domingo, 13 de setembro de 2009

Domingo com chuva ...

Mais um domingo de chuva ! Eu aqui pensando nas leituras e atividades para o PEAD, em corrigir provas, elaborar pareceres descritivos e no Conselho de Classe da próxima semana; e ao meu lado a Bruna cheia de energia pensando em sair, correr e brincar.
Como chegar num acordo entre estes dois universos ?
E como tudo na vida tem os seus dois lados, o mesmo computador que rouba horas de convivência familiar e de lazer, nos dias de chuva se torna um bom aliado para acalmar um pouco toda a energia, vontade de correr e pular da Bruna, também conhecida por Pipoca.
Não tem jeito, a criançada de hoje é DIGITAL !
Clickar, abrir e fechar janelas, copiar, colar, arrastar, adicionar imagens ... tudo isto e muito mais as crianças de hoje aprendem de forma quase que intuitiva.

A Bruna adora desenhar no TUX PAINT; que é um programa educativo e divertido, com ferramentas simples que emitem sons próprios ao serem utilizadas .
Com ele é possível soltar a criatividade e criar lindos desenhos.
Este software tem uma série de recursos como: carimbos e efeitos especiais ( arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, mágicas, borrar, tijolos, contornos, caligrafia, efeiito de giz, relevo, escorrer, preencher, inverter, distorção, tijolos de vidro, pintura metálica, negativo, desenho animado, fagulhas, bolhas de sabão, grama, caleidoscópio, ondulado, flor, espelhar, ondular ) .
Logo abaixo uma criação da Bruna ( 7 anos ) :



Não é uma graça ??? ... Coisas de mãe coruja ...

sábado, 12 de setembro de 2009

O que mudou ? Por que mudou ?

Não resisti ! Quando me deparei com esta imagem logo pensei:
- Esta vai para o Blog !
E agora só resta perguntar:
  • O que mudou ?
  • Por que mudou ?
  • Onde mudou ?
  • Quais os resultados futuros desta mudança ?
Como professora posso comprovar que as imagens retratam uma realidade vivida atualmente pelas escolas.
E também é justamente por isto que eu discordo quando dizem que " atualmente os pais estão delegando à escola a tarefa de educar os filhos "; se houvesse de fato uma transmissão de poderes, os pais não se voltariam " enfurecidos " contra a escola todas as vezes que esta tenta estabelecer limites e responsabilidades em seus filhos.

Lembrando Paulo Freire: " Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte. "

Conforme a criança vai crescendo ela recebe do ambiente ( familiar, escolar e social ) em que vive informações e exemplos que moldam a sua personalidade.
A escola sozinha não tem força para mudar o caráter de uma criança.


E fica uma lembrança aos pais:
Por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “ berço ” dado pela família, pelos exemplos, bons ou ruins, que a criança recebe dos pais.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O pai da Didática ...

Jan Amos Komenský (em português Comenius ou Comênio) (28 de março de 1592 - 15 de novembro de 1670) foi um religioso, professor, cientista e escritor checo, considerado o " Pai da Didática ".

A obra mais importante de Comênio, " Didactica Magna" , marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente.
A didática Comeniana é a expressão pedagógica da transição da Idade Média à Moderna. Representa um momento histórico específico em que o " velho " modo de ensinar se passa ao " novo " e neste contexto encontramos características de um e outro simultâneamente.
Comênio vivenciou várias guerras, dificuldades e injustiças pois, seguiu carreira religiosa do grupo protestante Irmãos Boêmios. Sendo assim teve que fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais.
Comênio, de fato revolucionou a sociedade de sua época. Num momento histórico em que o habitual era o uso da " palmatória ", Comênio lutava por uma escola na qual as crianças seriam respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites. Ele também defendia em seu livro " Didática Magna " - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos - o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação.

Comênio foi capaz de trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados da época. Encantado pela invenção da imprensa e pela possibilidade de disseminação de conhecimento que ela representava, Comênio criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar.

O que há de " familiar " entre Copêmio ( século XVII ) e nós educadores do século XXI ???

