sexta-feira, 10 de novembro de 2006

ECS 8 - Integração

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Polo Alvorada
Prof ª.: Vera Corazza
Atividade: ECS 8
Semana 5
Aluna: Kátia Diehl

TEMA : Quem é este outro que divide comigo este espaço ?
OBJETIVOS : Promover a formação de uma rede entre os alunos do Curso.
ATIVIDADE : Postar relato sobre esta atividade abrangendo a perspectiva do grupo.
Esta atividade teve a particularidade de ser uma GINCANA. Trinta e dois símbolos foram distribuídos de forma aleatória entre os 224 ( aproximadamente ) alunos do Curso de Pedagogia a distância/UFRGS. Cada aluno deveria postar a sua imagem no blog pessoal, a fim de ser identificado como participante de um determinado grupo. Todos deveriam encontrar o seu grupo. No meu caso, eu recebí a imagem H 3 .
Lembro que no dia 26 de Outubro, postei minha imagem no blog, e saí a procura do meu grupo. Neste dia visitei todos os blogs dos colegas de Três Cachoeiras e de Gravataí e deste conjunto de 93 colegas, encontrei apenas 17 colegas que já haviam postado a sua imagem e apenas 1 com o símbolo H 3.
Pontos positivos desta atividade, foi bom conhecer os colegas de outros pólos, deixei comentários em vários blogs, lí várias postagens da atividade " Quem sou eu ... ".
Conhecí diferentes tipos de blogs, cada um mostrando como é o seu criador, com links, slides, imagens, fotos , gifs ...
Gosto de gincanas, de pesquisar, procurar, descobrir enígmas ...a atividade em sí é lúdica e prazerosa, cria de fato uma rede de comunicação.
Pontos negativos desta atividade : Eu sei que este é um curso de graduação, e como tal demanda esforço e trabalho, sei que o nível de exigências com o passar dos semestres, irá aumentar. Entretanto, penso que o momento para este tipo de atividade não foi oportuno. Há 3 meses atrás, eu não conhecia, blog, pbwiki, ROODA, não sabia fazer hiperlinks, postagens, trabalhar com o Powerpoit, Paint . . .enfim num curto período houve um elevado número de informações. E paralelamente a vida, as alegrias, os problemas, continuaram a existir ( como é normal ). Por estes fatores esta atividade não veio em boa hora, porque exigiu várias horas de pesquisa, as turmas possuem rítmos diferenciados, há diferença de rítmo entre colegas do mesmo pólo. No meu caso estou em atraso com esta interdisciplina, porque as leituras são complexas, cada texto eu leio 3, 4 vezes, faço esboços do trabalho e demoro para concluir. A interdisciplina Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação, exige muita pesquisa e leitura para serem concluídas.
Tenho certeza que no futuro, quando eu adquirir prática no uso destas ferramentas digitais, o tempo poderá ser melhor administrado e aí sim sobrará tempo para participar de gincanas. Neste momento, tudo é muito novo e exige muito esforço e tempo.
Obtive os seguintes resultados :
Grupo H 3 - Encontrei as seguintes colegas : Liziani Scheffer Evaldt ( de Três Cachoeiras - liziani_evaldt@yahoo.com.br ).
Tânia Dutra do pólo de São Leopoldo - 00156760@ufrgs.br
Grupo H ( Entre as colegas do meu pólo - Alvorada ) para ECS 9
Joice, Jurema, Ledi, Rosaria, Roseane, Roselana e Selva.

Nenhum comentário: