terça-feira, 11 de maio de 2010

Plano B ...

  • Novos Equipamentos - Maravilhosos, com Linux e muitos jogos educativos.

Quem não lembra do famoso " Plano B " do primeiro encontro em 2006 lá no Pólo de Alvorada ?
De fato é sempre bom ter um Plano B na manga, na verdade planejar e replanejar faz parte da vida de qualquer professor.  Quantas vezes planejamos algo que acreditamos ser maravilhoso e quando propomos para a turma a grande maioria não gosta ou acha desinteressante ?
Pois bem, este era o Plano de Aula para o dia de ontem:
  • Visita ao Laboratório de Informática da Escola.
  • 1ª Atividade:   Fazer um desenho no Paint ( tema livre ); e salvar esta desenho na Pasta 3º Ano B.
  • 2ª Atividade:  Visitar o BLOG da Turma.
  • 3ª Atividade:  Fazer uma postagem ( escrever algumas linhas sobre o desenho feito ) no BLOG e inserir imagem ( o desenho feito no Paint ).
  • 4ª Atividade: Assistir o vídeo no Blog - Todos Somos Necessários ( DiscoveryKids ).
  • 5ª Atividade: Deixar comentários sobre o vídeo.
Chegando à Escola, quando solicitei as chaves do Laboratório de Informática, fui informada que os novos equipamentos haviam sido instalados.
Logo após eu exclamar: - Que maravilha ! ... ouví um desanimado comentário:
- Mas é LINUX !
Até o dia de ontem, eu nunca havia trabalhado no Sistema Operacional LINUX, sendo assim não poderia naquele momento me posicionar, mas baseada em comentários de pessoas que conheço que usam e gostam, continuei otimista e tentei motivar estas colegas.

A temática da minha Arquitetura Pedagógica envolve, preconceito, diferenças, respeito e abertura ao novo e diferente, isto visando o autoconhecimento e uma boa auto-estima dos alunos, entretanto ontem pude sentir a força do preconceito frente ao desconhecido e frente a mídia, porque ontem durante a aula aprendí tanto quanto os meus alunos e simplesmente adorei o LINUX, seu uso é fácil e intuitivo, mesmo porque ele é muito semelhante ao famoso e conceituado Windows.

E voltando ao Plano B, ontem descobrí que ninguém sabe o motivo, mas é fato:  Nos dias de chuva a escola fica sem acesso à Internet, por este motivo, foi possível apenas trabalhar no Paint com os alunos.
Não foi possível trabalhar no Blog e nem assistir ao vídeo com a música " Todos Somos Necessários ".

Mas, já estávamos lá no Laboratório de Informática, decidí exercitar um pouco a capacidade de cálculo mental e rapidez de raciocínio com o Jogo TUX of the Math , que já conhecia, pois o havia baixado no micro aqui de casa para a Bruna.
Este jogo é muito bom, a turminha adorou e fizeram muitos cálculos de forma leve e divertida.
O planejamento não foi cumprido, mas a aula foi muito produtiva, todos aprenderam e conheceram o novo Laboratório.

  • Laboratório com os equipamentos antigos.
Aqui está a letra da música que não foi ouvida:

Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar, que das árvores nós temos que cuidar,
Elas nos dão frutas e sombra e limpam o nosso ar
E nelas muitos bichos sei que vão morar, formingas, esquilos e muitos macacos
Papaguaios, sabiás e tucanos...
Eu percebi como as árvores são importantes!
Das árvores nós temos que cuidar..
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar, em um beija-flor que veio me cumprimentar
Cantando e dançando de flor em flor, pólem e sementes pelo ar vão espalhar,
Graças a eles nós temos muitas flores e muitas frutas de todos os sabores..
Eu percebi como os pássaraos são importantes!
Dos pássaros nós temos que cuidar..
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar,quando um sapo saltando veio me cumprimentar
Eles podem ser feios, mas são importantes em nossos jardins nos ajudam bastantes
Às vezes temos muito, muito insetos eles são a comida favorita dos sapos..
E então eu pensei: os sapos e rãs são importantes!
Dos sapos temos que cuidar..
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Pensando em tudo o que podia ir ver, olha só a bela conclusão eu cheguei!!
Árvores, flores, pássaros, sapos..
Todos os seres deste planeta são necessários, todos têm uma missão, uma função
E a salvaçãodo planeta depende de todos nós.
TODOS SOMOS NECESSÁRIO: TODOS!!
Para cuidar da vida, para salvar o planeta: TODOS SOMOS NECESSÁRIOS!


domingo, 9 de maio de 2010

Dia das Mães ...

