sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Verdades da Profissão de Professor ...

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível.
Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados.

Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonado pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios.

Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.

Paulo Freire ( 1921- 1997 )
........................................................................................
15 de Outubro - Dia do Professor
........................................................................................

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Criança ...

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada Criança.
Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente - o barulho é sua única arma - quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e metem na cama.
Crianças são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, dentro, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para.
As mães os adoram, os irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege.
Uma criança é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.
Quando você está ocupado, a criança é um conversa-fiada intrometido e amolante.
Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.
Uma criança é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro - e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.
Gosta de sorvete, canivetes, serrotes, pedaços de pau, água (no seu "habitat"natural), bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água.
Não é partidário de catecismo, escolas livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, meninas, agasalhos, adultos e "hora de dormir".
Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar.
Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos.
Ninguém mais é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um "cruzeiro", um estilingue e um fragmento de "substância ignorada".
Uma criança é uma criatura mágica: você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsa-la de seu coração.
Pode pô-la para fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente.
Queira ou não, ela '' é seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão - um ser sarapintado, um mata-gatos, um pacote de encrencas.
Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente:

"Oi papai!"...

Alan Beck
..........................................................................................
12 de Outubro - Dia das Crianças
..........................................................................................

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ...

No dia 29 de setembro de 2008 foi assinado o decreto que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O acordo entrará em vigor a partir de janeiro de 2009, mas as duas normas ortográficas, ( a atual e a prevista no acordo ) poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.

O Acordo Ortográfico foi assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, para unificar o registro escrito nos oito países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. A medida, segundo o MEC (Ministério da Educação), deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.

domingo, 5 de outubro de 2008

Contadores de histórias ...

Hoje a tarde participei do dia de Valores realizado no Hospital da Criança Santo Antonio em Porto Alegre. É um dia especial, em que quase todos contadores se reunem para levar um pouco de alegria a todas as crianças e familiares que estão lutando muitas vezes contra doenças graves e crônicas.
Tirar um sorriso de rostinhos tão sérios e sofridos nos enche de alegria.
O nome Dia de Valores se deve ao fato de que acreditamos que só os verdadeiros valores ( AMOR, JUSTIÇA, ALEGRIA, ESPERANÇA, FÉ, AMIZADE, PAZ ) podem nos trazer felicidade e equilíbrio.
Este é o Grupo AMOR ! Brincamos e cantamos músicas infantis como: O sapo não lava o pé; Borboletinha; Fui morar numa casinha e outras clássicas que fazem parte da infância de todos nós.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Educador ...

Vida de Educador ...
Educador ...
Educa a dor da falta
A dor cognitiva
Educando a busca do conhecimento
Educador ...
Educa a dor do limite
A dor afetiva
Educando o desejo.
Educador ...
Educa a dor da frustração
A dor da perda
Educando o humano, na sua capacidade de amar.
Educador ...
Educa a dor de diferenciar-se
A dor da individuação
Educando a autonomia.
Educador ...
Educa a dor da imprevisão
A dor do incontrolável
Educando o entusiasmo da criação.

Madalena Freire

  • Que maravilha de texto ! Tão claro, tão sucinto e tão real. Quem está em sala de aula sabe muito bem o que é educar a dor ... e nossos alunos estão chegando até nós cada vez com mais dores. A dor do abandono, a dor de ser órfão com os pais vivos; a dor de não ser olhado ou tocado ...

  • A dor cognitiva ... neste caso, somos nós professores os responsáveis, quando não nos " reciclamos " e continuamos a usar técnicas e métodos tradicionais de décadas passadas.

  • Educar a capacidade de amar ... para educar é necessário amar !

  • Educar para a autonomia este é um dos nossos grandes desafios, porque é necessário preparo para buscar e construir o conhecimento por projetos colaborativos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Para refletir ...Lindo !

