domingo, 9 de dezembro de 2007

Para pensar, mudar e apoiar ...



Há quatro tipos de pessoas e possibilidades:


  • Aquele que ignora a necessidade de mudar.
  • Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas tenta manter o status quo.
  • Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas não vê como fazê-lo.
  • Aquele que aceita que o momento atual é o mais importante da história para fazer todas as transformações necessárias.
  • O primeiro é atropelado pela mudança sem entender o que está acontecendo.
  • O segundo tenta viver inutilmente no passado dos tempos dourados, quando os paradigmas existentes funcionavam parcialmente.
  • O terceiro permanece sem perspectivas.
  • O quarto abre as portas de um novo mundo.

Fonte : Brahma Kumaris

Preparando e apresentando a história do " Grúfalo " ...???

Novas formas de interação e socialização ...




Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro/2007 eu juntamente com as colegas Bia Guterres e Chaine, participamos do processo de seleção de novos contadores de histórias da Associação Viva e Deixe Viver.
A seleção foi realizada por uma série de palestras, estudos e práticas.
Para ser voluntário devemos ter sempre em mente os 3 Cs :
  1. Consciência

  2. Comprometimento

  3. Constância

E desta forma cumprimos a seguinte agenda :

22/09 - Sensibilização - Equipe Viva e Deixe Viver

01/10 - Mestre do Tempo

08/10 - Pensamento Positivo - Organização Brahma Kumaris

15/10 - O que é ser voluntário

22/10 - Ambientação Hospitalar - Controle de infecções e Serviço de Psicologia

29/10 - A arte da contação de histórias para crianças hospitalizadas

05/11 - Aprendendo a perder - Equipe de Psicologia

Todo mês de novembro - Vivência Prática - Voluntários Viva .

07/12 - Formatura

Durante o mês de novembro participamos das aulas práticas, conhecemos o Hospital da Criança Santo Antonio e visitamos alguns quarto para contar histórias.

Fiquei emocionada e impressionada com a mágica da contação de histórias. Como professora conto histórias para os alunos e também para a Bruna minha filha e sei que todos gostam muito de ouvir e sonhar com as histórias. Entretanto, no hospital o efeito tranqüilizante e lúdico da contação fica mais evidente. Não sei se é devido ao ambiente ou a notória fragilidade das crianças, mas o resultado é imediato.

No meu primeiro dia de prática, quando eu estava passando pelo corredor do Hospital, encontrei um menino de 5 anos, que estava acompanhado pela mãe que tentava caminhar um pouco com ele para exercitar as pernas. Ele estava chorando e muito aflito . Perguntei se ele gostaria de ouvir histórias e ele disse que sim. Então fomos até o quarto, ele deitou na cama, lhe mostrei os livros que eu tinha e perguntei qual ele gostaria de ouvir. Ele escolheu uma histórinha do Cliffort, " o gigante cão vermelho " - e a medida que eu ia contando a história , ele foi se acalmando, se acalmando e pediu para ouvir + 1 história, mais outra e assim na 3ª história percebí que o sono estava chegando ... e assim me despedí do pequeno ouvinte.

É muito bom poder ajudar e transformar o ambiente por onde se passa, não só com este menino, mas nos outros quartos também foi possível perceber o quanto estas crianças precisam de alguns minutos mágicos, onde a doença e a dor cedem lugar para o sonho, para o riso e para a esperança de viver dias felizes.

Um belo trabalho social com crianças ( Vídeo )

E como a vida é inteligente e tudo nela está conectado e interagindo entre si, neste semestre no curso de Pedagogia a distância - PEAD/UFRGS, tivemos a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil, com a professora Suyan.

Uma das atividades foi justamente apresentar uma " Contação de História ". Foi muito bom realizar esta tarefa. Inicialmente criamos o grupo ( Bia Guterres, Chaine, Kátia, Luciana Betat, Luciene Sobotyk, Magali, Maria Gabriela e Selva.

Nosso primeiro encontro foi num sábado a tarde na praça Chiga, lá fizemos uma tarde de contação de histórias, todas trouxeram sugestões e por unânimidade a história " O GRÚFALO ", sugerida pela colega Maria Gabriela foi escolhida para ser contada em sala de aula no PEAD.

E você não sabe o que é um " Grúfalo " ????? Não ??????

Nos encontros seguinte, confeccionamos o cenário, a nossa colega Chaine que é muito habilidosa e criativa deu uma " SUPER " mão na roda, criando as máscaras e finalmente ensaiamos e apresentamos a história ... e mais uma vez a magia da contação se fez presente, desta vez não com crianças, mas com mulheres adultas que não perderam o brilho do olhar e nem a capacidade de sonhar e vibrar com os personagens da história, principalmente com o ratinho, muuuiiiito safadinho !

Com este trabalho nossa amizade se fortificou, aprendemos muito, vivenciamos a cooperação e criação em conjunto, tudo isto que também precisamos ensinar e desenvolver em nossos alunos, porque o modelo de acumulação e competição já mostrou o quanto criou um mundo doente e carente, um mundo em que há poucos vitoriosos ... e muitos necessitados.

Vamos mudar o paradigama para a COOPERAÇÃO, vamos criar um mundo com valores :

Amor, Amizade, Caridade, Esperança, Alegria, Felicidade, Ética , Honestidade, Paz, Justiça e Solidariedade.

Por quê ser voluntário ?

A Sociedade está dividida em 3 Setores :

1 º Setor : O governo, que é responsável pelas questões sociais.

2º Setor : O privado, responsável pelas questões individuais.

3º Setor : É constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

O 1 º Setor não está cumprindo a sua obrigação de promover o bem social, mas felizmente as pessoas estão mais conscientes de que todos devem fazer alguma coisa em favor da coletividade.

Depende de nós melhorar o mundo, e para isto não é necessário grandes atos, pequenos gestos somados fazem a diferença.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Visita guiada a 6 ª Bienal do Mercosul ...

BubbleShare: Share photos - Print Christmas Coloring Pages.


No dia 10 de Novembro de 2007, a turma PEAD Alvorada visitou a 6 ª Bienal do Mercosul ( em Porto Alegre - RS ), juntamente com o professor Bento e tutoras.

Foi uma atividade presencial muito rica de conteúdos e gratificante. Nosso curso é a distância e por isto sempre é um grande prazer encontrar as colegas, que encontramos em fóruns, emails e Skype ... sempre é bom um " olho no olho " para confraternizar e matar a saudade.
Visitamos inicialmente o MARGS e o Santander Cultural ... foi uma manhã repleta de cultura !
Apreciamos as obras de Francisco Matto, Oyvin Fahlström e Jorge Macchi.
Gostei muito das obras e idéias destes 3 artistas.

A criação de Jorge Macchi está baseada na tradição conceitual dos concretistas brasileiros, mas há muita poesia, sensibilidade e criatividade nos seus trabalhos que poderão ser estudados e analisados em sala de aula com alunos como sugere a Temática 7 - A concepção do ensino de artes em projetos de aprendizagem (Bloco III), da interdisciplina de Artes Visuais.

Fogos de Artifícios ( Obra criada com o barro da praça da Alfândega de Porto Alegre )



Horizontes


O quanto podemos ampliar ou reduzir nossos horizontes ...

Acidente



Obra composta por 6 quadros criada pela sombra da janela do quarto do artista.

  • A mídia aumenta os fatos e com isto ele parece maior.
  • Nem toda arte está no museu.


  • O que determina uma obra de arte ?
  • Fósforo é um elemento efêmero = Fogos de artifícios.
  • 1 fósforo pode acender todos os outros.

Martelo X Marreta

  • Coisas parecidas com funções opostas.
  • O martelo constrói, a marreta destrói.
  • Nesta obra a tinta é jogada na tela a semelhança de tiros.
  • Podemos usar a marreta como arma.
  • Quem usa é que dá a forma.

Temáticas da obra de Jorge Macchi :

  • Temática da oposição, em toda oposição há algo igual.
  • Linhas paralelas.
  • A presença concreta da falta. A falta não é qualquer coisa, falta de compreensão, de oportunidades ....
  • A presença só existe se existir a falta.
  • Liberdade de expressão.
  • Palavras vazias.
  • O terror, o tamanho do " charco " de sangue, sempre se sobressai sobre tudo em diferentes velocidades.
  • Violência, morte, vidas paralelas, solidão ....

Esta visita guiada com o professor Bento e as colegas ratificou a necessidade de criar projetos de arte na escola pois a arte possibilita que o aluno desenvolva sua expressão pessoal e também sua comunicação com os colegas e o mundo expressando e representando pensamentos e sentimentos. O aluno torna-se mais observador e crítico.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Novas ações na escola ...

