terça-feira, 10 de outubro de 2006

Dia das crianças ... ou ... Dia dos alunos !



Um aluno, minha gente, é gente...Gente irrequieta. Gente que não pára um minuto.
Um aluno é um futuro engenheiro, um médico, um cientista, um artista, um cantor, um pastor, um técnico, um professor, um piloto de avião supersônico, pelo menos em sonho !
Um aluno é uma vidraça perdida e partida, um carro rabiscado com o dedo sujo de graxa, uma bicicleta desmontada, uma parede rabiscada, um trote para o professor, que ninguém sabe quem foi ... e um pai zangado.

Um aluno é uma porção de lágrimas escorrendo pelos olhos brilhantes por causa de uma reprovação ou por causa de uma avaliação que a escola não soube proporcionar.

Um aluno é um filósofo que faz perguntas muito sérias. Um aluno é um psicólogo que percebe quando esquecemos dele e nos diz que ele gosta mais da gente do que a gente dele.

Um aluno é um amigo que gosta tanto da gente que ele é uma das coisas mais importantes da realidade escolar.

Um aluno é alguém que bate na porta e a gente vai ver quem é, e não é ninguém.

Um aluno é uma gargalhada na hora errada, que deixa os professores sem jeito diante da turma ou de visitas recebidas.

Um aluno é uma bola de futebol pertubando o andamento da aula.

É uma interrogação que não percebe nada e assusta o professor.

Um aluno é uma tarefa não realizada, uma disciplina não satisfatória, uma cola em dia de teste e depois ... um agrado, um pedido de desculpa.

Um aluno é um professor que retorna das férias e encontra um amigão para lhe dar um abraço ou contar-lhe o que fez durante as férias.

Um aluno é um homem em potencial, e tu já foste esta potência.

Um aluno é uma certeza, e tu já foste esta certeza.

Um aluno é um amor sedento, e tu já foste este amor.

Um aluno é um carinho disponível, e tu já foste este carinho.

Um aluno é uma opinião forte, e tu já foste esta opinião.

Um aluno é uma busca de liberdade, e tu já buscaste esta liberdade.

Um aluno é um pedaço do amanhã, plantado hoje.

Um aluno é um amor vivendo os primeiros anos de uma eternidade.

( Autor Desconhecido )

Feliz Dia das Crianças !

segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Émile Durkheim - As definições de educação ...

Escola Cultura e Sociedade
Atividade nº 3

Semana nº 2
- De 02/10/06 a 08/10/06

Nome : Kátia Diehl - PEAD - Alvorada

Leitura da Semana : A educação como processo socializador:
Função homogeneizadora e função diferenciadora.
Durkheim, Émile.

Título : As definições da educação: exame crítico.

Atividades:

• Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

R.: Durkheim defende a concepção funcionalista, onde as consciências individuais são formadas pela sociedade. Educação é a socialização da jovem geração pela geração adulta.

Stuar Mill defende a concepção utilitária, onde o indivíduo torna-se um instrumento de felicidade, para si e para os outros. A felicidade é subjetiva. O que pode trazer felicidade para um indivíduo, pode trazer tristeza para outro. Sendo assim o objetivo da educação fica indeterminado.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?
Explique o ponto fraco em que incorrem?

R.:
- A definição de Stuar Mil :

" A Educação compreende tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos independem da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica".
Nesta definição há um excesso de fatores que podem influenciar a educação dos homens, tornando-a inconstante, irregular. .

- A de KANT :

" O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. “ Perfeição também é de natureza subjetiva seu significado é muito relativo, pois depende de inúmeros fatores, tornando assim esta definição também sem uniformidade.

O ponto fraco destas definições é o fato de que elas estão baseadas na existência de uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente = educação universal.

Sabemos que isto é praticamente impossível, pois vivemos num mundo com infinitas variáveis.


3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?