Vida

'Não coma a vida com garfo e faca.
Lambuze-se!
Muita gente guarda a vida para o futuro.
Mesmo que a vida esteja na geladeira, se você não a viver,ela se deteriorará.
É por isso que tantas pessoas se sentem emboloradas na meia-idade.
Elas guardam a vida, não se entregam ao amor, ao trabalho, não ousam, não vão em frente.
Não deixe sua vida ficar muito séria, saboreie tudo o que conseguir:
as derrotas e as vitórias, a força do amanhecer e a poesia do anoitecer.
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz você precisa aprender a gostar de si, a cuidar de si e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas ... é cuidar do Jardim para que elas venham até você.'
Mário Quintana

domingo, 21 de setembro de 2008

Dia da Árvore ...

“ Prece da Árvore “

“ Floresço na, Primavera e alegro teus olhos.
Sou a sombra que te alivia no mais quente Verão.
Te ofereço meus frutos saborosos no Outono.
Sou a brasa que te aquece no mais gélido Inverno.
Sou a cama para os teus sonhos e o berço que embala teus filhos.
Sou a mesa onde colocas o teu alimento.
Sou a porta de tua casa e o teto onde te abrigas.
Sou o papel no qual escreves tuas idéias, poesias e devaneios.
Enfim, sou o manto verde que renova o ar que respiras e que reveste o Planeta.
Escuta minha PRECE :

NÃO ME DESTRUAS . “

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Semana Farroupilha ...



Céu, Sol, Sul, Terra e Cor

J. Moreci Teixeira

Eu quero andar nas coxilhas
sentindo as flechilhas das ervas do chão
ter os pés roseteados de campo,
ficar mais trigueiro do que sol de verão.
Fazer versos,
cantar as belezas desta natureza sem par
e mostrar para quem quiser ver
o lugar para viver sem chorar.

É o meu Rio Grande do Sul,
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor
Onde tudo que se planta cresce
e o que mais floresce é o amor.
Eu quero me banhar nas fontes
e olhar horizontes com Deus
e sentir que as cantigas nativas
continuam vivas para os filhos meus.
Ver os campos florindo e
crianças sorrindo e felizes a cantar,
e mostrar para quem quiser ver
o lugar para viver sem chorar.

Flechilha: grama ou capim muito comum em
várias zonas do RS

sábado, 6 de setembro de 2008

Redescobrindo as cores ...

No dia 30 de Agosto/2008, publiquei um Slide Show com o título " Releitura da Obra de Iberê Camargo ".
Esta atividade foi realizada com os meus alunos da turma 31 - 3ª série - da Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE, porque no dia 27 de Agosto nossos alunos visitaram a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. O lugar é lindíssimo ! A obra de Iberê Camargo está dividida em 3 fases: 1 - Carreteis; 2 - Bicicletas; 3 - Idiotas.

Conversando com os alunos percebí que uma das características que mais chamou a atenção da turma é o tom escuro, encontrado quase em todas as obras. Então lembrei desta técnica de Educação Artística, que eles adoraram executar e agora vou compartilhar com vocês o passo-a-passo desta técnica chamada: Redescobrindo as cores.
Técnica : Raspado.
Objetivo/Benefício : Desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina.
Material : Gizão de Cera, cartolina, pregos, guache preto.
Procedimento : Preencher uma cartolina branca de 21 cm x 15 cm com várias cores dp Gizão de Cera, desenhando faixas. Nesta etapa não utilizar o Gizão de Cera preto. Em seguida, cobrir toda a superfície pintada com Guache preto. Esperar secar. Depois de seco, utilizando uma ponta rígida como a de um prego, desenhar livremente sobre o papel. As cores que estão por baixo do preto aparecerão, criando desenhos e contrastes.
Os alunos gostaram muito desta atividade !

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Motivação ...

Depois de assistir o vídeo " Mapa Conceitual " de Rene de Paula Jr. fiquei muiiito motivada a explorar esta ferramenta o Cmap Tools. E já que estamos falando em motivação, nesta primeira experiência transformei o texto MOTIVAÇÃO - A arte de Comprometer-se consigo mesmo de Armelinda Michelan - Psicóloga - num mapa conceitual. Gostei muito de trabalhar com o Cmap Tools, é prático, dinâmico, dá para formatar fonte, cores, pano de fundo, neste eu coloquei caixas de texto que aparecem quando o mouse passa, mas como publiquei como documento do Word esta função não aparece aqui. Vou continuar pesquisando, pois quero saber como se publica Mapas Conceituais na Rede. Logo, logo vou postar novas aprendizagens sobre Cmap Tools !

