sexta-feira, 30 de abril de 2010

Material Dourado ...

No dia 27 de abril, realizei com a turma uma atividade com o Material Dourado ( elaborado pela médica e educadora italiana Maria Montessori ).
O Material Dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
Com o Material Dourado as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um aprendizado bem mais agradável.
A turma foi organizada em grupos de quatro alunos e todos participaram com entusiamo, e assim de forma lúdica todos assimilaram os conceitos de unidade, dezenas e centenas. 

Objetivos do jogo:  Perceber o agrupamento das dezenas e cenntenas e as formas de registros.

  • Em grupos de quatro, cada aluno joga o dado e pega em cubinhos a quantidade obtida no dado.
  • O jogo segue até que alguém obtém a quantidade de 10 ou mais cubinhos.
  • O professor questiona:  Existe uma peça no Material Dourado que possa substituir a quantidade de 10 cubinhos ?
  • O professor sugere uma nova regra:  Cada 10 cubinhos devem ser trocados pela barrinha que representa a dezena.
  • O professor questiona:  Como podemos representar no papel a quantidade obtida por cada um dos alunos ?
  • O jogo segue até que alguém obtenha 1 centena = 10 barrinhas, que serão trocadas pela placa da centena, este aluno será o vencedor desta rodada.
  • Gostei muito desta atividade, todos participaram e se dirvertiram muito com as unidadese, dezenas e centenas de forma concreta.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Projetos de Aprendizagem ...



Um dos objetivos da aula do dia 12 de abril era sondar a curiosidade dos alunos.

Todos deveriam fechar os olhos por alguns minutos e assim pensar e imaginar perguntas começando com: - Por quê ?
Todas as perguntas foram ouvidas com atenção e respeito, apenas nas questões com respostas óbvias, eu solicitei que o aluno pensasse um pouco, pois a resposta era muito fácil.

Aqui estão as questões sugeridas pela turma, estão registradas pela ordem que foram feitas:
  • Por que a baleia é grande ?
  • Por que eu gosto tanto do escorregador da pracinha ?
  • Por que o Sol brilha ?
  • Por que a gente existe ?
  • Por que a gente tem que ir na escola ?
  • Por que as borboletas voam ?
  • Por que existem pessoas ?
  • Por que a borracha apaga ?
  • Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ?
  • Por que o Sol queima a Terra ?
  • Por que existem golfinhos ?
  • Por que tem gente tão pequena e outras tão grandes ?
  • Por que existe o mundo ?
  • Por que tem gente com letra tão bonita ?
  • Por que o pescoço da girafa é tão grande ?
  • Por que o país é tão grande ?
  • Por que as flores são perfumadas ?
  • Por que existe fotos ?
  • Por que existem coisas ruins ?
  • Por que existe o mundo ?
  • Por que existem os amigos ?
  • Por que existem os inimigos ?
  • Por que existem as velinhas de aniversários ?
  • Por que existe Marte ?
  • Por que os tubarões são brabos ?
  • A maioria dos alunos da turma tem 8 ou 9 anos; apenas 3 alunos já tem 10 anos de idade.
De acordo com a teoria psicobiológica do desenvolvimento do pensamento humano de Piaget, que tem por base:
  • Assimilação;
  • Acomodação;
  • Adaptação;
  • Estes alunos estão no Estádio das Operações Concretas ( dos 7 aos 11/12 anos ), ou seja eles são capazes de raciocinar sobre objetos manipuláveis.
  • Sendo assim é possível reconhecer em algumas perguntas conflitos ou experiências vivenciadas pelas crianças. Exemplos:
  • Por que a gente existe ? ( Esta questão foi elaborada por um aluno de 10 anos, que possui sérios problemas familiares é muito agressivo e desmotivado em sala de aula ).
  • Por que as letras dos médicos são tão difíceis de entender ? ( O autor da pergunta relatou que certa vez ele foi ao médico com os pais e ninguém conseguiu entender a letra do médico, nem o farmacéutico ).
  • Por que a gente tem que ir na escola ? ( Esta criança desde o 1º dia de aula deste ano afirma " odiar " a escola.
  • Por que a borracha apaga ?
  • Por que tem gente com letra bonita ?
  • ( Perguntas relaciondas com a escola, letra, caligrafia, borracha ... )
  • Aos poucos estou analisando as perguntas com eles, tentando responder algumas e assim fazer uma sondagem e votação sobre as que eles acreditam ser mais interessante.
Foi muito bom fazer esta atividade, com ela é possível conhecer e entender um pouco mais o 3º ano B.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Período de Adaptação ...