R.:
Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
- Considerar a existência de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.
- Em todas as sociedades o sistema de educação apresenta o duplo aspecto que o torna : uno e múltiplo ( há diversas espécies de educação em cada sociedade ) ao mesmo tempo.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

R.:
No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

R.: Cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral; que esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

R.: Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

R.:
São dependentes porque a educação é para a sociedade, o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência e também há dependência porque : Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.

sábado, 7 de outubro de 2006

Nascimento ...

Esta semana, no dia 04/outubro/06 - tivemos aula presencial em nosso pólo. Fiquei preocupada, pois escutei muitos relatos de colegas, que assim como eu estão tendo dificuldades com a Informática. Esta mensagem dedico a todas as colegas e sempre digo o mesmo para os meus alunos, quando começam a reclamar que não conseguem pular corda, recortar, responder as perguntas ... etc.: " Com paciência, dedicação e treino se consegue tudo ! Até entrar no curso de Pedagogia a distância, eu assumia o fato de ser um pouco avessa 'a Informática, dizia brincando que eu apenas estava aumentando os números das pesquisas que afirmam que pessoas com mais de 35 anos de idade de fato demonstram ter mais dificuldades. Meu irmão sempre diz que eu sou do tempo das cavernas ! Porque eu prefiro ir até o banco para pagar as contas, enquanto ele faz tudo em casa pela internet. Informática para mim era usar o Word, Corel, Excell, baixar músicas, usar Cds Roms e Dvds , fazer pesquisas na internet e só.
Dedicação para mim é estar disponível, aberto é como se apaixonar ! Este é o meu primeiro blog e estou adorando criá-lo. Fico horas na internet pesquisando imagens e gifs ( eu também não tenho tempo sobrando, mas ando reduzindo as horas de sono, minhas postagens normalmente são após a meia-noite ). Eu sempre gostei de pesquisar clips-arts para enfeitar as provas, textos e exercícios que faço para os alunos, agora mudei o rumo das pesquisas.
Este curso é o nascimento de uma forma nova de agir e pensar !
Não estamos sozinhas !
Muita sorte, sucesso e persistência para todas !

É complicado só no começo, depois vira hábito !

quarta-feira, 4 de outubro de 2006

O Protetor dos animais ...




No dia 4 de outubro celebramos São Francisco de Assis, que nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1181 (ou 1182). Filho de um rico comerciante de tecidos.
Hoje ele é conhecido como protetor dos pobres, doentes, animais e da lavoura.

O que fazemos para preservar nossa paz ?
O que fazemos pela paz dos animais ?


Oração pela Paz
Atribuída a São Francisco


Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há ofensa, que eu leve o perdão.
Onde há discórdia, que eu leve a união.
Onde há dúvida, que eu leve a fé.
Onde há erro, que eu leve a verdade.
Onde há desespero, que eu leve a esperança.
Onde há tristeza, que eu leve a alegria.
Onde há trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
é morrendo que se vive para a vida eterna.

Diferenças ...


Saber conviver com as diferenças !

Uma bela e difícil lição !

domingo, 1 de outubro de 2006

Quem sou eu ...