Meu primeiro Mapa Conceitual ...


Read this document on Scribd: Cmap - Motivação

Mapa Conceitual

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Antes que eles cresçam ...

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
É que as crianças crescem independente de nós. como árvores tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular, entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações.
Crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.Mas não crescem todos os dias, de igual maneira, crescem, de repente. um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maturidade, que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.Onde é que andou crescendo aquele danadinho, que você não percebeu?
Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele?
Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica, desobediência civil. e você agora está ali, na porta das festinhas esperando que ele não apenas cresça, mas apareça. ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre skates e cabelos soltos.Entre hamburguer e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda, nos ombros nus, ou então com a blusa amarrada na cintura ou debaixo do uniforme.
Está quente, achamos que vai sentir calor, achamos que vão estragar a blusa , mas não tem jeito, é o emblema da geração.Pois ali estamos, com os cabelos já embranquecidos. esses são os filhos que conseguimos gerar apesar dos golpes dos ventos, das colheitas das notícias e das ditaduras das horas. e eles crescem meio amestrados, observando nossos muitos erros.Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.não mais os colheremos nas portas das festas, quando surgirem entre gírias e emoções. passou o tempo do judô, do balé, da natação e do inglês. saíram do banco de trás e passaram para o volante das próprias vidas.Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências, ente os lençóis da infância e os adolescentes cobertos, naquele quarto cheio de adesivos, posters, agendas coloridas e discos ensurdecedores. não, não os levamos suficientes vezes ao maldito Play Center, Beto Carrero, ao Shopping, não lhe compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo nosso afeto.No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre malas, pacotes, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhos. sim, havia as brigas dentro do carro, disputa pela janela, pedido de chicletes e sanduíches, cantorias infantis.
Depois chegou a idade em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível largar a turma e as primeiras namoradas.
Os pais ficaram, então, exilados dos filhos. tinham o silêncio que sempre desejaram, mas não de repente, morriam de saudades daqueles pestes.O jeito é esperar.
Qualquer hora podem nos dar netos.
O neto é a hora do carinho ocioso e estocado não exercido nos próprios filhos e que não podem morrer conosco.Por isso os avós são tão desmensurados e distribuem tão incontrolável afeição.Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso é necessário fazer alguma coisas a mais, antes que eles cresçam.

AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA

domingo, 31 de agosto de 2008

Refletindo sobre a infância e a vida adulta ...

Durante toda esta semana estive envolvida com a Interdisciplina EDUAD 023 - Psicologia da vida adulta - ao criar um quadro que identifique as fases e características da vida adulta segundo Erik Erikson. E focalizar minha atenção na vida adulta tem sido muito bom, pois tenho refletido sobre o meu amadurecimento, sobre minha vida e de minha filha. Por ser professora e estar sempre ao lado de crianças o que tenho sempre em mente é a infância e suas fases. E uma coisa que vejo e sinto é que a infância passa logo, aquela euforia, alegria, a sensação de casa cheia, um dia vai embora. E diariamente tenho a infelicidade de ver que muitos pais não se dão conta disto, estão tão envolvidos com trabalho e outras coisas que não vivenciam com entusiasmo e emoção a infância de seus filhos. Escrevo isto porque nesta semana, uma de minhas alunas que sempre foi responsável, dinâmica, inteligente e organizada, está dando sinais que a correria do dia-a-dia está lhe deixando marcas. Ela está carente de afeto e de atenção. A mãe por uma série de motivos, atualmente só pode ficar com ela dois dias por mês. Vendo o sofrimento desta menina resolví procurar um texto para entregar a sua mãe, para que esta se sensibilize e repense o seu papel de mãe. Buscando aqui e buscando ali .... encontrei uma adaptação de um texto muito lindo chamado " Antes que eles cresçam ... " do poeta AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, que nos mostra como a infância é efêmera e como tudo se transforma e assim nos tornamos adultos.
O texto nos fala que em um determinado momento da vida dos pais, estes se sentem órfãos porque os filhos crescem e toda alegria e rotina da infância um dia termina. Achei este texto muito bom e fiquei pensando nas crianças que apesar de terem pais vivos, também experimentam este sentimento de orfandade, quantos crescem e passam para a vida adulta sem ter o "OLHAR " presente e atento dos pais. De acordo com Erik Erikson o desenvolvimento da personalidade adulta é composto por uma seqüência de fases que dependem umas das outras, que iniciam na infância e terminam na velhice ... Vendo crianças com famílias e rotinas desestruturadas, que adultos teremos amanhã ?