  • Hoje também estamos vivenciando um período de transição na educação.
  • O " velho " modo de ensinar ( com aulas expositivas, com transferência de conteúdos, quadro verde, mimeógrafo, cópias e memorizações ) está abrindo espaço para o " novo " ( a era Digital, com Laboratórios de Informática e com professores dispostos a aprender e construir o conhecimento ao lado de seus alunos, assumindo assim o papel de mediadores da educação ).
  • A Educação para todos ainda não é uma realidade, tanto que escolas e professores não se sentem aptos para a Inclusão de crianças com necessidades especiais.
  • Comênio era fascinado pela invenção da imprensa, educadores de hoje tanto quanto as crianças ficam encantados com as TICs e tudo que a WEB é capaz de trazer de bom para a educação.
  • Foi criado ( século XX ) o ECA Estatuto da Criança e Adolescente - uma tentativa de proteger e dar a toda criança o direito de ter " infância ", o direito de estudar, brincar com saúde, carinho , atenção e cuidados. Comênio foi o primeiro filósofo a falar com carinho e respeito às crianças.
  • Comênio era revoltado com a situação política que vivenciou; hoje todo brasileiro ao assistir os constantes escândalos na esfera política nacional e aqui no RGS, igualmente deve ficar muito revoltado.
  • Quem não se revolta hoje com o descaso das autoridades com a saúde, educação e segurança pública ????
  • Mas Comênio mostrou ser um homem de fibra e de ideais, pois apesar de todas as adversidades, estudou, trabalhou e criou uma nova didática que revolucionou o seu tempo.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

Gripe A ...

Está disponível no site da Revista Nova Escola um Plano de Aula  muito interessante cujo tema é a Gripe A ( H1 N1 ).

Este planejamento é adequado para 5º e 6º ano, mas pode ser adaptado para outras turmas.

Conteúdo:  Saúde e prevenção de doenças.

Objetivos:  

  • Compreender algumas formas de propagação de doenças.
  • Conhecer alguns agentes causadores de doenças.
  • Discutir atitudes para evitar uma epidemia.
  • Reconhecer porque algumas epidemias são mais fáceis de serem controladas e evitadas em relação à atual gripe A.
  • Conhecer a existência de microrganismos como vírus, bactérias e protozoários.

Veja nos links abaixo:

Fontes:  Revista Nova Escola

               Brasil Escola

Foto:      

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Sa%FAde&vCod=65752

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Analfabetismo no Brasil ...


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 14 milhões de analfabetos vivem hoje no país. Este número representa 10% da população brasileira com mais de 15 anos.
São 14 milhões de pessoas excluídas do mundo da informação.
Considerando que o analfabetismo é fator de desigualdade e exclusão é de fato um número preocupante.
Estes são os fatores mais comuns causadores do afastamento escolar:
  • Pais analfabetos e desmotivados que não conseguem visualizar perspectivas em mandar seus filhos para a escola;
  • Pais machistas, embora em pleno século XXI, ainda encontramos em algumas regiões brasileiras a idéia de que a mulher precisa saber trabalhar em casa, escola não é necessário.
  • Necessidade de trabalhar;
  • Paternidade e maternidade precoces;
  • Distância das escolas - em zona rural ou em grandes cidades, muitas vezes a escola mais próxima fica muito longe.
  • Falta de dinheiro, transporte e oportunidade.
Ao alfabetizar crianças é possível ver o quanto o ato de ler e escrever exige competências e energia dos pequenos. É emocionante ver as primeiras leituras e o esforço empreendido.
Por isto tenho o maior respeito e admiração por todo jovem ou adulto que decide frequentar as aulas do EJA Educação de Jovens e Adultos.
Ao esforço de aprender decodificar o código escrito ( ler, escrever e interpretar ) outros empecilhos aparecem para quem precisa se alfabetizar estando já na idade adulta como:
  • Cansaço, devido a longa jornada de trabalho;
  • Falta de auto-estima ( sentimento de culpa e vergonha );
  • Desemprego;
  • Acomodação diante do trabalho braçal; ( Muitos acreditam que para realizar certas atividades não é necessário saber ler, escrever e interpretar . )
  • Distância das escolas;
  • O custo da educação, mesmo estando no ensino público o ato de estudar necessita de material, transporte e alimentação.
Entretanto a alegria que esta conquista traz para quem consegue se alfabetizar depois de adulto é semelhante a que crianças de 6 ou 7 anos vivenciam no Ensino Fundamental.
Um mundo novo se abre para jovens e adultos.
Muito mais do que alfabetizar as Escolas para Jovens e Adultos necessitam ter uma metodologia voltada para a formação de cidadãos, com aulas dinâmicas e estimulantes ( depois de um dia de trabalho, é tentador ir para casa dormir, ficar com a família ou assistir TV ).
Também é importante a ligação dos conteúdos com a vida dos estudantes, usando a experiência de cada um. É possível estudar gramática e ortografia com receitas de culinária ou com textos que ensinam como cultivar, armazenar alimentos; cuidado com crianças ... enfim assuntos interessantes e úteis para o perfil da turma.
E assim com se faz com os pequenos é preciso promover entre os colegas o sentimento de grupo, de amizade, respeito e cooperação, porque se não há vínculos, não há aprendizagem.