Hoje sou professora da rede estadual - Currículo ( séries iniciais ).
Nascí, vivo e trabalho em Porto Alegre. Sou casada e tenho uma filha de 5 anos, que preenche os meus dias de alegria e felicidade.
Gosto de passear, brincar com minha filha, andar de bicicleta, ouvir músicas, cantar, caminhar pelos parques e olhar as pessoas, observar seus rostos , olhar as ruas, os prédios antigos ... enfim, gosto de morar em Porto Alegre.
Adoro cozinhar, fazer panquecas, lazanhas, pudins, bolos de chocolate ... e ao mesmo tempo tento sempre emagrecer. O que me parece ser bem difícil de conseguir.
Onde trabalho: Na minha escola, observa-se que 50% dos alunos, residem no bairro da escola e outros 50% residem em bairros vizinhos e distantes da escola. Os pais escolhem nossa escola, baseados em necessidades familiares, ou seja, proximidade da residência e do local de trabalho dos pais com a escola, por recomendação de amigos ou pelo interesse de manter os filhos longe do convívio do seu local de moradia (por medo da violência, drogas ... ) . Nossa escola é limpa, organizada, bonita e agradável. Ela é um espaço de interação onde as crianças não só tem acesso aos diversos setores, como também, lhes é proporcionado momentos de conversa sobre diversos assuntos.
Por que me tornei professora : Fiz o 2 ° Grau - no Colégio São Pedro, após terminar o 3° ano, comecei a trabalhar numa firma de comércio de rolamentos, trabalhava no setor financeiro, com pagamentos de títulos, cobrança, emissão de Notas Fiscais, borderôs, listas de preços, etc ...
Três anos após concluir o 2° Grau - por influência de minhas primas e tias - que são professoras - fiz o Magistério especial - só didáticas e estágio, no Colégio Cruzeiro do Sul. Concluí o curso, fiz estágio na Escola Municipal Décio Martins Costa - peguei uma 1ª série.
Gostei muito do curso, fiquei motivada com o magistério e logo depois de concluir o estágio, fiz o Curso de Educação Infantil - para professores de Jardim da OMEP - na época era no Colégio Rosário.
E continuei trabalhando no comércio, por mais de uma década, mas durante este tempo nunca me afastei das crianças. Trabalhei como voluntária num Albergue da Ilha Grande dos Marinheiros, por mais de 15 anos. As crianças que lá chegavam iam em busca do prato de comida e nós tentávamos lhes dar algo mais. Havia um trabalho de recreação, com músicas, brincadeiras, festas ( Páscoa, Dia da Criança, Natal ...) atividades com argila, massa de modelar, desenho e pintura ) O conteúdo era hábitos de higiene, alimentação, saúde, palavrinhas mágicas, respeito e amor a natureza, 'as pessoas, animais, plantas ... O intuíto era trazer alegria aquelas crianças tão sofridas e carentes. E como ao ensinar sempre se aprende, com aquelas crianças aprendi a valorizar as pequenas coisas do dia a dia. Coisas que de tão comuns que são para nós - já nem notamos a sua importância. Por exemplo: abrir uma torneira e beber água - abrir um chuveiro e tomar banho, ter uma roupa limpa para vestir. Lembro que alugamos um ônibus e levamos as crianças para passear no Parque Marinha do Brasil - era um dia quente. Elas enlouqueceram com os chuveiros do parque - é claro que tomaram banho de roupa e tudo ! A
maioria das casas não tem luz e água nenhuma têm. Lá passa o carro-pi
pa, que coloca água em caixas d"águas colocadas a céu aberto na frente das casas.
Lembro com carinho e alegria daquele trabalho, que hoje não realizo mais.
Mas, chegou o dia em que passei pela porta da decisão e fiz concurso para o Magistério do Estado, passei e agora sou professora. Sou feliz
como professora, acho que é uma tarefa importante, porque os alunos sempre refletem o que somos . Por isto é necessário estar sempre atentos e vigilantes, o que falamos, fazemos marca a personalidade de cada um.
No texto do José Saramago - O Conto da Ilha Desconhecida - têm uma passagem muito interessante. Quando o Rei está conversando com o homem, surge este diálogo, que nos mostra quem é o sujeito, de fato importante nesta relação de aluno e professor :
O Rei orgulhoso fala do grande número de barcos que possui e o homem lhe diz : - Mais lhes pertencerás tu a eles do que eles a ti.
Como o Rei não entendeu, ele explicou: - Que tu, sem eles, és nada, e que eles, sem ti poderão sempre navegar.
Aí lembrei do nosso ofício de professor. O professor sem alunos é nada !
Os alunos sem professor, sempre poderão aprender e buscar conhecimento.
Gostei de ler este conto, ele fala de sonhos, persistência, de luta, de medos, da busca de sonhos e do encontro de outras coisas diferentes daquilo que se busca. Faz uma crítica 'a burocracia e ao poder.
Hoje como professora, sou flexível, sigo o currículo, mas sempre tenho várias atividades, preparadas, que são passadas para os alunos de acordo com a motivação do dia e interesse. Tenho ousadia para inventar e criar atividades com músicas, pinturas, fazer brinquedos com sucatas, fazer teatro, jogos .... enfim acho que ser lúdico é vital ! Quando se aprende brincando, nem percebemos que estamos aprendendo !
Tenho medo do futuro, desta crise social e econômica que está aumentando cada vez mais a concentração de renda no mundo, tornando os ricos, cada vez mais ricos e jogando os pobres para a linha da miséria.
Hoje andamos com medo nas ruas, colocamos cada vez mais grades e alarmes em nossos carros e casas. Isto resolve o problema ? Claro que não ! A violência, esta crise social, econômica e moral, de uma forma ou outra acaba entrando em nossas casas.
De fato ser professor e poder contribuir para mudar toda esta estrutura e assim gerar uma sociedade que seja ética, que tenha compaixão e respeito por todos os seus representantes. Criar uma mentalidade de cooperação mútua, de amparo e respeito por todos os seres vivos.
Quero dialogar sobre a psicologia infantil, sobre novas didáticas, técnicas de artes, desenho, teatro e músicas.
Acredito que agora vocês já sabem melhor, quem sou eu !!!