Já imprimi este texto e vou entregar para a mãe de minha aluna, espero que dê bons resultados.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Gestão da Educação ( 1 )

A interdisciplina EDUAD 022 - Organização e Gestão da Educação - iniciou o semestre com o texto " Políticas Públicas e Gestão da Educação em tempos de Redefinição do Papel do Estado " de Vera Maria Vidal Peroni/UFRGS, e assim foi possível fazer uma reflexão sobre :

  • Democracia;
  • Estado;
  • Globalização;
  • Participação;
  • Neoliberalismo;
  • Política;
  • Políticas Educacionais;
    Políticas Públicas;

Temas importantes que marcam o nosso dia-a-dia. O texto nos mostra a " redefinição do papel do Estado " no Brasil que assumiu o diagnóstico proposto pelo neoliberalismo que afirma que a diminuição da taxa de lucros não é uma crise do capitalismo e que a crise na verdade está instalada no Estado. Em decorrência disto o Estado decidiu diminuir sua atuação se tornar mais eficiente e produtivo para poder superar a crise. Assim como os autores Mészàros (2002), Antunes (1999) e Harvey (1989) o texto defende a tese de que a crise atual está na estrutura do capital.

Neoliberalismo, Globalização, Reestruturação Produtiva e a Terceira Via são estratégias utilizadas para superação da crise e são elas que estão redefinindo o papel do Estado.
Neoliberalismo: que defende a liberdade de mercado e reduz à intervenção estatal sobre a economia.
Globalização: este processo surgiu com o barateamento dos meios de transporte e comunicação que possibilitou e facilitou vender ou produzir bens em qualquer parte do mundo, e assim expandir os mercados, encontrar consumidores fora do mercado interno e manter o rítimo de crescimento produtivo. Pontos negativos deste processo: Países e povos são vistos pela lógica do mercado, que valoriza o poder de compra dos países. Países pobres são excluídos e as desigualdades sociais aumentam mais ainda.
Reestruturação Produtiva: Ser eficiente, modernizar a produção e aumentar os lucros muitas vezes pode gerar desemprego.
Terceira Via: filosofia de governo que se baseia em princípios como: desregulação, descentralização e poucos impostos.
Como tudo esta interligado todos estes assuntos influenciam a política educacional de todos países. No caso do Brasil o governo adotou uma política de " Escola para todos ", focalizando sua atenção a números e resultados de provas, mas infelizmente não é possível visualizar uma séria preocupação com a qualidade de ensino.

sábado, 23 de agosto de 2008

Teoria da Integração Relacional - Içami Tiba




A Teoria da Integração Relacional do médico psiquiatra Içami Tiba, afirma que o sucesso de um grupo depende do bom relacionamento entre os integrantes deste grupo. Ou seja relacionamentos saudáveis geram bons frutos e estruturam as crianças, jóvens e adultos, e conseqüentemente transformam para melhor a sociedade.
Ao assistir este vídeo o relacionei com a atividade de Projetos de Aprendizagem - PA - desenvolvida pelo Seminário Integrador V, porque os projetos escolhidos serão desenvolvidos em grupos.
E esta atividade será uma excelente oportunidade para desenvolvermos a nossa capacidade de se relacionar de uma forma saudável, sabendo respeitar a opinião do outro, interagindo com entusiasmo, cooperação, compreensão e educação.
O grupo foi criado com base na afinidade, necessidade ou simpatia dos componentes com o tema escolhido. Só o fato de gostar do tema já traz muita motivação e comprometimento com as pesquisas.
As perguntas escolhidas pelo meu grupo foram estas:

- O que acontece quando os alunos chegam no 4º ano que não querem mais se expor ?