Ufa ! ... Março se foi ! E confesso que muitas vezes durante este mês eu me senti como o peixinho da imagem acima.
Mudar de ambiente, assimilar esta mudança e se adaptar.
Durante 4 anos trabalhei na Escola Estadual Roque Callage, lá as turmas eram pequenas ( no máximo 15 alunos ), acredito que turmas pequenas facilita a prática aproximando alunos e professoras. Tudo fica mais fácil ! Lá era possível tentar ser um mediador do conhecimento.
Agora tudo está diferente ! De um lado uma turma com 21 alunos agitados, ( alguns são interessados, motivados, gostam da escola, outros desmotivados e dispersos ) do outro lado uma comunidade escolar extremamente tradicional que gosta e exige cadernos cheios, com muitas cópias e exercícios todos corrigidos pelo professor, temas diários, muitas atividades, crianças andando silenciosamente em fila, ... enfim tudo muito organizado e controlado.
Penso que a imagem de um professor expondo conteúdos diante de um quadro negro ( ou verde ) com aulas fragmentadas, crianças silenciosas e passivas, com provas, notas, sistema punitivo de advertências e suspensões, ainda hoje é a imagem de escola ideal para uma parcela bem significativa da sociedade.
Como mudar isto ? Como fazer os pais entenderem que este modelo de ensino monótono, desinteressante e coercitivo visa apenas produzir crianças em série, para que estas possam atender o mercado capitalista ?

O que eu desejo é ser capaz de formar crianças criativas, críticas e reflexivas ... mas estou me sentindo insegura e apreensiva.


Fonte da imagem:

http://www.gettyimages.com.br/

domingo, 21 de março de 2010

" Recordar é viver ... "


Como diz a música: "... Recordar é viver ! " E de fato esta é uma grande verdade.
Ultimamente ando pensando e pesquisando sobre o rumo que darei ao meu estágio.
Como elaborar e exemplificar uma " Arquitetura Pedagógica " ?
E a fonte mais inspiradora de pesquisa que eu encontrei não está no link de busca do Google e sim na base e formação que recebí do PEAD. Por isto tenho feito uma volta ao passado e ... ando visitando os PbWorkos dos Seminários Integradores dos Eixos I, II, III e IV.
Olhando para atrás é possível aquilatar o quanto já trabalhamos, melhoramos e nos transformamos. Meu Deus ! ... Quantas atividades ! Trilhas, Minha escola, Minha sala de aula, mapas, slides, PowerPoints, gráficos, enquetes, pesquisas, PAs ... tudo isto nos fortificou para este momento.
E durante esta busca de inspiração encontrei este slide que eu fiz em Abril de 2.007 - me emocionei ao vê-lo ... e mais uma vez percebí de como é bom e importante registrar ( neste caso com fotos ) a vida e os fatos ... seu tema é Porto Alegre, tem fotos que foram buscadas na WEB, mas também tem fotos desta época ( 2.007 ), do Roque Callage, do trajeto que eu fazia até a escola, de alunos, tem a Bruna de branco caminhando na calçada rumo ao Jardim B do Roque ... enfim " Recordar é viver ! "

sábado, 13 de março de 2010

Férias ...


