quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Analfabetismo no Brasil ...


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 14 milhões de analfabetos vivem hoje no país. Este número representa 10% da população brasileira com mais de 15 anos.
São 14 milhões de pessoas excluídas do mundo da informação.
Considerando que o analfabetismo é fator de desigualdade e exclusão é de fato um número preocupante.
Estes são os fatores mais comuns causadores do afastamento escolar:
  • Pais analfabetos e desmotivados que não conseguem visualizar perspectivas em mandar seus filhos para a escola;
  • Pais machistas, embora em pleno século XXI, ainda encontramos em algumas regiões brasileiras a idéia de que a mulher precisa saber trabalhar em casa, escola não é necessário.
  • Necessidade de trabalhar;
  • Paternidade e maternidade precoces;
  • Distância das escolas - em zona rural ou em grandes cidades, muitas vezes a escola mais próxima fica muito longe.
  • Falta de dinheiro, transporte e oportunidade.
Ao alfabetizar crianças é possível ver o quanto o ato de ler e escrever exige competências e energia dos pequenos. É emocionante ver as primeiras leituras e o esforço empreendido.
Por isto tenho o maior respeito e admiração por todo jovem ou adulto que decide frequentar as aulas do EJA Educação de Jovens e Adultos.
Ao esforço de aprender decodificar o código escrito ( ler, escrever e interpretar ) outros empecilhos aparecem para quem precisa se alfabetizar estando já na idade adulta como:
  • Cansaço, devido a longa jornada de trabalho;
  • Falta de auto-estima ( sentimento de culpa e vergonha );
  • Desemprego;
  • Acomodação diante do trabalho braçal; ( Muitos acreditam que para realizar certas atividades não é necessário saber ler, escrever e interpretar . )
  • Distância das escolas;
  • O custo da educação, mesmo estando no ensino público o ato de estudar necessita de material, transporte e alimentação.
Entretanto a alegria que esta conquista traz para quem consegue se alfabetizar depois de adulto é semelhante a que crianças de 6 ou 7 anos vivenciam no Ensino Fundamental.
Um mundo novo se abre para jovens e adultos.
Muito mais do que alfabetizar as Escolas para Jovens e Adultos necessitam ter uma metodologia voltada para a formação de cidadãos, com aulas dinâmicas e estimulantes ( depois de um dia de trabalho, é tentador ir para casa dormir, ficar com a família ou assistir TV ).
Também é importante a ligação dos conteúdos com a vida dos estudantes, usando a experiência de cada um. É possível estudar gramática e ortografia com receitas de culinária ou com textos que ensinam como cultivar, armazenar alimentos; cuidado com crianças ... enfim assuntos interessantes e úteis para o perfil da turma.
E assim com se faz com os pequenos é preciso promover entre os colegas o sentimento de grupo, de amizade, respeito e cooperação, porque se não há vínculos, não há aprendizagem.

Hoje inicia a interdisciplina EDUAD 020 A - Educação para Jovens e Adultos no Brasil do PEAD/UFRGS - tenho certeza que será muito bom compreender melhor esta Escola que é capaz de desvendar novos horizontes aos brasileiros que se empenham em retornar e continuar seus estudos.



domingo, 30 de agosto de 2009

" O menininho " ...

Para realizar a atividade 1 da interdisciplina EDUAD 036 A - Didática, Planejamento e Educação, foi necessário ler o texto: " O Menininho " de Helen Buckley e confesso que esta leitura desencadeou em mim um sentimento de tristeza e pesar.
De forma simples e clara a autora mostra o quanto a escola pode podar a criatividade, o entusiasmo, o senso crítico e reflexivo das crianças. E faz tudo isso em nome da ordem e da disciplina.
" Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. "
Ao entrar na escola a criança encontra um mundo novo, chega cheia de curiosidade e expectativas e infelizmente muitas vezes o resultado da vivência escolar é a acomodação e a aceitação de tudo sem reflexões ou questionamentos, como a autora mostra nas falas:
" ... o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. "
" ... ele não fazia mais as coisas por si próprio ... "
O menininho ( felizmente ) mudou de escola, mas não sabia mais desenhar ... e quando teve a oportunidade de expressar sua criatividade, desenhou uma flor vermelha com o caule verde, tal qual como a antiga professora havia ensinado e rotulado de certo e bonito.
Penso que um dos papéis da educação é fazer com que todos acreditem que está em nós o poder de mudar o mundo a nossa volta, mas para provocar mudanças é preciso ser crítico, reflexivo, criativo e autônomo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Glogster ...

