domingo, 30 de março de 2008

Auto-avaliação - Portfólio de Aprendizagens/2007/II

O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como um registro organizado e baseado nos trabalhos produzidos pelo aluno, ao longo de um determinado período de tempo, de forma que este possa proporcionar uma visão detalhada da aprendizagem obtida.

O Portfólio também reflete a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo do curso. Permite uma contínua avaliação. O processo de aprendizagem é dinâmico, tem momentos de entusiasmo, momentos de reflexão, recolhimento e momentos de expansão, de socialização e trocas de idéias com o grupo. Nada melhor do que um Blog para socializar idéias, e o objetivo desta postagem é analisar e fazer uma auto-avaliação do meu último portfólio, criado no final do 2° semestre de 2007.

Não será possível fazer uma análise comparativa da minha apresentação final com outras apresentações, porque fiz minha apresentação no primeiro horário da tarde, e logo após me apresentar fui dispensada e não assisti outras apresentações.

O Portfólio foi dividido em 3 blocos :

1 - Práticas pedagógicas ou o que faço na escola e na sala de aula com o que aprendo no curso.

2 - Tecnologias da informação e comunicação no apoio às Interdisciplinas.

3 - Aprendizagens e Integração das Aprendizagens.

1 º Bloco - Em 2007 trabalhei na Educação Infantil - Jardim nível B, sendo assim todas as interdisciplinas realizadas foram agradáveis e diretamente ligadas a minha prática com as crianças.

Teatro : Crianças de 4, 5 e 6 anos estão aprendendo a ver e a entender o mundo, para isso dramatizam e utilizam o imaginário para se relacionar e treinar a viver ) brincar e dramatizar é necessário e vital nesta faixa etária.

Ludicidade : Na Educação Infantil o imaginário e o real se confundem e brincar e jogar trazem para a crianças valiosa oportunidade de aprendizado sobre a vida, jogando se aprende a solucionar conflitos, se aprende a respeitar o outro, a compartilhar brinquedos, sentimentos e emoções.

Artes : A expressão gráfica da criança mostra o que ela sente, sua maturidade emocional e cognitiva, e a interdisciplina de Artes foi útil e criativa.

Música : Cantando a criança expressa emoções, desenvolve a oralidade, o rítmo, a motricidade ( ao dançar ) e a concentração .

Literatura Infanto-Juvenil : Aqui estudamos a arte de " Contar Histórias " , e foi o que eu fiz, contei muitas histórias para meus alunos neste semestre, eles criaram e dramatizaram as próprias histórias tudo de forma lúdica, artística e criativa.

Ser contadora de histórias já era um projeto antigo, mas foi neste semestre que ele se tornou realidade, e aqui está uma grande mudança, pois participei do Curso de capacitação de Voluntários para contar histórias em Hospitais. Me sinto muito feliz em poder dar um pouco de conforto aos pequenos pacientes, tirá-los do foco da dor e do desconforto, poder trazer o sonho, a alegria e a esperança.
Muitas destas ações foram registradas e fotografadas no blog, mas estou estudando novas formas de registrar as atividades e mudanças no futuro, pois minha apresentação de 10 minutos foi embasada na exposição oral, pois contava com a conecção via internet, que não foi possível, pois pretendia ilustrar a apresentação com imagens do blog. Foi um erro contar com a conexão, sem ter um plano B, havia pensado em fazer um apanhado de fotos e imagens num PowerPoint, mas como era apenas 10 minutos, optei pelas imagens do blog.
Aprendí a lição, não se pode contar com um único recurso, este pode falhar.

Na Associação " Viva e Deixe Viver " conhecí a importância do que eles chamam de 3 Cs :
Consciência - Comprometimento e Constância

Atributos essenciais para ser voluntário, para ser um bom aluno e um bom profissional.

Eu vou acrescentar mais um C = CURIOSIDADE.

Sou muito curiosa, não nego e atualmente estou pesquisando e aprendendo a usar uma ferramenta muito interessante que será muito útil para a criação de novos portfólios que é a produção de MAPAS CONCEITUAIS, me apaixonei é fantástico !

2 ° Bloco - Tecnologias de Informação e Comunicação :

Neste bloco as mudanças são claras e evidentes, participar de um curso a distância que visa ensinar novas tecnologias que poderão ser usadas com os alunos, pois todas são em ambientes gratuítos ( Blog, PbWiki, Fóruns, Woki, SlideSchow e 0utros ) é muito gratificante e por isto criei o BLOG ROQUE CALLAGE - http://roquecallage.blogspot.com/ . Blog é uma incrível ferramenta pedagógica, porque ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora. Só lamento que minha escola não tenha Laboratório de Informática, pois gostaria que o Blog que criei para a escola tivesse a presença e postagens dos alunos.
Mas de qualquer forma a criação deste blog é uma tentativa de dar consciência aos professores e alunos, que mais uma forma de exclusão está se criando e tomando forma, a exclusão digital.
Alunos que não possuem conhecimento de Informática, poderão competir e entrar no mercado de trabalho no futuro ?
Também constatei que há muita resistência as novas tecnologias, sempre por parte dos professores, porque a maioria pertence a gerações que não conviveram com micros domésticos, por outro lado os alunos sempre buscam e estão abertos ao novo.

3 ° Bloco : Aprendizagens e Integração :

O Curso de Pedagogia a distância traz no nome uma grande contradição : a distância, justamente por ser a distância que ele cria uma grande, intensa e forte rede de amizades :
As atividades de grupo são extremamente lúdicas, positivas, criativas e une o grupo criando amizades, gerando novos pensares, novos saberes , novas formas de ver o mundo, coisas inerentes ao ato de se expor e conviver em grupo.
Isto muito claro com a atividade em grupo da interdisciplina Literatura Infanto-Juvenil em conjunto com a interdisciplina de Teatro - cada grupo deveria apresentar uma história infantil.
O meu grupo apresentou " O Grúfalo " - e todos participantes do grupo e todos que assistiram se encantaram com os momentos de leveza e alegria que a contação de histórias é capaz de proporcionar.
Fazer uma auto-avaliação é como fazer um auto-retrato, atividade que costumo fazer sempre com meus alunos, olhar para si, se auto-conhecer inicialmente como se estivesse na frente de um espelho e depois progredir e descobrir que influência minha presença causa na família, na turma, no mundo, na minha vida e na vida dos outros.
Ao avaliar este portfólio, concluí que embora minhas mudanças transformaram minha vida e minha prática, necessito desenvolver formas de mostrar estas mudanças mais concretamente, talvez criando tabelas e coletando dados, para dar mais clareza e argumentação ao assunto.

sábado, 1 de março de 2008

O 4° Semestre do PEAD já vai começar ...


Março chegou ! E com ele chegou o início do ano letivo nas escolas Estaduais, muitas mudanças e também o início do PEAD - Pedagogia a distância / UFRGS.

Confesso que já estou com saudades do PEAD, dos trabalhos, das leituras, dos grupos, das colegas, professoras, tutoras, da caixa de mail sempre lotada, enfim logo, logo tudo voltará ao normal ... as férias acabaram e a correria vai começar !

As aulas nem iniciaram e o PEAD já tem uma novidade : a criação de um Fórum no Wiki, uma nova ferramenta, uma nova forma de se comunicar e compartilhar idéias, sentimentos e avisos.

E para iniciar o ano letivo com o pé direito este lindo texto de Carlos Drummond de Andrade :


" Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar, que daqui para diante vai ser diferente. "