Sou professora de Educação Infantil, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage.
Em 2006 iniciei o curso de educação a distância de Pedagogia - UFRGS; confesso que no primeiro semestre foi um grande susto, conhecer e usar novas ferramentas, navegar diversas páginas e ambientes como ROODA, Wikis, Blogs, criar slides, registrar imagens ... enfim, foi e é um grande desafio a apropriação de conhecimentos digitais. E neste universo de novidades, criar um blog é a atividade que mais me atrai. Ter um espaço para registrar idéias, imagens, pensamentos, músicas, vídeos .... isto é muito bom, é como uma memória auxiliar, daqui 2, 3 ou mais anos poderei dar uma olhada e avaliar e relembrar minha trajetória de aprendizagens e crescimento durante o curso. Por gostar tanto assim de blogs descidi criar um blog para minha escola, que neste ano completou 50 anos de existência e a criação de um blog fez parte das atividades para comemorar a data. Aqui está ele :




Por quê criar um Blog Educativo para a Escola ?
  • Blog é uma das tecnologias da comunicação e informação, encontrada na Web, que motiva e envolve alunos e professores.
  • Os Blogs possuem uma linguagem simples, é fácil criar e publicar postagens.
  • Nos blogs colaborativos, todos participam e se tornam co-criadores.
  • Ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora.
  • Neles o aluno se torna, escritor, leitor, pensador, pode comentar, avaliar as postagens, socializa informações, aprende analisar e respeitar os trabalhos dos colegas.
  • Os Blogs desenvolvem a criatividade e desperta o interesse pela pesquisa de assuntos, novas ferramentas e tecnologias ( Blogueiros estão sempre inovando seus blogs, com slides, Woki, Links, Rádio, Vídeo, Murais, Previsão do Tempo, Rastreadores, Músicas ... )
  • Blogs colaborativos criam redes de comunicação e cooperação.

Objetivos do Blog ROQUE CALLAGE :

Um espaço para informar e registrar as atividades realizadas pela escola, um lugar com textos diversos sobre educação, meio ambiente, saúde, pensamentos, meditações, músicas, poesias, poemas .... com links interessantes, com imagens .... com slides ... fotos ... muitas fotos !
Gostaria de publicar mais projetos e trabalhos dos alunos, mas há muita resistência por parte dos professores, nossa escola não possui Laboratório de Informática, mas possui um acordo com outra escola vizinha e assim todas as turmas podem freqüentar 1 vez por semana o Laboratório desta escola.
Elaborei um tutorial com imagens do Blog e explicações de como entrar no Blog, publicar textos, inserir imagens e deixar comentários, enviei juntamente com o link, endereço e senha do Blog para todos professores da escola, mas há uma certa resistência porque este mundo tecnológico não faz parte da vivência das pessoas com mais de 40 anos de idade, e o novo sempre nos assusta um pouco.
Educação, consciência e vivência digital é um trabalho lento, mas não podemos desistir, senão a era digital se tornará mais uma entre tantas formas de exclusão existentes em nosso país.
Como será o futuro da grande parcela de brasileiros que não têm acesso a Informática ? Provavelmente serão excluídos do mercado de trabalho.


Por isto fica o convite ....







segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...

BubbleShare: Share photos - Delicious Christmas Recipes.
Neste semestre na interdisciplina Ludicidade, foi criado o Fórum dos Sonhos que foi apresentado desta forma : " um espaço em que todos os sonhos são permitidos. E os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados. E este será o nosso novo desafio: sonharmos acordados sonhos possíveis e porque nao dizer, sonhos inéditos, vividos em nossa prática cotidiana pessoal e profissional. "
Concluímos que nossos sonhos são muito semelhantes, professores sonham com turmas com menos alunos, salas de aulas equipadas, modernas, amplas e adequadas . Sonhamos com mais união, diálogo, compreensão e colaboração entre os integrantes da comunidade escolar. Sonhamos com uma escola de turno integral, que ofereça atividades extra-classe para os alunos como teatro, música, esportes, reforço-escolar, lazer e muita felicidade.
E neste ano um de meus sonhos está sendo realizado. A mãe de um dos meus alunos, que é professora em arte e design, se tornou uma grande "Amiga da Escola ", a querida amiga Mariela Horianski, que se propôs a pintar a sala de aula do Jardim, para tornar esta mais alegre, mais iluminada, mais lúdica e feliz.
A Diretora concordou, comprou o material e nós duas fizemos uma parceria ... estou pintando as paredes e ela está criando desenhos e ambientes lúdicos na sala de aula.
Como dizem por aí : " Sonhar é fácil ! " Mas a contraparte do sonho requer muita dedicação e esforço ...
Por quê pintar ?
  • Porque determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar.
  • A sala estava com cores e tons escuros ( preto, marron, verde para o quadro, tijolos envernizados num tom escuro ) cores que não estavam de acordo com uma sala de Educação Infantil.
  • Pintar uma casa ou uma sala com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para quem ali habita, convive e permanece.
  • Podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas como a Cromoterapia e o Feng-Shui.
  • Cromoterapia : As cores como vibração energética, propagando-se em determinada frequência, produz mudanças químicas de forma sutil no ser humano, interferindo em seu metabolismo quer em nível físico ou emocional.