Hoje inicia a interdisciplina EDUAD 020 A - Educação para Jovens e Adultos no Brasil do PEAD/UFRGS - tenho certeza que será muito bom compreender melhor esta Escola que é capaz de desvendar novos horizontes aos brasileiros que se empenham em retornar e continuar seus estudos.



domingo, 30 de agosto de 2009

" O menininho " ...

Para realizar a atividade 1 da interdisciplina EDUAD 036 A - Didática, Planejamento e Educação, foi necessário ler o texto: " O Menininho " de Helen Buckley e confesso que esta leitura desencadeou em mim um sentimento de tristeza e pesar.
De forma simples e clara a autora mostra o quanto a escola pode podar a criatividade, o entusiasmo, o senso crítico e reflexivo das crianças. E faz tudo isso em nome da ordem e da disciplina.
" Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. "
Ao entrar na escola a criança encontra um mundo novo, chega cheia de curiosidade e expectativas e infelizmente muitas vezes o resultado da vivência escolar é a acomodação e a aceitação de tudo sem reflexões ou questionamentos, como a autora mostra nas falas:
" ... o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. "
" ... ele não fazia mais as coisas por si próprio ... "
O menininho ( felizmente ) mudou de escola, mas não sabia mais desenhar ... e quando teve a oportunidade de expressar sua criatividade, desenhou uma flor vermelha com o caule verde, tal qual como a antiga professora havia ensinado e rotulado de certo e bonito.
Penso que um dos papéis da educação é fazer com que todos acreditem que está em nós o poder de mudar o mundo a nossa volta, mas para provocar mudanças é preciso ser crítico, reflexivo, criativo e autônomo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Glogster ...

A postagem anterior foi criada com uma ferramenta encontrada na WEB, chamada GLOG.
Quem gosta de editar imagens e criar montagens vai adorar esta idéia.
Com esta ferramenta online é possível criar murais, há uma variedade de opções de escolha para:
  • Adicionar fundos, ícones, etiquetas, imagens, gráficos, vídeos e música.
  • É possível fazer upload de fotos, músicas e vídeos.
Como professora fiquei pensando ... está aí a versão digital dos tradicionais cartazes feitos com cartolina e dos murais elaborados com papel pardo.
O GLOG pode ser um bom aliado em aulas realizadas nos Laboratórios de Informática.
Com ele os alunos podem falar dos assuntos que gostam, que acham interessante, podem expressar seus sentimentos, idéias e criatividade.
E também podemos direcionar um pouco o tema dos GLOGS criados na escola.
Por exemplo: Com o tema FOLCLORE é possível solicitar a criação de GLOGS para registrar a pesquisa sobre o Folclore das diferentes regiões Brasileiras.
Imaginem a riqueza de um mural com fotos, textos, vídeos e música sobre a cultura destas regiões.
Outras vantagens: É uma ferramenta gratuíta ( lembra o Fotolog ) é preciso fazer um cadastro simples e rápido. Tem edição em Português é fácil de ser usado, com poucos clickes o mural está pronto. Pode ser compartilhado por LINK, MAIL ou EMBED CODE, e também permite receber comentários.

No GLOG criado para a postagem anterior ao clickar em PLAY será possível escutar a música " Paz pela paz ... de Nando Cordel. "
É uma forma de desejar um semestre iluminado e repleto de paz para todos !


sábado, 15 de agosto de 2009

Férias ...

Férias é tudo de bom !
Abençoado momento de pausa.
Como é bom parar !
Quebrar o rítmo, não se importar com o relógio, fazer coisas diferentes ou simplesmente ficar em casa de pijama o dia inteiro. Nos dias de chuva se faz bolinhos de chuva, nos dias de sol se faz pic-nick no parque. Na primeira semana fez tanto frio que eu quase nem botei o nariz para fora de casa, entretanto esta última semana de férias está com uma carinha de Primavera ... um sol quentinho, ideal para ir a parques.
É preciso parar, organizar as idéias, a casa, os armários e o próprio rítmo de vida.
Dia 17 voltarei com as energias recarregadas, cheia de idéias e novos projetos para o 2° semestre de 2009.
Um bom retorno para todos !

sábado, 1 de agosto de 2009

" Ler é transformar. " ( Paulo Freire )



De acordo com esta pesquisa: Qual será o poder de transformação do povo brasileiro ???