- Por que ocorrem mudanças no comportamento nos alunos que ingressam na 5ª série ?

- Por que as crianças gostam de matemática e a partir da 5ª série elas não gostam ?

Tenho certeza que esta atividade será extremamente interessante e rica em novos conhecimentos, formas de trabalher, pesquisar e de se relacionar.




terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dicas para estudar ...

Lendo alguns mails de nossa Lista de Alunos PEAD/Alvorada, percebí que a preocupação com a realização das tarefas e publicação dentro dos prazos é uma constante entre a maioria das colegas. Como o semestre está recém começando, acredito que agora é a hora certa para criar uma rotina de estudos, para evitar que a correria gere estresse e angustias. Sendo assim busquei na rede algum texto para " Gerenciamento de Tempo e Rotina de Estudos " - é mais um complemento da Atividade nº 1 - do SI V - que justamente foi uma reflexão de " como organizo meu tempo ".


Encontrei este excelente texto de Maria Tereza Gomes Basile :
"Existem diferentes formas de estudar", explica a pedagoga Nívia Gomes Basile, diretora do Vésper Estudo Orientado.
Há pessoas mais visuais (absorvem melhor aquilo que vêem), outras mais auditivas (fixam com facilidade o que ouvem) e outras ainda cinestésicas (gravam o movimento que realizam quando escrevem)". Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as informações, e deve formar o seu próprio método de estudo. O ideal é utilizar mais de uma maneira. Deve-se falar em voz alta, ver imagens e diagramas, reescrever o assunto fazendo resumos, resumir sem olhar, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matéria a um colega.
Seja pontual. A preparação para o estudo vai desde a hora de se levantar até a hora de comer, brincar e dormir. Se você acordar atrasado, poderá perder o início da explicação da aula, esquecer algum material importante, etc. O tempo perdido terá de ser compensado nas horas de estudo, o que significa menos tempo para o lazer.
Tenha um horário fixo para começar e terminar o estudo, todos os dias. Faça um relatório diário, verificando se conseguiu ser pontual.
Se você não está habituado a estudar diariamente, não planeje estudar, por exemplo, quatro horas por dia. Será mais difícil de cumprir a promessa.
Defina, antes de iniciar, a ordem de urgência das atividades; faça uma coisa de cada vez.
Separe todo o materialnecessário antes de começar a estudar. Se eles estiverem à mão, você terá menos preguiça de consultá-los.
Local silencioso, iluminado, de preferência sem muitos quadros e objetos que dêem chance à distração.
Atenção à postura!
Ficar largado na cadeira ou deitar na cama é sono na certa.
Faça anotaçõesde forma clara e organizada. Se for preciso, crie abreviações. Elas serão super-úteis para ajudá-lo a fixar a matéria e para servirem como fonte de referência para um estudo posterior.
Não saia da aula com dúvidas. Se necessário, procure também o professor fora da classe. As dúvidas que surgirem durante o estudo, anote, tente respondê-las utilizando os livros didáticos e, se não conseguir, pergunte ao professor no dia seguinte.
Use o método associativo,ou seja, crie associações usando as "coisas" que você precisa fixar. Alguns professores de cursinho são mestres em criar essas associações e isso lhes confere sucesso e simpatia, fazendo com que os alunos não se esqueçam mais nem do professor nem da associação! Vale desde associar fórmulas difíceis da física, por exemplo, `a melodias de músicas gostosas; construção de rimas e versos usando temas da matéria que você precisa fixar etc.. Use seu talento e sua criatividade!
Tudo em nossa vida pode ser construído, desde que desejemos; só é preciso firmar um propósito e "batalhar", agir. Coloque sua mente e sua energia a serviço de seus ideais.
Tudo que você puder imaginar, você poderá realizar. As suas possibilidades são delimitadas por sua imaginação e por suas ações.
Trace sua rota e aproveite bem essas dicas em suas ações. Com vontade, determinação e organização você certamente chegará lá.
Boa Sorte!