Para Sempre ...
Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

 

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia das Mães ...

Quanta beleza, amor, emoção, vivacidade e magia envolvem o " Dia das Mães ".
Esta semana que passou, foi marcada por atividades cujo o objetivo único era declarar o amor que todo filho sente por sua mãe.  E o resultado não poderia ser outro, foi possível sentir durante estes dias as vibrações de alegria, carinho e amor durante todas as atividades.
  • Educação Artística:  As crianças pintaram um  " Porta-Chaves " para dar de presente às suas mães.
  • Competências envolvidas nesta atividade:
  • Atuação no meio social.
  • Relações e convívio solidário.
  • Criatividade e movimento.
  • Desenvolvimento pessoal e social.
  • Integração: No ambiente físico escolar e com as pessoas nele envolvidas.
  • Participar no grupo de trabalho, de forma cooperativa, responsável e auto-disciplinada.
  • Participar de experiências coletivas, interagindo com os colegas. 
  • Conteúdo:  Cores primárias e cores secundárias.

  • Um presente carregado de carinho e emoção, que irá decorar as casa de todas as mães do 3º Ano B - ao longo de vários anos.  -  Custo desta atividade R$ 2,00.

  • Confecção de um  " Cartão Mandala " .
    • Todas as atividades foram realizadas com entusiasmo e alegria.
    • Educação Musical  -   Competência:
    • Expressar-se livremente através da linguagem corporal plástica e musical, trabalhando a imaginação e a criatividade. 
    • Ensaio da música " Amor Perfeito " que será cantada no dia 15 de maio na festa para as mães.
    • Música:  Amor Perfeito. 

    Composição: Michael Sulivan/Paulo Massadas

    Fecho os olhos pra não ver passar o tempo, sinto falta de você
    Anjo bom, amor perfeito no meu peito, sem você não sei viver
    Vem, que eu conto os dias conto as horas pra te ver
    Eu não consigo te esquecer
    Cada minuto é muito tempo sem você, sem você
    Os segundos vão passando lentamente, não tem hora pra chegar
    Até quando te querendo, te amando, coração quer te encontrar
    Vem, que nos seus braços esse amor é uma canção
    E eu não consigo te esquecer
    Cada minuto é muito tempo sem você, sem você
    Eu não vou saber me acostumar sem sua mão pra me acalmar
    Sem seu olhar pra me entender, sem seu carinho, amor, sem você
    Vem me tirar da solidão, fazer feliz meu coração
    Já não importa quem errou, o que passou, passou então vem
    Vem, vem, vem

    • Existem mães presentes, outras se distanciaram de seus filhos, mas felizmente sempre tem ao lado das crianças uma mulher que pensa com o coração e age pela emoção e desta forma assume o lugar de mãe .
    • Feliz Dia das Mães ! ... para todas as avós, tias, mães de coração, mães de doação e professoras que aquecem os corações das crianças com amor, educação e exemplos.



    domingo, 2 de maio de 2010

    Caminhando ...

    " Uma caminhada de 1.000 passos, se começa com o primeiro passo. "  Lao Tsé.

