terça-feira, 11 de maio de 2010

Plano B ...

  • Novos Equipamentos - Maravilhosos, com Linux e muitos jogos educativos.

Quem não lembra do famoso " Plano B " do primeiro encontro em 2006 lá no Pólo de Alvorada ?
De fato é sempre bom ter um Plano B na manga, na verdade planejar e replanejar faz parte da vida de qualquer professor.  Quantas vezes planejamos algo que acreditamos ser maravilhoso e quando propomos para a turma a grande maioria não gosta ou acha desinteressante ?
Pois bem, este era o Plano de Aula para o dia de ontem:
  • Visita ao Laboratório de Informática da Escola.
  • 1ª Atividade:   Fazer um desenho no Paint ( tema livre ); e salvar esta desenho na Pasta 3º Ano B.
  • 2ª Atividade:  Visitar o BLOG da Turma.
  • 3ª Atividade:  Fazer uma postagem ( escrever algumas linhas sobre o desenho feito ) no BLOG e inserir imagem ( o desenho feito no Paint ).
  • 4ª Atividade: Assistir o vídeo no Blog - Todos Somos Necessários ( DiscoveryKids ).
  • 5ª Atividade: Deixar comentários sobre o vídeo.
Chegando à Escola, quando solicitei as chaves do Laboratório de Informática, fui informada que os novos equipamentos haviam sido instalados.
Logo após eu exclamar: - Que maravilha ! ... ouví um desanimado comentário:
- Mas é LINUX !
Até o dia de ontem, eu nunca havia trabalhado no Sistema Operacional LINUX, sendo assim não poderia naquele momento me posicionar, mas baseada em comentários de pessoas que conheço que usam e gostam, continuei otimista e tentei motivar estas colegas.

A temática da minha Arquitetura Pedagógica envolve, preconceito, diferenças, respeito e abertura ao novo e diferente, isto visando o autoconhecimento e uma boa auto-estima dos alunos, entretanto ontem pude sentir a força do preconceito frente ao desconhecido e frente a mídia, porque ontem durante a aula aprendí tanto quanto os meus alunos e simplesmente adorei o LINUX, seu uso é fácil e intuitivo, mesmo porque ele é muito semelhante ao famoso e conceituado Windows.

E voltando ao Plano B, ontem descobrí que ninguém sabe o motivo, mas é fato:  Nos dias de chuva a escola fica sem acesso à Internet, por este motivo, foi possível apenas trabalhar no Paint com os alunos.
Não foi possível trabalhar no Blog e nem assistir ao vídeo com a música " Todos Somos Necessários ".

Mas, já estávamos lá no Laboratório de Informática, decidí exercitar um pouco a capacidade de cálculo mental e rapidez de raciocínio com o Jogo TUX of the Math , que já conhecia, pois o havia baixado no micro aqui de casa para a Bruna.
Este jogo é muito bom, a turminha adorou e fizeram muitos cálculos de forma leve e divertida.
O planejamento não foi cumprido, mas a aula foi muito produtiva, todos aprenderam e conheceram o novo Laboratório.

  • Laboratório com os equipamentos antigos.
Aqui está a letra da música que não foi ouvida:

Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar, que das árvores nós temos que cuidar,
Elas nos dão frutas e sombra e limpam o nosso ar
E nelas muitos bichos sei que vão morar, formingas, esquilos e muitos macacos
Papaguaios, sabiás e tucanos...
Eu percebi como as árvores são importantes!
Das árvores nós temos que cuidar..
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar, em um beija-flor que veio me cumprimentar
Cantando e dançando de flor em flor, pólem e sementes pelo ar vão espalhar,
Graças a eles nós temos muitas flores e muitas frutas de todos os sabores..
Eu percebi como os pássaraos são importantes!
Dos pássaros nós temos que cuidar..
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar,quando um sapo saltando veio me cumprimentar
Eles podem ser feios, mas são importantes em nossos jardins nos ajudam bastantes
Às vezes temos muito, muito insetos eles são a comida favorita dos sapos..
E então eu pensei: os sapos e rãs são importantes!
Dos sapos temos que cuidar..
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Pensando em tudo o que podia ir ver, olha só a bela conclusão eu cheguei!!
Árvores, flores, pássaros, sapos..
Todos os seres deste planeta são necessários, todos têm uma missão, uma função
E a salvaçãodo planeta depende de todos nós.
TODOS SOMOS NECESSÁRIO: TODOS!!
Para cuidar da vida, para salvar o planeta: TODOS SOMOS NECESSÁRIOS!


Um comentário:

mauranunes.com disse...

Kátia querida! Surpresas e muitas aprendizagens diante do novo, do desconhecido. Colocaste em prática, não o planejadoo mas o aprendido! Gostei de 'ver' a reflexão produzida! Bjs, Maura - tutora do SI