Movimento por um Brasil Literário ...

  • É possível transformar o Brasil em um país de leitores ?
  • O que entendemos por um país de leitores e o que esperamos dele ?
  • Como fazer para que as ações existentes de promoção da leitura possam convergir para uma atuação conjunta na construção de um país leitor ?
Estas foram as questões que orientaram o debate realizado no dia 02 de julho/2009 durante a " Festa Literária Internacional de Paraty ( FLIP ).
Neste dia, o escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós leu o Manifesto por um Brasil Literário, construído a partir do anseio das instituições envolvidas em promover a leitura de livros de literatura.

Vale a pena assistir o vídeo ! O poeta e escritor Bartolomeu Campos de Queirós faz uma profunda e bela reflexão sobre o ato de ler.



terça-feira, 30 de junho de 2009

José Saramago ... Lindo !


Adaptação do único conto infantil escrito por José Saramago: "A flor máis grande do mundo".

"As imagens de Juan Pablo Etcheverry e a música de Emílio Aragón, reinventam a história e criam um universo de encanto e deslumbramento, onde moram todas as palavras, incluindo aquelas que o escritor diz não ter conseguido encontrar".

É simplesmente LINDO !!!


quarta-feira, 24 de junho de 2009

18º Congresso Criança Vida ...

Paz pela Paz ...

( música de Nando Cordel ) tema do 18º Congresso Criança Vida.

A paz do mundo ...

Começa em mim

Se eu tenho amor,

Com certeza sou feliz

Se eu faço o bem ao meu irmão,

Tenho a grandeza dentro do meu coração

Chegou a hora da gente construir a paz

Ninguém suporta mais o desamor

Paz pela paz - pela criança

Paz pela paz - pela floresta

Paz pela paz - pela coragem de mudar.

Paz pela paz - pela justiça

Paz pela paz - a liberdade

Paz pela paz - pela beleza de te amar.

Paz pela paz - pro mundo novo

Paz pela paz - a esperança

Paz pela paz - pela coragem de mudar.

Paz pela paz - pela justiçaPaz pela paz - a liberdade

Paz pela paz - pela beleza de te amar.

domingo, 31 de maio de 2009

PA 2009 ...



E um novo PA - Projeto de Aprendizagem está em andamento.
Neste 6° semestre na Interdisciplina Seminário Integrador, estamos elaborando um novo PA.
No semestre anterior os grupo foram criados por " interesse de assunto "; neste o que norteou a criação do grupo foi a amizade e afinidade laborial.
Só para lembrar pertenço ao Pólo de Alvorada e a maioria das colegas são desta cidade. Sendo assim, desde o início do curso as colegas de Porto Alegre foram se aproximando por razões diversas ... estávamos em outra cidade que não conhecíamos muito bem, voltar para Porto Alegre tarde da noite sempre nos trazia e traz ainda alguma insegurança e por estes e outros motivos fomos nos unindo, chegando a criar o grupo das " Mosqueteiras ". Quem não lembra do ? ... " Um por todos ! ... Todos por um ! "
Pois é, ... um curso de graduação a distância necessita de muitas trocas, de união e amizade.
E agora chegou a vez das " Mosqueteiras " trabalhar e criar um PA juntas !
Nosso tema é muito legal, é sobre GRUPOS.

- O que leva as pessoas a se unirem em grupos ?

- Quais os seus objetivos ?

- Por quê alguns grupos marcam a história ?

- Como são estas marcas ?

- Quais os objetivos dos grupos ?

Considero este tema muito bom porque um PA é criado em grupo. Estamos vivenciando criar, compartilhar, ouvir, ceder, auxiliar, participar ... e ser integrante de um grupo.
Coloquei nesta postagem o símbolo da reciclagem, porque o trabalho em grupo exige muita " Reciclagem ".
Recicagem de idéias, de postura, há momentos para falar, para agir, para ouvir e também calar.
Não estamos acostumados a trabalhar em grupo. Somos filhos da " Pedagogia do Oprimido" ( Paulo Freire ).
Sempre trabalhamos sozinhos. E assim nos acostumamos. Mudar requer empenho e concentração. É preciso ter foco e ter objetivos.
Mas todo este empenho será recompensado.
Precisamos exercitar para passar aos nossos alunos a Pedagogia da COOPERAÇÃO.
Só a cooperação será capaz de tirar a sociedade deste caos social criado pela competição desmedida.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

5 º Salão de Educação a Distância ...PowerPoint ...