Férias !
Repousantes, revigorantes e harmoniosas férias.
Para bem prosseguir ... é necessário pausar de vez em quando.
Reabastecer, descansar, ler, tomar muitos banhos de mar, caminhar na praia ... Férias é tudo de bom !
Que maravilha apertar o botão da " PAUSA ".
Pausa esta que deu a este Blog um ar de abandonado ... e de fato ele ficou , meio que " atirado às traças " !
Mas agora chegou a hora de prosseguir.
2.010 chegou com muitas novidades ... o estágio, o Trabalho de Conclusão, não estou mais na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage ... pois é ... nova escola, novos alunos, novas colegas, novas práticas, novas regras ... parece mesmo que a marca deste ano será a MUDANÇA.
E para bem prosseguir e juntar forças para esta nova etapa que se inicia lembrei do refrão de uma linda música:

" Tudo é uma questão de manter, a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo ! "

( Walter Franco )




sexta-feira, 27 de novembro de 2009

sábado, 31 de outubro de 2009

A Escola ...



"Escola é...

o lugar onde se faz amigos

não se trata só de prédios, salas, quadros,

programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente,

gente que trabalha, que estuda,

que se alegra, se conhece, se estima.

O diretor é gente,

O coordenador é gente,

o professor é gente,

o aluno é gente,

cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor

na medida em que cada um

se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.

Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir

que não tem amizade a ninguém

nada de ser como o tijolo que forma a parede,

indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,

é também criar laços de amizade,

é criar ambiente de camaradagem,

é conviver, é se ‘amarrar nela’!

Ora , é lógico...

numa escola assim vai ser fácil

estudar, trabalhar, crescer,

fazer amigos, educar-se,

ser feliz."


Paulo Freire

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Sempre não é todo dia ...

" Eu hoje acordei tão só
Mais só do que eu merecia
Olhei pro meu espelho e ah....
Gritei o que eu mais queria
Na fresta da minha janela
Raiou, vazou a luz do dia
Entrou sem me pedir licença
Querendo me servir de guia "

( Oswaldo Montenegro )

Hoje eu acordei tão só e triste, mas eu sei que vai passar ... porque tudo passa ... e isto também vai passar.

domingo, 25 de outubro de 2009

sábado, 24 de outubro de 2009

Poesias e Rimas ...


Neste mês de outubro a professora de Língua Portuguesa Jaqueline da Escola Estadual Roque Callage realizou com seus alunos de 5ª e 6ª séries o Projeto " Poesias e Rimas ".
Os alunos criaram poesias tendo como inspiração todos os professores da escola.
O resultado foi fantástico !
Aqui coloquei a imagem da rima que a aluna Bethânia fez para mim, fiquei muito feliz com este carinho.
Todas as poesias estão disponíveis no link abaixo do Blog da Escola.
Vale a pena dar uma olhada no trabalho da gurizada !

" Projeto: Poesias e Rimas "

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tudo o que hoje preciso realmente saber ...

Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de Infância ...

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:

1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume a sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca às tardes.
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

NOTE:

Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.

Estas são verdades, não importa a idade.

Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.

Robert Fulghum

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Enquete ... Participe !!!

Apesar de não estar atualmente na Educação Infantil, ontem ( 21/10/2009 ) à noite lembrei do belo texto de Robert Fulghum " Tudo o que hoje preciso realmente saber, aprendi no Jardim de Infância ".
E ao mesmo tempo que lembrava do texto ficava pensando no ser multifacetado que somos e fiquei tentando vislumbrar a fronteira que qualifica aluno e professor.

Vamos imaginar a seguinte cena:
  • Muita conversa, confusão e gritaria.
  • O professor desenvolvendo sua aula e concomitantemente pequenos grupos fechados conversando alheios ao conteúdo da aula e assim também desrespeitando o direito dos outros alunos interessados em ouvir a aula e assistir ao vídeo.
  • Egocentrismo ( Diz-se daquele que toma a si próprio como referência para tudo ).
  • Agressões verbais e falta de respeito.
E agora eu convido a quem estiver lendo esta postagem a participar desta pequena enquete:


Você acredita que confusões, gritarias, falta de respeito e egocentrismo são características de turmas de:

Educação Infantil - Jardins A e B

Ensino Fundamental ( Do 1º ao 9º ano )

Ensino Médio

Graduação

Graduação de uma turma composta por educadores












Para refletir:

" Um exemplo vale mais do que mil palavras ".



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sincretismo do pensamento infantil ...



O tema do módulo 3 da interdisciplina Linguagem e Educação foi o sincretismo do pensamento infantil. Ou seja, para crianças de 3 a 6 anos a narrativa é uma brincadeira, onde real e imaginário convivem em harmonia, respeitando uma lógica interna que é diferente da lógica dos adultos.

No vídeo acima é possível identificar os três elementos básicos do sincretismo infantil ao realizar uma narrativa:

  • Experiências vividas;
  • Imaginação;
  • Elementos de histórias que conhece;

É de grande importância para o desenvolvimento cognitivo infantl o exercício ( expressivo intelectual ) de relatar, recontar e narrar histórias conhecidas ou não.

O mais curioso deste sincretismo é que ele não é uma exclusividade do pensamento infantil.

A criança o realiza como forma de compreender e apreender o mundo que a cerca.

Quantas vezes nós adultos ao relatar um fato, ou ao se referir à um lugar, ou pessoa acrescentamos na narrativa fatos de experiências vividas, vizualizamos características imaginárias que muitas vezes não existem naquele lugar, pessoa ou circustância.

Ver o mundo é uma arte !

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

GLOGS ...


No dia 25 de agosto/2009 publiquei aqui no Blog a postagem " GLOGSTER " na qual falo desta ferramenta que acredito ser muito útil para a educação.
Nesta semana recebí uma mensagem que me deixou muito feliz, a professora de espanhol Carolina Viviana Alayo Hidalgo Schutz ( de Joinville - SC ) deixou nos comentários um convite para que eu conhecesse o trabalho feito por seus alunos sobre " Países Hispânicos " , utilizando Glogs.
E o resultado foi maravilhoso !
Os Glogs criados mostram imagens e vídeos com danças típicas, comidas, vestuário, clima, pontos turísticos, músicas, mapas, história, curiosidades e costumes de cada país, anexaram também bandeiras e hinos nacionais.
Que belo exemplo da tecnologia inovando a educação com base na busca e construção do conhecimento.
Vale a pena conhecer este trabalho, que comprova que as TICs estão transformando o mundo da educação.

Introducción países que hablan español trabajo de Diogo y VINICIUS
Vejam só professoras de áreas, escolas, cidades e estados diferentes, trocando experiências e conhecimento, mais um feito das redes digitais.


domingo, 18 de outubro de 2009

Redes Digitais ...



Gradativamente as redes digitais estão transformando a educação, estamos presenciando o nascimento de uma pedagogia ativa e criativa.
Com as redes digitais a educação é construída com base nas trocas, educadores e educandos compartilham idéias, soluções de problemas, incertezas e conhecimento.
Interagir é a palavra-chave, o novo paradígma de educador exige que este participe ativamente, incentive e oriente a construção e interação do conhecimento.
A educação a distância ou presencial por redes digitais traz uma série de vantagens como:
  • Interação entre alunos, colegas e professores.
  • Flexibilidade de tempo.
  • Possibilita a aproximação de pessoas com interesses e objetivos comuns, não fronteiras geográficas.
  • É um trabalho cooperativo.
  • Apropriação de conhecimento e uso de ferramentas interativas - Blogs - PbWorks - Softwares Educativos - Fóruns - Chats ...
  • Aprendizagem continuada e com mais qualidade - A maioria das ferramentas podem ser editadas com novos links, imagens, textos e vídeos a qualquer momento do processo de ensino / aprendizagem.
  • Criação de comunidades digitais.
Educação e comunicação são as bases de uma nova escola capaz de democratizar o conhecimento e assim preparar as novas gerações para o uso ativo e crítico das novas tecnologias.

sábado, 17 de outubro de 2009

A Era da Comunicação ...