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Pense ! ...


Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco ...
Necessitamos mais de humildade que de máquinas.
Mais de bondade e ternura, que de inteligência.
Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.

Não sois máquinas ! Homens é o que sois !

c. Chaplim

A vida ...



" Só há duas maneiras de viver a vida:
A primeira é vive-la como se os milagres não existissem;
A segunda é vive-la como se tudo fosse um milagre. "

Albert Eisten

sábado, 23 de setembro de 2006

É Primavera ...


É Primavera ! Chegou a estação das flores ! Na Primavera tudo se renova - refloresce - tudo fica iluminado e colorido. A natureza nos dá uma lição, depois do frio, das sombras, sempre vem um novo começo, sempre renascemos, mais fortes e tranqüilos. E como é bom renascer !
E por falar em flores, não podemos esquecer daquela que nos mostra o caminho para ser feliz . O Girassol ! Que está sempre voltado para o Sol, sempre virado para a luz ! Podemos escolher ser como o Girassol ! Olhando e focalizando sempre o lado mais bonito, ver sempre o lado bom , das pessoas, dos acontecimentos, dos lugares e da vida. Olhar, escutar e falar só o bem ! Nós escolhemos o que queremos ver e assim escolhemos, como queremos viver ! A luz afasta a sombra, assim com a alegria afasta as doenças e preocupações. A escolha é nossa.

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Dia Internacional da Paz ...




Onde está a Paz ?
Sempre que escutamos a palavra PAZ, dirigimos a nossa atenção para a paz mundial, tememos confrontos militares e guerras. Agindo desta forma colocamos a paz muito distante de nós, como se ela não fosse responsabilidade nossa. O paradigma holístico nos diz : " As partes estão no todo, e o todo está nas partes ". Sendo assim, a paz mundial, é sim responsabilidade nossa. Porque existe vários tipos de paz. A paz interior, ou seja estar em paz consigo mesmo; a paz social, que é estar em paz com as outras pessoas; há a paz ambiental, ou seja estar em paz com a natureza e existe também a paz militar ou ausência de confronto armado. E esses "tipos" de paz interagem entre si. Se eu estou em paz, feliz eu trato com respeito e cordialidade o próximo, que passará adiante esta vibração de paz e harmonia. E o inverso também pode ocorrer.
Paz não é apenas a inexistência de divergências e conflitos. Paz é o esforço contínuo de manter relações onde a paciência, a amizade, o amor, o respeito e a colaboração sejam uma constante. E eu acredito que a paz do mundo é responsabilidade de cada um de nós, começa dentro de casa na família.

