno, se desenvolver, crescer, ser criança, aprender e compreender o mundo e ter uma infância de aproximadamnte 14 anos.
Até que em determinado momento a criança deverá assumir a responsabilidade pela sua vida, e de uma certa forma haverá a morte desta criança para que esta entre para o mundo dos adultos. Viver todas estas transformações é uma aventura heróica.
E quantos dragões enfrentamos durante esta saga que é a vida.
E pensar que a grande maioria dos dragões estão dentro de nós, são as nossas convicções, o nosso ego e necessidades que criam barreiras e turvam a nossa visão e comprensão da vida.
É muito bom parar e refletir sobre estes assuntos.
A Hora do Contador de ontem foi um feliz momento que compartilhei com os voluntários do Viva e Deixe Viver.

O Poder do Mito ...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

No meio do caminho ...

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

Carlos Drummond de Andrade

Uma pausa na jornada é uma maravilhosa oportunidade para se renovar, se reenergizar e se harmonizar. E era tudo o que eu queria e precisava ... no semestre anterior muitas pedras surgiram no caminho ... e este se tornou muito árduo, interminável e difícil ..., mas como a vida segue em ciclos " Ufa ! " ... esta etapa já passou !

E se passou com um " saldo positivo " foi graças a olhares amigos e atentos de professoras, tutoras, mosqueteiras, amigas e colegas ... que com carinho e dedicação não me deixaram desistir e " morrer na praia " !

E esta postagem foi criada para deixar registrado o meu MUITO OBRIGADA ! ..... do fudo do coração !!!


quarta-feira, 23 de julho de 2008

Educação Ambiental ...

" Não se resolvem na escola todos os problemas do mundo, mas sem ela não resolveremos nenhum. '

Luís Carlos de Menezes ( Físico e Educador - Universidade de São Paulo ), pensa que a consciência social e a ambiental são inseparáveis e que ambas se formam na escola.

Fonte: Revista Nova Escola - Junho/2008.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Estudos Sociais ...



Projeto: Como eu vejo o mundo !
Realizado por alunos da turma 31 - 3ª série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE

" A socialização da criança = a construção da noção da vida em sociedade é o objetivo maior do trabalho em Estudos Sociais . "

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Projeto: Ninguém é igual a ninguém ...



Trabalhos realizados com base no livro " Ninguém é igual a ninguém ! " de Regina Otero e Regina Renno; Pela turma 31 - 3ª série - Escola Estadual de Ensino Fundamntal ROQUE CALLAGE - Profª. Kátia Diehl.

domingo, 6 de julho de 2008

Treinando a arte de ser mediadora ...

Um dos conteúdos da 3ª série ( 4º ano ) do Ensino Fundamental é a água.
Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
  1. Uma jarra ou pote transparente;
  2. Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
  3. Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
  4. Água;

Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.

( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?

- De onde veio esta água ?

Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !

- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?

- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....

- Por quê ?

Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:

( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.

( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.

Todos optaram pela alternativa ( b).

Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).

Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.

Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.

Mudanças de estado da água ...

sábado, 5 de julho de 2008

Essência ...

Essência ...

Com o tempo, os conceitos mudam...os sonhos mudam...os planos mudam...a vida muda...Mas não se mudam princípios e valores...Mudei e continuo igual...Assim é o ser humano: tão coerente em suas contradições...

Jacky Correia