PA_Comportamento_Infantil_5°_Salão_EAD
Esta foi a incrível ferramenta que me acompanhou e me auxiliou durante o relato de experiências no 5° Salão de Educação a Distância.
Este PowerPoint foi " a mão amiga " que me apoiou num momento de muita expectativa e nervosismo.
E viva as TIC's !!!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

5 º Salão de Educação a Distância ...





No dia 27 de maio de 2009 às 13;30 hs - participei do 5º Salão de Educação a Distância, na modalidade Relato de Experiência da Educação a Distância.
Foi uma experiência maravilhosa ! Inicialmente bateu uma tremedeira, um nervosismo muito grande, mas ... depois do choque inicial, relatei para os presentes a trajetória da criação do Projeto de Aprendizagem " Comportamento Infantil " - realizado no 2º semestre do curso de graduação em Pedagogia a distância / UFRGS - PEAD - FACED. Esta atividade foi desenvolvida na Interdisciplina Seminário Integrador V - foi uma atividade que envolveu muita colaboração e criatividade de todos participantes do grupo formado por mim e as colegas Magali Brewda D'Ávila, Rosária Moraes e Rosane Beltrão.
O projeto contou com a orientação das professoras :
Luciane Corte Real, Beatriz Corso Magdalena, Iris Elisabeth Tempel Costa e Eliana Ventorini; que participaram de todo processo de criação, dando orientação e " dicas " importantes . Estas queridas professoras foram passo a passo nos ensinando a difícil arte de " Construir o conhecimento ".

Gostei muito de ter participado deste evento, que entre tantas outras coisas busca mostrar que a Educação a Distância traz e desenvolve nos alunos autônomia, criatividade, disciplina, responsabilidade, união e cooperação.
Quem participa de um curso a distância percebe bem o grande paradoxo desta modalidade de educação: Mesmo sendo a distância, mesmo sem ter o " olho no olho " ... as relações de amizade, de relacionamento com professores e tutores, os laços de responsabilidade que envolvem o ensino e a aprendizagem são mais intensos do que num curso regular.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Visita Histórica a cidade de Mostardas ...


Exibir mapa ampliado
Nos dias 25 e 26 de abril / 2009, participei da Visita Histórica a cidade de Mostardas - RS - Brasil. Saímos às 7;30 hs do dia 25 de abril ( sábado ) e seguimos o seguinte ROTEIRO:

1 - Almoço típico açoriano no sábado – contratado com o Restaurante Ed Mundo’s.

Cardápio: diversas qualidades de peixe (destacando-se o peixe papaterra), carne de cordeiro e sobremesas típicas açorianas.

2 - Visita ao Quilombo da Casca.

3 -Visita ao casario histórico do centro da cidade e arredores.

4 -Visita ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe.

Este roteiro foi desenvolvido e acompanhado pela equipe docente :
  • Profa. Hilda Jaqueline de Fraga (coordenadora da atividade)
  • Prof. Fernando Seffner
  • Prof. Nilton Mullet Pereira
  • E mais o apoio e a presença de guia da Secretaria de Turismo Municipal de Mostardas.

Foi um final de semana muito agradável e recheado de informações e novas aprendizagens.
Inicialmente visitamos o " Quilombo da Casca ". Atualmente abriga mais de duzentas pessoas, todas descendentes de escravos que viviam nestas terras que eram de Dona Quitéria, uma grande e generosa fazendeira, que deixou as terras em testamento para todos que ali moravam.

Durante este final de semana recebemos muitas informações históricas sobre artesanato, teares, Quilombo da Casca, sobre a arquitetura, hábitos e costumes dos Açorianos, já sei tudo sobre " Eiras e Beiras " ... detalhes na construção dos telhados da época nas casas dos nobres. Ter eiras e beiras é sinônimo de ter riquezas e posição social.

Conhecemos a culinária Açoriana baseada em peixes, assados, legumes e cereais ... visitamos a Lagoa do Peixe, o balneário, as dunas ... foi um final de semana maravilhoso !