Dia da Árvore ...


“ Prece da Árvore “

“ Floresço na, Primavera e alegro teus olhos.
Sou a sombra que te alivia no mais quente Verão.
Te ofereço meus frutos saborosos no Outono.
Sou a brasa que te aquece no mais gélido Inverno.
Sou a cama para os teus sonhos e o berço que embala teus filhos.
Sou a mesa onde colocas o teu alimento.
Sou a porta de tua casa e o teto onde te abrigas.
Sou o papel no qual escreves tuas idéias, poesias e devaneios.
Enfim, sou o manto verde que renova o ar que respiras e que reveste o Planeta.
Escuta minha prece :

NÃO ME DESTRUAS . “
( Autor desconhecido )

Hoje a Bruna faz 5 anos !


Hoje faz 5 anos que a Bruna veio ao mundo, prematura de 6 meses, pesando 890 grs e medindo 34 cms. Foi complicado naquele dia, ver o meu nenê tão esperado e amado, lutando pela vida. Ela conseguiu !
Ficou 110 dias internada na UTI-neonatal, para ganhar peso, teve dias difíceis, porque uma UTI é muito contaminada; teve dias mais tranqüilos, mas com paciência, amor e dedicação nós conseguimos.
Eu sei que mãe é suspeita, mas hoje ela está linda ! É alegre, sapeca, canta, dança, joga na internet ( no discoverykids e iguinho ), faz arte e é FELIZ !
Quando nasce um filho, nasce uma mãe, e ser mãe é muito...muito bom !
Todos os anos neste dia eu agradeço a Deus pela vida, pela saúde ,pelo amor e principalmente pela Bruna !


Feliz Aniversário Bruna !

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Liberdade, Igualdade, Humanidade ...


Foi no 20 de Setembro de 1.835 que - iniciou-se a Revolução Farroupilha. O exemplo que os Farroupilhas nos deixaram foi a tradição de liberdade aos princípios democráticos. E hoje 171 anos depois, sabemos que o ideal Farroupilha de liberdade, igualdade e humanidade, ainda é um sonho.
A nossa bandeira tem origem na bandeira idealizada pelos Farrapos, onde o vermelho representava o mundo das lutas, tingido pelo sangue bravo da guerra. O amarelo-ouro simboliza o progresso material, um dos ideais da Revolução = ser independente para não ser explorado. O verde-esperança simboliza a eterna busca pela perfeição moral. A bandeira tricolor tornou-se o símbolo mais importante, empunhada com orgulho.
Como educadoras podemos incentivar nossos alunos a lutar nos dias de hoje por uma sociedade mais justa, ética e livre.

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Saramago ...


" Para mim o mundo é uma espécie de enigma constantemente renovado. Cada vez que o olho estou sempre a ver as coisas pela primeira vez. O mundo tem muito mais para me dizer do que aquilo que sou capaz de entender. Daí que me tenha de abrir a um entendimento sem baías, de forma a que tudo caiba nele. "
José Saramago, O Jornal, Janeiro de 1983
Concordo com o pensamento deste escritor português, que estamos estudando no ROODA. Esta frase refere-se ao mundo, a vida, mas atualmente eu penso que: enigma constantemente renovado é este curso de Pedagogia a distância/UFRGS.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Ditos Gauchescos ...


Ao fazer os trabalhos do curso de Pedagogia a distância/UFRGS, sempre me vêm a mente este adágio popular :

" Mais perdida que cusco em tiroteio ! "


Semana Farroupilha ...