A postagem anterior foi criada com uma ferramenta encontrada na WEB, chamada GLOG.
Quem gosta de editar imagens e criar montagens vai adorar esta idéia.
Com esta ferramenta online é possível criar murais, há uma variedade de opções de escolha para:
  • Adicionar fundos, ícones, etiquetas, imagens, gráficos, vídeos e música.
  • É possível fazer upload de fotos, músicas e vídeos.
Como professora fiquei pensando ... está aí a versão digital dos tradicionais cartazes feitos com cartolina e dos murais elaborados com papel pardo.
O GLOG pode ser um bom aliado em aulas realizadas nos Laboratórios de Informática.
Com ele os alunos podem falar dos assuntos que gostam, que acham interessante, podem expressar seus sentimentos, idéias e criatividade.
E também podemos direcionar um pouco o tema dos GLOGS criados na escola.
Por exemplo: Com o tema FOLCLORE é possível solicitar a criação de GLOGS para registrar a pesquisa sobre o Folclore das diferentes regiões Brasileiras.
Imaginem a riqueza de um mural com fotos, textos, vídeos e música sobre a cultura destas regiões.
Outras vantagens: É uma ferramenta gratuíta ( lembra o Fotolog ) é preciso fazer um cadastro simples e rápido. Tem edição em Português é fácil de ser usado, com poucos clickes o mural está pronto. Pode ser compartilhado por LINK, MAIL ou EMBED CODE, e também permite receber comentários.

No GLOG criado para a postagem anterior ao clickar em PLAY será possível escutar a música " Paz pela paz ... de Nando Cordel. "
É uma forma de desejar um semestre iluminado e repleto de paz para todos !


sábado, 15 de agosto de 2009

Férias ...

Férias é tudo de bom !
Abençoado momento de pausa.
Como é bom parar !
Quebrar o rítmo, não se importar com o relógio, fazer coisas diferentes ou simplesmente ficar em casa de pijama o dia inteiro. Nos dias de chuva se faz bolinhos de chuva, nos dias de sol se faz pic-nick no parque. Na primeira semana fez tanto frio que eu quase nem botei o nariz para fora de casa, entretanto esta última semana de férias está com uma carinha de Primavera ... um sol quentinho, ideal para ir a parques.
É preciso parar, organizar as idéias, a casa, os armários e o próprio rítmo de vida.
Dia 17 voltarei com as energias recarregadas, cheia de idéias e novos projetos para o 2° semestre de 2009.
Um bom retorno para todos !

sábado, 1 de agosto de 2009

" Ler é transformar. " ( Paulo Freire )



De acordo com esta pesquisa: Qual será o poder de transformação do povo brasileiro ???

Movimento por um Brasil Literário ...

  • É possível transformar o Brasil em um país de leitores ?
  • O que entendemos por um país de leitores e o que esperamos dele ?
  • Como fazer para que as ações existentes de promoção da leitura possam convergir para uma atuação conjunta na construção de um país leitor ?
Estas foram as questões que orientaram o debate realizado no dia 02 de julho/2009 durante a " Festa Literária Internacional de Paraty ( FLIP ).
Neste dia, o escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós leu o Manifesto por um Brasil Literário, construído a partir do anseio das instituições envolvidas em promover a leitura de livros de literatura.

Vale a pena assistir o vídeo ! O poeta e escritor Bartolomeu Campos de Queirós faz uma profunda e bela reflexão sobre o ato de ler.



terça-feira, 30 de junho de 2009

José Saramago ... Lindo !


Adaptação do único conto infantil escrito por José Saramago: "A flor máis grande do mundo".

"As imagens de Juan Pablo Etcheverry e a música de Emílio Aragón, reinventam a história e criam um universo de encanto e deslumbramento, onde moram todas as palavras, incluindo aquelas que o escritor diz não ter conseguido encontrar".