Concretizando o sonho :

Criamos o projeto, escolhemos as cores e tudo parecia muito fácil, mas a prática mostrou que a tarefa não era tão simples assim. A sala estava com cores muito escuras, as portas eram pretas com marrom, mudamos para cinza claro e amarelo claro ... e como é difícil clarear algo ( assim como é difícil clarear as mentes e a vida ) ... vai uma, duas, três mãos de tinta e o preto tá lá aparecendo ..., estamos trabalhando desde maio, já passamos várias tardes pintando direto das 12,00 hs às 18,00 hs e o trabalho ainda não terminou ... nosso sonho já rendeu muito cansaço e dor no corpo, mas o que importa é o resultado final. Uma sala de aula capaz de inspirar e motivar o sonho, a criatividade e alegria nas crianças que por ali passarem.

Estamos vivenciando algo semelhante na educação a distância, estamos unindo esforços, exemplificando o paradígma da cooperação, da parceria e assim transformando a realidade.
A profª. Neusa tem razão quando diz que " os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados ! "

domingo, 25 de novembro de 2007

A difícil arte de mudar ...

Ao entrar no curso de Pedagogia a distância tive a certeza de que um mundo novo se abriria a minha frente. O novo mundo da educação a distância, as novas tecnologias, as novas formas de adquirir conhecimento, as novas amizades, as novas dificuldades ... O novo ... O contexto mudou e também chegou a minha vez de mudar ... e como é lento e doloroso o processo de renovação. Gosto muito da imagem da lagarta que se recolhe em seu casulo, fica resguardada por algum tempo, passa por um processo de renovação até se transformar em uma colorida e bonita borboleta. Participar de um curso de educação a distância, trouxe várias mudanças na minha vida, mas confesso que ainda não me transformei em uma borboleta.
E se o assunto é mudança, este blog é resultado de uma nova forma de ser. Saber falar de si mesma, compartilhar sentimentos e idéias e se expor para o mundo, isto denota uma grande modificação. Sempre fui uma boa ouvinte, mas agora ando preocupada em ouvir minha própria voz. Ando preocupada com o tempo, ou melhor ... com a falta dele. Preciso lutar contra o cansaço, lutar contra as dificuldades e tentar manter a mente aberta, tranqüila e feliz. Este é um dos desafios que o PEAD trouxe : Administração de recursos, porque os recursos são escassos e o tempo é um maravilhoso recurso. Ando muito preocupada e não consigo me concentrar ... mas mudar exige esforço e dedicação.
Espero poder em breve assim como a borboleta após a metamorfose, poder alçar vôo . O vôo da renovação !

domingo, 18 de novembro de 2007

Blog " Relatos de Experiências "

Ao visitar o Blog Colaborativo Relatos de Experiência, fiquei muito feliz em poder conhecer o trabalho da professora de Informática Educacional Gládis Leal dos Santos de Joinville, SC, Brasil.
Na postagem Softwares Sociais a professora Gládis relata como tem sido a sua experiência de utilizar Blogs colaborativos com seus alunos .
Em abril de 2006 foi criado o Blog Colaborativo sobre a Copa do Mundo 2006, quatro escolas participaram deste projeto :

Caic Prof. Mariano Costa - Joinville - SC
E. M. Profª. Ada Sant' Anna - Joinville - SC
Instituto Francisco Peixoto - Cataguases - MG
Colégio Santo Antonio - MG

O blog se tornou um espaço onde os alunos publicaram descobertas, curiosidades, história da Copa, informações sobre os países participantes, seleções, mascotes, ...
Também se tornou um ponto de encontro dos alunos destas 4 escolas, que deixaram comentários, perguntas e recados. Criaram uma rede de informações tão bem estruturada e rica em conteúdos que o blog se tornou ponto de apoio para pesquisas sobre a Copa para outras escolas. Alunos de Santa Catarina e Minas Gerais compartilharam informações, pesquisas e vibraram pelo Hexa através do Blog, na fase inicial da Copa a postagem sobre " Mascotes " recebeu mais de 40 comentários, o mesmo ocorreu com outras postagem que obtiveram um número expressivo de visitas e comentários.
A função social da escrita, a comunicação e a colaboração foram entendidas e exercitadas pelos alunos, que participaram deste Blog .
Esta postagem nos mostra que novidades tecnológicas como Blogs, Wikis, Chats ... são bem aceitas pelos alunos, mas ainda há uma certa resistência por parte dos professores, mas um trabalho bem estruturado trará resultados positivos e duradouros.
A profª. Gládis também é responsável pelo Blog Palavra Aberta, neste Blog que promove o intercâmbio de idéias, professores e alunos são convidados a participar de formas diferentes como :

- Envio de textos

- Publicação de comentários por escrita ou audio

- Salas de Chat

- Fórum de Discussões

- Mural de Recados


Este blog é mais um exemplo de como a era digital está transformando e recriando a educação.


domingo, 4 de novembro de 2007

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Aos professores ....