    E eu, aqui estou  caminhando ... Ora com passos firmes, confiantes e cheios de entusiasmo, ... ora com passos tímidos, desanimados e atentos às reações do meio ...  
    Não restam dúvidas que a escola tradicional, maçante, arcaica e punitiva, continua firme como uma rocha.
    De um lado o ideal de mudar e o apoio das crianças que já não agüentam mais a escola tradicional e de outro lado a inércia da escola e o medo do novo.
    O novo traz inseguranças do tipo:
    • Os alunos estarão aptos para o vestibular e o mercado de trabalho ?
    • Como educar para a cooperação se a competição está tão fortemente estabelecida na vida escolar e em nossa sociedade ?
    Para ser um educador nos moldes " construtivista " é necessário superar os parâmetros da educação recebida, que geralmente foi autoritária e compenetrar-se na necessidade de uma nova educação e sentí-la no fundo da alma.  É um ato de amor que demanda muita paciência, força, criatividade, entusiasmo e determinação.  Como resultado teremos a liberdade e o desenvolvimento das crianças que poderão  enfim encontrar prazer no ato de construir o conhecimento.


    sexta-feira, 30 de abril de 2010

    Material Dourado ...

    No dia 27 de abril, realizei com a turma uma atividade com o Material Dourado ( elaborado pela médica e educadora italiana Maria Montessori ).
    O Material Dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
    Com o Material Dourado as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um aprendizado bem mais agradável.
    A turma foi organizada em grupos de quatro alunos e todos participaram com entusiamo, e assim de forma lúdica todos assimilaram os conceitos de unidade, dezenas e centenas. 

    Objetivos do jogo:  Perceber o agrupamento das dezenas e cenntenas e as formas de registros.

    • Em grupos de quatro, cada aluno joga o dado e pega em cubinhos a quantidade obtida no dado.
    • O jogo segue até que alguém obtém a quantidade de 10 ou mais cubinhos.
    • O professor questiona:  Existe uma peça no Material Dourado que possa substituir a quantidade de 10 cubinhos ?
    • O professor sugere uma nova regra:  Cada 10 cubinhos devem ser trocados pela barrinha que representa a dezena.
    • O professor questiona:  Como podemos representar no papel a quantidade obtida por cada um dos alunos ?
    • O jogo segue até que alguém obtenha 1 centena = 10 barrinhas, que serão trocadas pela placa da centena, este aluno será o vencedor desta rodada.
    • Gostei muito desta atividade, todos participaram e se dirvertiram muito com as unidadese, dezenas e centenas de forma concreta.

    terça-feira, 27 de abril de 2010

    Projetos de Aprendizagem ...



    Um dos objetivos da aula do dia 12 de abril era sondar a curiosidade dos alunos.

    Todos deveriam fechar os olhos por alguns minutos e assim pensar e imaginar perguntas começando com: - Por quê ?
    Todas as perguntas foram ouvidas com atenção e respeito, apenas nas questões com respostas óbvias, eu solicitei que o aluno pensasse um pouco, pois a resposta era muito fácil.

    Aqui estão as questões sugeridas pela turma, estão registradas pela ordem que foram feitas:
    • Por que a baleia é grande ?
    • Por que eu gosto tanto do escorregador da pracinha ?
    • Por que o Sol brilha ?
    • Por que a gente existe ?
    • Por que a gente tem que ir na escola ?
    • Por que as borboletas voam ?
    • Por que existem pessoas ?
    • Por que a borracha apaga ?
    • Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ?
    • Por que o Sol queima a Terra ?
    • Por que existem golfinhos ?
    • Por que tem gente tão pequena e outras tão grandes ?
    • Por que existe o mundo ?
    • Por que tem gente com letra tão bonita ?
    • Por que o pescoço da girafa é tão grande ?
    • Por que o país é tão grande ?
    • Por que as flores são perfumadas ?
    • Por que existe fotos ?
    • Por que existem coisas ruins ?
    • Por que existe o mundo ?
    • Por que existem os amigos ?
    • Por que existem os inimigos ?
    • Por que existem as velinhas de aniversários ?
    • Por que existe Marte ?
    • Por que os tubarões são brabos ?
    • A maioria dos alunos da turma tem 8 ou 9 anos; apenas 3 alunos já tem 10 anos de idade.
    De acordo com a teoria psicobiológica do desenvolvimento do pensamento humano de Piaget, que tem por base:
    • Assimilação;
    • Acomodação;
    • Adaptação;
    • Estes alunos estão no Estádio das Operações Concretas ( dos 7 aos 11/12 anos ), ou seja eles são capazes de raciocinar sobre objetos manipuláveis.
    • Sendo assim é possível reconhecer em algumas perguntas conflitos ou experiências vivenciadas pelas crianças. Exemplos:
    • Por que a gente existe ? ( Esta questão foi elaborada por um aluno de 10 anos, que possui sérios problemas familiares é muito agressivo e desmotivado em sala de aula ).
    • Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ? ( O autor da pergunta relatou que certa vez ele foi ao médico com os pais e ninguém conseguiu entender a letra do médico, nem o farmacéutico ).
    • Por que a gente tem que ir na escola ? ( Esta criança desde o 1º dia de aula deste ano afirma " odiar " a escola.
    • Por que a borracha apaga ?
    • Por que tem gente com letra bonita ?
    • ( Perguntas relaciondas com a escola, letra, caligrafia, borracha ... )
    • Aos poucos estou analisando as perguntas com eles, tentando responder algumas e assim fazer uma sondagem e votação sobre as que eles acreditam ser mais interessante.
    Foi muito bom fazer esta atividade, com ela é possível conhecer e entender um pouco mais o 3º ano B.

