terça-feira, 7 de novembro de 2006

ESC 6 - Max Weber II

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola, Cultura e Sociedade
Pólo Alvorada
Profª.: Vera Corazza
Atividade: ECS 6
Semana 4
Aluna: Kátia Diehl


Leitura : Max Weber - Os três tipos puros de dominação legítima.

Enfoque temático : Construção de concepção de humano mundo .
Educação a perspectiva historicista.

Registrar, duas situações vividas no seu local de trabalho, que possam ser analisadas a partir da teoria de Weber, atentando para as relações :

1ª Situação : Ser/estar X papéis.

Para realizar esta tarefa baseada em vivência pessoal, vou comentar uma experiência que acredito que muitas professoras com filhos já passaram. A relação ser/estar x papéis, ser mãe e professora da filha ao mesmo tempo. Por um lado é muito bom estar com a " pitoquinha " o dia inteiro, poder cuidar e acompanhar o seu desenvolvimento. Mas, ... como sempre tem um porém, fica meio complicado. Agora ela está mais madura, mas no começo ela só queria brincar, não obedecia e pior ... levava todo mundo junto na bagunça. Ela é uma " sapequinha ", animada, canta, brinca o tempo todo sem cansar ! Mas, avaliando a relação " custo x benefício ", sem dúvidas esta experiência para nós duas está sendo positiva.

2ª Situação : Poder X hierarquia.
Para exemplificar esta situação, não posso deixar de lembrar de uma lamentável experiência ocorrida na escola anterior a esta em que estou hoje. A Diretora da escola é uma pessoa extremamente radical, fechada, conselho e vice-direção existem, mas não são consultados. Todas as decisões são tomadas pela Diretora, ela inclusive diz que não é democrática, e o pior, sente orgulho disto.
Estar sempre estudando, fazendo cursos e se aperfeiçoando, faz parte da minha personalidade, desde criança, pois sempre fui boa aluna, e o fato de ter conhecido esta senhora fortificou mais ainda esta idéia em mim, pois ela está parada no tempo, não quer e provavelmente não vai mudar ... dirige a escola num regime de Ditadura extrema.





Nenhum comentário: