Atividade nº 3
Semana nº 2
Semana nº 2
- De 02/10/06 a 08/10/06
Nome : Kátia Diehl - PEAD - Alvorada
Leitura da Semana : A educação como processo socializador:
Função homogeneizadora e função diferenciadora.
Nome : Kátia Diehl - PEAD - Alvorada
Leitura da Semana : A educação como processo socializador:
Função homogeneizadora e função diferenciadora.
Durkheim, Émile.
Título : As definições da educação: exame crítico.
Atividades:
Título : As definições da educação: exame crítico.
Atividades:
• Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
R.: Durkheim defende a concepção funcionalista, onde as consciências individuais são formadas pela sociedade. Educação é a socialização da jovem geração pela geração adulta.
Stuar Mill defende a concepção utilitária, onde o indivíduo torna-se um instrumento de felicidade, para si e para os outros. A felicidade é subjetiva. O que pode trazer felicidade para um indivíduo, pode trazer tristeza para outro. Sendo assim o objetivo da educação fica indeterminado.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?
Explique o ponto fraco em que incorrem?
R.: - A definição de Stuar Mil :
" A Educação compreende tudo aquilo que fazemos por nós mesmos, e tudo aquilo que os outros intentam fazer com o fim de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Em sua mais larga acepção, compreende mesmo os efeitos indiretos, produzidos sobre o caráter e sobre as faculdades do homem, por coisas e instituições cujo fim próprio é inteiramente outro: pelas leis, formas de governo, pelas artes industriais, ou ainda, por fatos físicos independem da vontade do homem, tais como o clima, o solo; a posição geográfica".
Nesta definição há um excesso de fatores que podem influenciar a educação dos homens, tornando-a inconstante, irregular. .
- A de KANT :
" O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. “ Perfeição também é de natureza subjetiva seu significado é muito relativo, pois depende de inúmeros fatores, tornando assim esta definição também sem uniformidade.
O ponto fraco destas definições é o fato de que elas estão baseadas na existência de uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente = educação universal.
Sabemos que isto é praticamente impossível, pois vivemos num mundo com infinitas variáveis.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
R.: Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns. O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
- Considerar a existência de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.
- Em todas as sociedades o sistema de educação apresenta o duplo aspecto que o torna : uno e múltiplo ( há diversas espécies de educação em cada sociedade ) ao mesmo tempo.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
R.: No decurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
R.: Cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral; que esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos; que a partir desse ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda sociedade encerra em sua complexidade. Esse ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.
6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
R.: Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres. Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar ser individual. O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. Seu conjunto forma o ser social. Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
R.: São dependentes porque a educação é para a sociedade, o meio pelo qual ela prepara no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência e também há dependência porque : Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana. Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem.
Um comentário:
Adorei o teu Merlin!
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!! UM ABRAÇÃO!!! INÊS CRISTINA
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