    sexta-feira, 2 de abril de 2010

    Período de Adaptação ...



    Ufa ! ... Março se foi ! E confesso que muitas vezes durante este mês eu me senti como o peixinho da imagem acima.
    Mudar de ambiente, assimilar esta mudança e se adaptar.
    Durante 4 anos trabalhei na Escola Estadual Roque Callage, lá as turmas eram pequenas ( no máximo 15 alunos ), acredito que turmas pequenas facilita a prática aproximando alunos e professoras. Tudo fica mais fácil ! Lá era possível tentar ser um mediador do conhecimento.
    Agora tudo está diferente ! De um lado uma turma com 21 alunos agitados, ( alguns são interessados, motivados, gostam da escola, outros desmotivados e dispersos ) do outro lado uma comunidade escolar extremamente tradicional que gosta e exige cadernos cheios, com muitas cópias e exercícios todos corrigidos pelo professor, temas diários, muitas atividades, crianças andando silenciosamente em fila, ... enfim tudo muito organizado e controlado.
    Penso que a imagem de um professor expondo conteúdos diante de um quadro negro ( ou verde ) com aulas fragmentadas, crianças silenciosas e passivas, com provas, notas, sistema punitivo de advertências e suspensões, ainda hoje é a imagem de escola ideal para uma parcela bem significativa da sociedade.
    Como mudar isto ? Como fazer os pais entenderem que este modelo de ensino monótono, desinteressante e coercitivo visa apenas produzir crianças em série, para que estas possam atender o mercado capitalista ?

    O que eu desejo é ser capaz de formar crianças criativas, críticas e reflexivas ... mas estou me sentindo insegura e apreensiva.


    Fonte da imagem:

    http://www.gettyimages.com.br/

    domingo, 21 de março de 2010

    " Recordar é viver ... "


    Como diz a música: "... Recordar é viver ! " E de fato esta é uma grande verdade.
    Ultimamente ando pensando e pesquisando sobre o rumo que darei ao meu estágio.
    Como elaborar e exemplificar uma " Arquitetura Pedagógica " ?
    E a fonte mais inspiradora de pesquisa que eu encontrei não está no link de busca do Google e sim na base e formação que recebí do PEAD. Por isto tenho feito uma volta ao passado e ... ando visitando os PbWorkos dos Seminários Integradores dos Eixos I, II, III e IV.
    Olhando para atrás é possível aquilatar o quanto já trabalhamos, melhoramos e nos transformamos. Meu Deus ! ... Quantas atividades ! Trilhas, Minha escola, Minha sala de aula, mapas, slides, PowerPoints, gráficos, enquetes, pesquisas, PAs ... tudo isto nos fortificou para este momento.
    E durante esta busca de inspiração encontrei este slide que eu fiz em Abril de 2.007 - me emocionei ao vê-lo ... e mais uma vez percebí de como é bom e importante registrar ( neste caso com fotos ) a vida e os fatos ... seu tema é Porto Alegre, tem fotos que foram buscadas na WEB, mas também tem fotos desta época ( 2.007 ), do Roque Callage, do trajeto que eu fazia até a escola, de alunos, tem a Bruna de branco caminhando na calçada rumo ao Jardim B do Roque ... enfim " Recordar é viver ! "

    sábado, 13 de março de 2010

    Férias ...