É simplesmente LINDO !!!


quarta-feira, 24 de junho de 2009

18º Congresso Criança Vida ...

Paz pela Paz ...

( música de Nando Cordel ) tema do 18º Congresso Criança Vida.

A paz do mundo ...

Começa em mim

Se eu tenho amor,

Com certeza sou feliz

Se eu faço o bem ao meu irmão,

Tenho a grandeza dentro do meu coração

Chegou a hora da gente construir a paz

Ninguém suporta mais o desamor

Paz pela paz - pela criança

Paz pela paz - pela floresta

Paz pela paz - pela coragem de mudar.

Paz pela paz - pela justiça

Paz pela paz - a liberdade

Paz pela paz - pela beleza de te amar.

Paz pela paz - pro mundo novo

Paz pela paz - a esperança

Paz pela paz - pela coragem de mudar.

Paz pela paz - pela justiçaPaz pela paz - a liberdade

Paz pela paz - pela beleza de te amar.

domingo, 31 de maio de 2009

PA 2009 ...



E um novo PA - Projeto de Aprendizagem está em andamento.
Neste 6° semestre na Interdisciplina Seminário Integrador, estamos elaborando um novo PA.
No semestre anterior os grupo foram criados por " interesse de assunto "; neste o que norteou a criação do grupo foi a amizade e afinidade laborial.
Só para lembrar pertenço ao Pólo de Alvorada e a maioria das colegas são desta cidade. Sendo assim, desde o início do curso as colegas de Porto Alegre foram se aproximando por razões diversas ... estávamos em outra cidade que não conhecíamos muito bem, voltar para Porto Alegre tarde da noite sempre nos trazia e traz ainda alguma insegurança e por estes e outros motivos fomos nos unindo, chegando a criar o grupo das " Mosqueteiras ". Quem não lembra do ? ... " Um por todos ! ... Todos por um ! "
Pois é, ... um curso de graduação a distância necessita de muitas trocas, de união e amizade.
E agora chegou a vez das " Mosqueteiras " trabalhar e criar um PA juntas !
Nosso tema é muito legal, é sobre GRUPOS.

- O que leva as pessoas a se unirem em grupos ?

- Quais os seus objetivos ?

- Por quê alguns grupos marcam a história ?

- Como são estas marcas ?

- Quais os objetivos dos grupos ?

Considero este tema muito bom porque um PA é criado em grupo. Estamos vivenciando criar, compartilhar, ouvir, ceder, auxiliar, participar ... e ser integrante de um grupo.
Coloquei nesta postagem o símbolo da reciclagem, porque o trabalho em grupo exige muita " Reciclagem ".
Recicagem de idéias, de postura, há momentos para falar, para agir, para ouvir e também calar.
Não estamos acostumados a trabalhar em grupo. Somos filhos da " Pedagogia do Oprimido" ( Paulo Freire ).
Sempre trabalhamos sozinhos. E assim nos acostumamos. Mudar requer empenho e concentração. É preciso ter foco e ter objetivos.
Mas todo este empenho será recompensado.
Precisamos exercitar para passar aos nossos alunos a Pedagogia da COOPERAÇÃO.
Só a cooperação será capaz de tirar a sociedade deste caos social criado pela competição desmedida.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

5 º Salão de Educação a Distância ...PowerPoint ...

PA_Comportamento_Infantil_5°_Salão_EAD
Esta foi a incrível ferramenta que me acompanhou e me auxiliou durante o relato de experiências no 5° Salão de Educação a Distância.
Este PowerPoint foi " a mão amiga " que me apoiou num momento de muita expectativa e nervosismo.
E viva as TIC's !!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

5 º Salão de Educação a Distância ...