A internet surgiu na década de 60 como resultado de pesquisa militar norte-americana e iniciou um processo de expansão tão intenso que hoje é uma imensa rede de redes de computadores que trocam informações rapidamente.
Hoje não há mais diferenças geográficas e de tempo, uma informação percorre distâncias em segundos, estamos vivendo a era da COMUNICAÇÃO.
As Tics invadiram o mundo da educação e são vistas por muitos como um desafio a ser transposto, entretanto elas são na verdade uma grande opotunidade de finalmente transformar nossa educação, nossas escolas e nossos professores.
Blogs, PbWorks, Chats, Glogs, Slides, Fóruns, Vídeos, PowerPoints, Bancos de Dados, permitem transformar profundamente as formas de organização, didática e conteúdos da educação.
Aderir e dominar ferramentas da era digital não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência.
Não basta modernizar a educação é preciso repensar o papel do professor como mediador deste processo de transformação.
Como professora sei que as formas tradicionais de educação são insuficientes e ineficientes diante do contexto atual, entretanto há uma longa distância entre teoria e prática.
Não sou e nem penso mais como há anos atrás, mas também não sou o que eu gostaria de ser. Um exemplo disso é o hábito de responder as perguntas dos alunos automáticamente, venho me vigiando ... e procuro sempre fazer o aluno pensar ao responder com outra pergunta, mas reconheço que muitas vezes saio respondendo ... e desta forma podamos o raciocínio, autonomia e criatividade de nossos alunos.
É tão mais fácil ser aquele professor que transmite informações e conteúdos e que faz provas e testes para comprovar a aprendizagem. Além de ser mais fácil tem o sistema educacional e a sociedade ( pais e responsáveis ) que cobram esta prática.
Outro fato é a falta da tecnologia, a escola em que trabalho não possui Laboratório de Informática, sei que não basta ter computadores e continuar fazendo as mesmas coisas, mas no curso PEAD ( Pedagogia a distância ) estou conhecendo e desenvolvendo competências que eu gostaria de pôr em prática com as crianças.
E para encerrar esta reflexão vou lembrar o compositor Raul Seixas, porque diante de tantos desafios ando me sentindo uma verdadeira " Metamorfose Ambulante ".
E do processo de metamorfose da cada professor surgirá a Metamorfose da Educação e com ela uma nova sociedade com cidadãos autônomos, criativos e reflexivos.

sábado, 26 de setembro de 2009

Dia Nacional do Surdo ...

Aqui no Brasil esta data é de grande importância para a comunidade surda, porque foi fundada no dia 26 de setembro de 1857 a primeira escola de surdos, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro, pelo prof. francês surdo Eduard Huet.
Naquela época não havia no Brasil educação pública para surdos, as famílias relutavam em educá-los fato que dificultou o trabalho do professor e a implantação da escola.
Eduard Huet nassceu em Paris em 1822; a família pertencia à nobreza francesa. Aos 12 anos ficou surdo em conseqüência de sarampo, estudou no Instituto Nacional de Surdos de Paris, onde se formou professor.
Na França foi professor e diretor do Instituto de Surdos de Bourges.
Era Conde e casou-se em 1851 com uma dama alemã chamada Catalina Brodeke e emigrou para a Corte Portuguesa no Brasil em 1855.
Hoje a comunidade surda comemora com muito orgulho esta data.







terça-feira, 22 de setembro de 2009

Chegou a Primavera ...

A Primavera está chegando ! É sempre bom marcar a data com uma atividade criativa e lúdica com as crianças. Encontrei esta atividade chamada " O Vôo da Borboleta ", que além de ser bem divertida é uma boa sugestão para aula de Educação Artística.

Material :
  • Bandeijinha de isopor;
  • Balão de festa ( para escultura / alongados );
  • Caneta hidrocor de ponta porosa;
  • Tesoura;
  • Fita adesiva;
Modo de fazer :
  • Pegue um balão de festa do tipo alongado e com uma caneta de ponta porosa faça o desenho de dois olhos.


  • Usando uma bandeijinha de isopor desenhar e recortar um par de asas para a borboleta.



  • Pintar com cores bem alegres, usando caneta de ponta porosa.



  • Encher o balão, fixar a ponta e fixar as asas da borboleta.


  • Depois é só soltar a ponta e ver a borboleta voar !


  • É só encher o balão e bricar com o " Vôo da borboleta ".