    Férias !
    Repousantes, revigorantes e harmoniosas férias.
    Para bem prosseguir ... é necessário pausar de vez em quando.
    Reabastecer, descansar, ler, tomar muitos banhos de mar, caminhar na praia ... Férias é tudo de bom !
    Que maravilha apertar o botão da " PAUSA ".
    Pausa esta que deu a este Blog um ar de abandonado ... e de fato ele ficou , meio que " atirado às traças " !
    Mas agora chegou a hora de prosseguir.
    2.010 chegou com muitas novidades ... o estágio, o Trabalho de Conclusão, não estou mais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage ... pois é ... nova escola, novos alunos, novas colegas, novas práticas, novas regras ... parece mesmo que a marca deste ano será a MUDANÇA.
    E para bem prosseguir e juntar forças para esta nova etapa que se inicia lembrei do refrão de uma linda música:

    " Tudo é uma questão de manter, a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo ! "

    ( Walter Franco )




    sexta-feira, 27 de novembro de 2009

    sábado, 31 de outubro de 2009

    A Escola ...



    "Escola é...

    o lugar onde se faz amigos

    não se trata só de prédios, salas, quadros,

    programas, horários, conceitos...

    Escola é, sobretudo, gente,

    gente que trabalha, que estuda,

    que se alegra, se conhece, se estima.

    O diretor é gente,

    O coordenador é gente,

    o professor é gente,

    o aluno é gente,

    cada funcionário é gente.

    E a escola será cada vez melhor

    na medida em que cada um

    se comporte como colega, amigo, irmão.

    Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

    Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

    que não tem amizade a ninguém

    nada de ser como o tijolo que forma a parede,

    indiferente, frio, só.

    Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

    é também criar laços de amizade,

    é criar ambiente de camaradagem,

    é conviver, é se ‘amarrar nela’!

    Ora , é lógico...

    numa escola assim vai ser fácil

    estudar, trabalhar, crescer,

    fazer amigos, educar-se,

    ser feliz."


    Paulo Freire

    sexta-feira, 30 de outubro de 2009

    Sempre não é todo dia ...

    " Eu hoje acordei tão só
    Mais só do que eu merecia
    Olhei pro meu espelho e ah....
    Gritei o que eu mais queria
    Na fresta da minha janela
    Raiou, vazou a luz do dia
    Entrou sem me pedir licença
    Querendo me servir de guia "

    ( Oswaldo Montenegro )

    Hoje eu acordei tão só e triste, mas eu sei que vai passar ... porque tudo passa ... e isto também vai passar.

    domingo, 25 de outubro de 2009

    sábado, 24 de outubro de 2009

    Poesias e Rimas ...


    Neste mês de outubro a professora de Língua Portuguesa Jaqueline da Escola Estadual Roque Callage realizou com seus alunos de 5ª e 6ª séries o Projeto " Poesias e Rimas ".
    Os alunos criaram poesias tendo como inspiração todos os professores da escola.
    O resultado foi fantástico !
    Aqui coloquei a imagem da rima que a aluna Bethânia fez para mim, fiquei muito feliz com este carinho.
    Todas as poesias estão disponíveis no link abaixo do Blog da Escola.
    Vale a pena dar uma olhada no trabalho da gurizada !

    " Projeto: Poesias e Rimas "

    sexta-feira, 23 de outubro de 2009

    Tudo o que hoje preciso realmente saber ...

    Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de Infância ...

    Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:

    1. Compartilhe tudo.
    2. Jogue dentro das regras.
    3. Não bata nos outros.
    4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
    5. Arrume a sua bagunça.
    6. Não pegue as coisas dos outros.
    7. Peça desculpas quando machucar alguém.
    8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
    9. Dê descarga.
    10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
    11. Respeite o outro.
    12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.
    13. Tire uma soneca às tardes.
    14. Quando sair, cuidado com os carros.
    15. Dê a mão e fique junto.
    16. Repare nas maravilhas da vida.
    17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

    NOTE:

    Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.