Estamos na Semana Farroupilha e como professoras, este é o momento certo para falar do Rio Grande do Sul. Do povo gaúcho com sua sabedoria, ditos populares, causos, culinária, lendas, danças, músicas, hinos e história.
Aí vai uma sugestão de uma Lenda Gaúcha, para contar aos nossos " piás ". Lenda do João-de-barro :
" Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza.
O moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou:
- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?
- As provas do meu amor! - respondeu o jovem.
O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:
- O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.
- Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.
Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.
Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer. O pai disse:
- Ele é arrogante. Falou nas forças do amor.
E esperou até até a última hora do nono dia. Então ordenou:
- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.
Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!
E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro.
E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre. Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro João-de-barro.
A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o João-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.

domingo, 17 de setembro de 2006

Amor-Perfeito ou Perfeito Amor ?


" ... Tudo amar, para tudo compreender ...
... Tudo compreender, para tudo perdoar ... !

Aos meus pais ...

Hoje é 17 de Setembro. Para nós esta data marca o início de nossa família.
No dia 17 de Setembro de 1959, meus pais se casaram. E se neste último dia 27 de Julho, o meu pai não tivesse nos deixado, hoje eles iriam completar 47 anos de casados.
Quarenta e sete anos de amor, carinho e dedicação, de um para o outro.
Quero dedicar a eles todo o meu amor e respeito.
E como nesta semana eu recebí uma linda carta de uma colega muito querida e especial, eu resolvi compartilhar o seu conteúdo, com as amigas do curso de Pedagogia a distância - UFRGS.
" Querida colega !
As pessoas nunca morrem de verdade. Elas deixam seus corpos. Elas terminam sua existência física para continuar a jornada espiritual sob uma outra forma, em um outro lugar.
A coisa que chamamos morte é uma parte essencial da vida que ensina a acreditar no que não podemos ver.
A vida continua após a morte enquanto você lembrar do calor do sorriso da pessoa que partiu, da delicadeza de seu toque, do significado que trouxe 'a sua vida. A vida simplesmente muda de forma.
Continue em contato com os que ama. Envie-lhes seu amor. Use as recordações do tempo em que viveram juntos como estímulo para continuar crescendo. Suas recordações são a vitória da vida deles sobre aquilo que chamamos de morte.
As pessoas que mudaram a forma de suas vidas continuam amando e ajudando-o a crescer. Sempre influenciarão suas vidas e estarão vivos na sua memória. "
* Para ilustrar esta postagem : Amor-perfeito ou Perfeito amor ?

Fênix ...


Oi ! Pessoal ! Aqui estou novamente ... depois de uma crise de Sinusite, que se associou com uma Laringite ... eu voltei ! Agora para ficar !
Renascí das próprias cinzas !
Atrasei os trabalhos, mas agora estou colocando tudo em dia !
E para ilustrar esta postagem, escolhí uma foto do nascer do Sol.
Para lembrar as colegas do curso de Pedagogia a distância, que :

" Por mais escura que seja a noite, sempre temos a certeza de que o Sol nascerá, num novo dia ! "

E que o segredo de um bom estudo e de uma boa pescaria são duas virtudes : Persistência e paciência.

terça-feira, 5 de setembro de 2006

E Setembro chegou ...




Oi Pessoal ! Setembro chegou e eu estou adorando participar deste curso de Pedagogia 'a distância da UFRGS. É verdade que tenho tido dificuldades para realizar as tarefas. É a primeira vez que eu tenho um BLOG e um pbwiki, mas com paciência e dedicação estou realizando as tarefas propostas. Gostei muito da trilha e do site de dicas da UOL. Ele têm muita coisa interessante: artigos, vídeos, atividades, jogos educativos para baixar e usar com as crianças.
Desejo um início de semana iluminado para todas !
E para as colegas que também estão tendo dificuldades, deixo a lembrança deste provérbio Chinês:

" Uma caminhada de mil quilômetros, começa com o primeiro passo. "