No dia 27 de maio de 2009 às 13;30 hs - participei do 5º Salão de Educação a Distância, na modalidade Relato de Experiência da Educação a Distância.
Foi uma experiência maravilhosa ! Inicialmente bateu uma tremedeira, um nervosismo muito grande, mas ... depois do choque inicial, relatei para os presentes a trajetória da criação do Projeto de Aprendizagem " Comportamento Infantil " - realizado no 2º semestre do curso de graduação em Pedagogia a distância / UFRGS - PEAD - FACED. Esta atividade foi desenvolvida na Interdisciplina Seminário Integrador V - foi uma atividade que envolveu muita colaboração e criatividade de todos participantes do grupo formado por mim e as colegas Magali Brewda D'Ávila, Rosária Moraes e Rosane Beltrão.
O projeto contou com a orientação das professoras :
Luciane Corte Real, Beatriz Corso Magdalena, Iris Elisabeth Tempel Costa e Eliana Ventorini; que participaram de todo processo de criação, dando orientação e " dicas " importantes . Estas queridas professoras foram passo a passo nos ensinando a difícil arte de " Construir o conhecimento ".

Gostei muito de ter participado deste evento, que entre tantas outras coisas busca mostrar que a Educação a Distância traz e desenvolve nos alunos autônomia, criatividade, disciplina, responsabilidade, união e cooperação.
Quem participa de um curso a distância percebe bem o grande paradoxo desta modalidade de educação: Mesmo sendo a distância, mesmo sem ter o " olho no olho " ... as relações de amizade, de relacionamento com professores e tutores, os laços de responsabilidade que envolvem o ensino e a aprendizagem são mais intensos do que num curso regular.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Visita Histórica a cidade de Mostardas ...


Exibir mapa ampliado
Nos dias 25 e 26 de abril / 2009, participei da Visita Histórica a cidade de Mostardas - RS - Brasil. Saímos às 7;30 hs do dia 25 de abril ( sábado ) e seguimos o seguinte ROTEIRO:

1 - Almoço típico açoriano no sábado – contratado com o Restaurante Ed Mundo’s.

Cardápio: diversas qualidades de peixe (destacando-se o peixe papaterra), carne de cordeiro e sobremesas típicas açorianas.

2 - Visita ao Quilombo da Casca.

3 -Visita ao casario histórico do centro da cidade e arredores.

4 -Visita ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Este roteiro foi desenvolvido e acompanhado pela equipe docente :
  • Profa. Hilda Jaqueline de Fraga (coordenadora da atividade)
  • Prof. Fernando Seffner
  • Prof. Nilton Mullet Pereira
  • E mais o apoio e a presença de guia da Secretaria de Turismo Municipal de Mostardas.

Foi um final de semana muito agradável e recheado de informações e novas aprendizagens.
Inicialmente visitamos o " Quilombo da Casca ". Atualmente abriga mais de duzentas pessoas, todas descendentes de escravos que viviam nestas terras que eram de Dona Quitéria, uma grande e generosa fazendeira, que deixou as terras em testamento para todos que ali moravam.

Durante este final de semana recebemos muitas informações históricas sobre artesanato, teares, Quilombo da Casca, sobre a arquitetura, hábitos e costumes dos Açorianos, já sei tudo sobre " Eiras e Beiras " ... detalhes na construção dos telhados da época nas casas dos nobres. Ter eiras e beiras é sinônimo de ter riquezas e posição social.

Conhecemos a culinária Açoriana baseada em peixes, assados, legumes e cereais ... visitamos a Lagoa do Peixe, o balneário, as dunas ... foi um final de semana maravilhoso !

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O dilema do antropólogo francês ...



Uma das atividades da interdisciplina EDUAD 027 - Filosofia da Educação - A, foi participar do FÓRUM " O dilema do antropólogo francês. A dinâmica deste Fórum foi bem interessante, pois a turma foi dividida em grupos; e estes grupos forum divididos em 2 grupos de acordo com as seguintes propostas:

1. Alguns grupos deveriam defender a atitude do antropólogo que respondeu " SIM " aos nativos de uma ilha, quando estes lhe fizeram as seguintes perguntas:

“ Você tem a pele branca, então você é um mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas ? ”
“ Todos os homens brancos são mensageiros dos deuses, ou as nossas crenças estão erradas ? ”

É bom lembrar que:

Claude Lee ( o antropólogo ) decidiu jamais interferir no modo de vida dos habitantes do arquipélago.

Os nativos acreditam que os mensageiros dos deuses são homens de pele branca, seres que expressam a vontade absoluta dos deuses – tudo o que disserem deverá ser obedecido.