    Estas são verdades, não importa a idade.

    Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.

    Robert Fulghum

    quinta-feira, 22 de outubro de 2009

    Enquete ... Participe !!!

    Apesar de não estar atualmente na Educação Infantil, ontem ( 21/10/2009 ) à noite lembrei do belo texto de Robert Fulghum " Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de Infância ".
    E ao mesmo tempo que lembrava do texto ficava pensando no ser multifacetado que somos e fiquei tentando vislumbrar a fronteira que qualifica aluno e professor.

    Vamos imaginar a seguinte cena:
    • Muita conversa, confusão e gritaria.
    • O professor desenvolvendo sua aula e concomitantemente pequenos grupos fechados conversando alheios ao conteúdo da aula e assim também desrespeitando o direito dos outros alunos interessados em ouvir a aula e assistir ao vídeo.
    • Egocentrismo ( Diz-se daquele que toma a si próprio como referência para tudo ).
    • Agressões verbais e falta de respeito.
    E agora eu convido a quem estiver lendo esta postagem a participar desta pequena enquete:


    Você acredita que confusões, gritarias, falta de respeito e egocentrismo são características de turmas de:

    Educação Infantil - Jardins A e B

    Ensino Fundamental ( Do 1º ao 9º ano )

    Ensino Médio

    Graduação

    Graduação de uma turma composta por educadores












    Para refletir:

    " Um exemplo vale mais do que mil palavras ".



    quarta-feira, 21 de outubro de 2009

    terça-feira, 20 de outubro de 2009

    Sincretismo do pensamento infantil ...



    O tema do módulo 3 da interdisciplina Linguagem e Educação foi o sincretismo do pensamento infantil. Ou seja, para crianças de 3 a 6 anos a narrativa é uma brincadeira, onde real e imaginário convivem em harmonia, respeitando uma lógica interna que é diferente da lógica dos adultos.

    No vídeo acima é possível identificar os três elementos básicos do sincretismo infantil ao realizar uma narrativa:

    • Experiências vividas;
    • Imaginação;
    • Elementos de histórias que conhece;

    É de grande importância para o desenvolvimento cognitivo infantl o exercício ( expressivo intelectual ) de relatar, recontar e narrar histórias conhecidas ou não.

    O mais curioso deste sincretismo é que ele não é uma exclusividade do pensamento infantil.

    A criança o realiza como forma de compreender e apreender o mundo que a cerca.

    Quantas vezes nós adultos ao relatar um fato, ou ao se referir à um lugar, ou pessoa acrescentamos na narrativa fatos de experiências vividas, vizualizamos características imaginárias que muitas vezes não existem naquele lugar, pessoa ou circustância.

    Ver o mundo é uma arte !

    segunda-feira, 19 de outubro de 2009

    GLOGS ...


    No dia 25 de agosto/2009 publiquei aqui no Blog a postagem " GLOGSTER " na qual falo desta ferramenta que acredito ser muito útil para a educação.
    Nesta semana recebí uma mensagem que me deixou muito feliz, a professora de espanhol Carolina Viviana Alayo Hidalgo Schutz ( de Joinville - SC ) deixou nos comentários um convite para que eu conhecesse o trabalho feito por seus alunos sobre " Países Hispânicos " , utilizando Glogs.
    E o resultado foi maravilhoso !
    Os Glogs criados mostram imagens e vídeos com danças típicas, comidas, vestuário, clima, pontos turísticos, músicas, mapas, história, curiosidades e costumes de cada país, anexaram também bandeiras e hinos nacionais.
    Que belo exemplo da tecnologia inovando a educação com base na busca e construção do conhecimento.
    Vale a pena conhecer este trabalho, que comprova que as TICs estão transformando o mundo da educação.

    Introducción países que hablan español trabajo de Diogo y VINICIUS
    Vejam só professoras de áreas, escolas, cidades e estados diferentes, trocando experiências e conhecimento, mais um feito das redes digitais.