sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quem lembra desta imagem ?

Eu lembro  !  E olhar esta imagem desencadeia em mim uma série de lembranças e sentimentos.
Esta imagem me faz lembrar da primeira aula do curso de Pedagogia à distância - PEA/UFRGS , realizada na Escola Afredo Justo em Alvorada, numa noite muito fria do agosto de 2006.
Num cenário marcado pela expectativa, curiosidade e insegurança diante do novo.
O nome do novo era PEAD/Alvorada.
O que era um computador para mim na época ?  Um editor de textos, que eu usava para digitar trabalhoe e provas dos alunos.  Confesso que eu usava muito pouco a internet e raramente abria minha caixa de mails.
Falta de hábito, de conhecimento, resistência e comodismo, certamente estavam na base da minha falta de uso e habilidade com as novas tecnologias.
Possuía na época uma leve idéia do que é um Blog e lembro que uma das atividades desta primeira aula foi criar um Blog e inserir uma imagem.
Lembro do meu espanto e receio de esquecer tudo que estava fazendo e acessando na aula, ( com a ajuda das queridas e super pacientes professoras ), quando chegasse em casa.   
E foi com a ajuda da professora Íris que eu encontrei esta imagem no site:   http://www.1000imagens.com/, aprendí a salvar imagens no computador e a fazer o upload no blog.
Quanta aprendizagem em uma única noite !  E esta noite foi apenas uma  " provinha " do que veio depois.
Sem dúvida alguma o PEAD é uma feliz e inteligente " caixinha de surpresas " !
E este estágio que a princípio tinha tudo para ser muito tranqüilo, (afinal de contas todas já são professoras efetivas há muitos e muitos anos ) está aos poucos assumindo um ar de " A Hora da Virada ".
Digo isto porque até agora eu vinha lépida e faceira como " aluna " usuária das novas tecnologias, com o estágio este cenário mudou: agora sou uma " professora " usuária das novas tecnologias.
É claro que cada vez que eu acessava o ROODA ou os PbWorks, repletos de textos, imagens, links, PowerPoints, trilhas ... eu imaginava o trabalho e a quantidade de pessoas envolvidas na elaboração de todas aquelas páginas.
E agora na hora da virada, ao criar uma " Arquitetura Pedagógica " que envolve o uso de um Blog para a turma e um PbWorks com páginas individuais para cada aluno, tenho passado horas editando ( com o uso do ResizR  ) os trabalhos fotografados dos alunos, editando fotos dos alunos, criando links, ... enfim neste semestre estou desenvolvendo habilidades e rapidez em criação de páginas e edição de fotos.
Trabalhar com tecnologias em sala de aula exige conhecimento e destreza para ser capaz de dar todo suporte para a utilização dos ambientes digitais.
Infelizmente a proposta da minha Arquitetura está andando lentamente, mas mesmo assim já é possível  perceber o quanto o professor aprende e desenvolve habilidades juntamente com os alunos ao usar as tecnologias.  
Comprovando assim o pensamento de Paulo Freire:

" Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender ".

De fato o ensino e a aprendizagem se tornam mais " leves ", interessantes e lúdicos com o uso das tecnologias.
Todos os dias quando chego na escola os alunos fazem a mesma pergunta:
- Hoje nós vamos ao Laboratório de Informática ? ... ou após o recreio ficam esperando com ansiedade a seguinte frase:  
-  Meia-volta ! ( O Laboratóriio fica para o lado contrário da filla, nesta sexta-feira todos queriam dar meia-volta ).
Isto ocorre porque o uso das TIC's agrega qualidade, alegria, concentração, criatividade e prazer às aulas.

Andamento da Arquitetura:
E voltando à imagem acima:
Ela foi escolhida num clima de ansiedade e pressa, pois havia mais atividades para fazer e o final da aula estava próximo, sendo assim o critério da escolha foi a beleza da imagem e práticamente foi escolhida ao acaso.
Há quem acredite que o acaso não existe, e da fato para uma foto escolhida nestas circunstâncias esta imagem é capaz de revelar os meus sentimentos naquele gelado agosto de 2006.
Tal qual as crianças da foto eu estava surpresa e encantada diante de um gigantesco mundo novo chamado TIC'S.


4 comentários:

Solange Molina Sentinger disse...

Oi, Kátia!
Estamos sempre aprendendo, não é mesmo? Somos professoras experientes, mas felizmente, "abertas" para o novo.
Origada pelo incentivo.
Tenha uma ótima semana!!!
Bjs

meu cantinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
meu cantinho disse...

Oi Kátia

Que bom que estamos chegando ao fim do estágio.
E pensar que nem em sonho se imaginou tudo que iria acontecer nesse curso.
Abraços e um ótimo final de estágio.
Lu Betat

mauranunes.com disse...

Kathia querida! Emocionante tua postagem! Fizeste um passeio lá atrás, relembrando tuas sensações e aprendizagens naquele momento, e chegaste ao aqui e agora, com sensações que te aproximam daquele tempo. E então, refletes sobre possibilidades e dificuldades atuais. Adorei quando falaste "...até agora eu vinha lépida e faceira como " aluna " usuária das novas tecnologias... este cenário mudou... sou uma " professora " usuária das novas tecnologias."
Isso é muito importante para veres a tua trajetória e crescimento até então! Siga em frente! Bjs, Maura -tutora do SI