2. Outros deveriam refutar a decisão do antropólogo francês.

Este trabalho foi um excelente exercício de raciocínio. Pois elaboramos argumentos para concordar ou contestar a atitude do antropólogo francês; justificamos estes argumentos, criamos hipóteses, duvidamos, questionamos, refletimos sobre as conseqüências de cada uma das possíveis respostas.

Também pensamos sobre neutralidade ( calar-se ), o antropólogo visando não interferir na cultura dos nativos concordou, este foi um grande equívoco.

De fato nosso amigo antropólogo francês estava diante de um grande " Dilema Moral ".

Quantas vezes nós professores enfrentamos dilemas semelhantes, quando nos deparamos com alunos com sérias dificuldades de aprendizagem. Alguns por falta de estrutura familiar, outros por problemas neurológicos, outros por serem especiais, outros devido a cultura familiar ...

Como educar estas crianças respeitando suas deficiências e necessidades especiais ?
Como evitar que elas se sintam diferentes ou incapazes ?
Acredito que a cultura da COOPERAÇÃO possa contribuir para uma educação mais justa e eficiente.
Fórum é um exercício de reflexão coletiva, onde todos contribuem com idéias e argumentos e o meu texto final foi feito com base na reflexão da professora Elaine que citou ( Habermas, 2003, p. 53 ) :

" Uma solução justa para um dilema moral é uma solução aceitável para todas as partes, cada qual considerada como livre e igual e na suposição de que nenhuma saiba que papel viria assumir na situação (problemática). "

Sendo assim aqui vou relacionar alguns dos argumentos que utilizei para refutar a decisão do antropólogo francês:

1. Mentir, deixaria os nativos vulneráveis aos seus conterrâneos inescrupulosos, que inevitavelmente um dia chegariam até a ilha.
2. A sua presença naquela cultura, para fazer uma pesquisa sobre os hábitos dos nativos, por si só seria um fator de interferência capaz de provocar mudanças.
3. Como todo ato de reciprocidade, a sua presença lá seria capaz de evidenciar a existência de desigualdades.
4. O reconhecimento de desigualdades é capaz de desencadear dúvidas e desconfianças. Destas desconfianças surgiram as 2 perguntas feitas pelos nativos referentes as suas crenças sobre “ os verdadeiros mensageiros dos Deuses “.
5. A chegada do antropólogo francês na ilha inevitavelmente criaria a relação : AGENTE X OBJETO.
6. AGENTE = Papel ATIVO ( o antropólogo ) X OBJETO ( a comunidade da ilha ) = objeto de estudos científicos.
7. Se a intenção do antropólogo era ser neutro, deveria tomar uma decisão justa para responder este dilema moral. Os parâmetros “ SIM “ e “ Não “ neste caso não são nem justos e nem neutros.
8. A resposta SIM, não interfere no modo de vida e na cultura do arquipélogo, mas os deixa vulneráveis.
9. A resposta NÃO, acabaria com uma crença de várias gerações, provocaria revolta e indignação.
10. Com a resposta TALVEZ, ele estaria semeando o discernimento naquela cultura. As duas partes envolvidas no dilema estariam igualmente se observando e se analisando.

O antropólogo por ser esta a sua missão, os nativos por estarem desconfiados e querendo saber se ele é ou não um mensageiro dos Deuses, a dúvida neste caso seria uma variante positiva, a dúvida levaria a reflexões e crescimetos.

*** Quem se habilita a contra-argumentar e contestar estas hipóteses ?

*** Como em todas as outras postagens, ficarei aguardando " COMENTÁRIOS ".

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Para refletir ...

Que linda lição Susan Boyle deu ao mundo !
Com sua simpatia e simplicidade ela veio nos lembrar de como ainda julgamos as pessoas, situações, alunos e a vida de modo geral, pelas aparências.
Todos nós possuímos múltiplas faces ... somos seres multifacetados, entretanto seguidamente visualizamos apenas uma destas faces e de acordo com esta julgamos conhecer as demais.
Quantos equívocos e quantas injustiças cometemos em insistir em pré-julgar.
Quantos talentos e sonhos já foram sufocados pelo preconceito e intolerância.
Daí surge Susan Boyle e se torna um grande sucesso mundial, talvez porque ela trouxe esperança e sonho para aqueles que já estavam soterrados pelo preconceito da sociedade.

Ela é a prova viva de que a vida é inteligente, criativa, justa, sábia e imprevisível.


domingo, 19 de abril de 2009

Dia do Índio ...



História do Dia do Índio:

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data :
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “ homens brancos ”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data :

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.


É grande a influência da cultura indígena na CULINÁRIA BRASILEIRA, confira receitas indígenas no link abaixo:


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Aula presencial de 08 de Abril ...



No dia 08 de Abril/2009, participei da primeira aula presencial deste semestre da interdisciplina EDUAD 025 - Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II - A.
Foi uma noite tranquila e com muitas reflexões sobre:
  • Pedagogia Diretiva;
  • Pedagogia Não-Diretiva;
  • Pedagogia Relacional;
  • Epistemologia;
  • Aprendizagens;
  • Avaliações;
  • Desenvolvimento Infantil, de acordo com Piaget;
  • Construtivismo;
  • Ação / Interação / Cooperação e adaptação;
  • Gênese;
  • Desenvolvimento;
Pelos tópicos acima é fácil concluir que este semestre será muito bom, com temas importantes e vitais para quem trabalha com crianças. Gostei muito desta aula, saí bem motivada a colocar " as mãos na massa " .... e começar a ler todos os textos e testes que deveremos aplicar com as crianças.

sábado, 4 de abril de 2009

Auto Retrato ...





Em cada início de ano letivo, costumo realizar com meus alunos atividades para a turma se integrar e se auto-conhecer. Uma atividade que já se tornou um verdadeiro hábito em meu " Plano Anual de Curso " é a criação do seu " Auto Retrato ".
No slide acima está minha atual turma. É uma atividade simples, porém importante, pois com ela o aluno reflete e pensa sobre si e a sua imagem. Olhar para si, se autoconhecer, se aceitar e se desenhar .
Juntamente com a atividade de se auto desenhar, coloco no quadro o poema " Auto Retrato " de Mário Quintana:

O Auto Retrato

No retrato que me faço
traço a traço
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
Às vezes me pinto coisas de que nem há mais lembrança...
Ou coisas que não existem mas que um dia existirão...
E, desta lida, em que busco pouco a pouco
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!

Mário Quintana

Este lindo poema faz um paralelo entre a construção do auto retrato e a auto construção, enquanto pessoa.
  • O que mudou em mim enquanto pessoa ?
  • O que ainda poderá mudar ?
  • O que eu descobrí ao me auto retratar ?

É claro que normalmente meus alunos, pelo fato de serem crianças, se apegam a coisas do tipo ...- quando eu era bebê ... não sabia caminhar, hoje eu sei ... eu usava bico ... usava fraldas ... falava errado determinada palavra ... Entretanto para adultos estas reflexões causam um impacto bem maior.

E foi o que ocorreu comigo no dia 25 de março/2009, em nossa primeira aula presencial da interdisciplina " Questões Étnicas Raciais na Educação e Filosofia da Educação " com a professora Marilene Paré.

Era pré requisito levar para aula um espelho. Este fato já nos dava uma pista que seria uma aula para autoconhecimento e reflexões. E realmente foi.

Parar para se olhar e pensar no que já foi construído e no que ainda precisa ser construído ou modificado ... o que mudou ? ... o que eu preciso mudar ?

Foi uma aula cheia de energia e vibração. Adorei !

Num segundo momento, divididas em grupos, tivemos a oportunidade de olhar para as colegas e escrever um pequeno " recadinho " da imagem que percebí-a-mos pelo sentido da visão em nossas colegas. Aqui estão os 2 bilhetinhos que eu recebí das colegas:
Bia Guterres:



Cristina Coelho:

É claro que as colegas foram muito mimosas e fixaram o " foco ", apenas em aspectos positivos ! Mas, decidí deixar esta aula aqui registrada, pela semelhança entre a atividade que costumo realizar com meus alunos e também porque ela foi um excelente momento de " pausa " para reflexões e autoconhecimento.