As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho:

Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.

Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.

Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução.

Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poética, certamente farão parte do seu dia a dia e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagemhoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz.

Autor: Desconhecido
Professor, parabéns pelo seu dia !

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Perdas ...


"Situações virão, mas por trás da cortina de perda há benefício escondido. Se você for paciente, tiver uma atitude tolerante e ver tudo com introversão, você será capaz de perceber o que está escondido atrás da cortina externa. Você é como um cisne sagrado. Assim como os cisnes podem distinguir jóias entre pedras, você também encontrará benefício em meio à perda."


Fonte : Brahma Kumaris

sábado, 29 de setembro de 2007

Associação Viva e Deixe Viver ...

Contadores de Histórias
Já participei de trabalhos voluntários, minha família sempre foi muito religiosa, e sendo assim passei minha infância e adolescência envolvida com chás, Natais e Festas beneficentes para crianças. Entretanto nos últimos anos estive afastada destas atividades, mas a vontade de ser útil nunca deixou de existir, porque segundo a minha visão este mundo é marcado pela injustiça, deigualdade e egoísmo. Todos precisam pensar e agir com fraternidade e amor, para reverter este quadro.
Sendo assim no ano passado mandei um mail para a Associação Viva e Deixe Viver - Contadores de História - falando da minha vontade de ser Contadora de Histórias para crianças hospitalizadas. Em Julho deste ano recebí uma mensagem dizendo que eu já estava cadastrada e que quando houvesse " Curso para Formação de Contadores " , eu seria avisada.
No dia 9 de Setembro deste ano recebí a notícia da abertura deste curso, fiquei muito feliz com esta oportunidade que se abriu na minha vida. Ser útil e tornar o dia-a-dia de crianças hospitalizadas mais ameno e tranqüilo, tenho certeza que esta atividade fará mais bem a mim do que para as crianças.

As pessoas que convivem comigo sabem muito bem que eu sou do tipo " Desesperar Jamais ..." Agradeço a Deus esta forma de ser. Não gosto de atropelos e acredito que tudo tem a sua hora certa, tudo necessita de tempo e amadurecimento. Também acredito na " Lei da Afinidade "... afins se atraem e se completam. E no PEAD esta lei não deixou de agir. O grupo todo é muito unido e criativo, mas sempre tem aquelas amigas que chegam para ficar, que chegam para criar laços de amizade e companherismo. Uma destas amigas é a Bia Guterres e como sei que ela tem um coração enorme e também conta histórias muito bem e também já participou de outro grupo no Instituto do Câncer, encaminhei o mail recebido para ela, que reencaminhou o mesmo para a Chaine, resultado : No dia 29 de Setembro/2007 - às 14:00 hs, estávamos nós três no Anfiteatro do Hospital da Criança Santo Antonio, assistindo nossa primeira aula.

Dia 1 º de Outubro será a próxima aula, prometo deixar tudo registrado aqui no Blog, tenho certeza que será uma experiência que trará bons frutos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Para refletir sobre ludicidade ...




O mundo é para ser brincado.
A vida é para ser brincada.

Rubem Alves

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

sábado, 22 de setembro de 2007

Portifólio de Aprendizagem ... ( 1 )

Neste 3º semestre ( 2007/II ) uma das atividades do Seminário Integrador III, será a criação de um Portifólio de Aprendizagem , o qual será um relatório, um conjunto de anotações sobre novas aprendizagens, o que mudou na minha vida profissionalmente e socialmente após me integrar ao PEAD / UFRGS - Pedagogia a distância .
Uma nova prática que adquirí com este curso está exemplificada na postagem do dia 18 de setembro, ocasião da primeira aula deste semestre.
Hoje registro por escrito e imagens quase todos os acontecimentos, isto no PEAD, lá na Escola, em casa , no dia a dia ... confesso que sempre gostei de tirar fotos ... e a era de máquinas digitais trouxe rapidez, pois não é mais necessário revelar fotos em laboratórios.
Registrar para fazer persistir determinada informação durante um período de tempo. Criar memórias, guardar a história da caminhada deste curso de graduação, das amizades, dos assuntos interessantes e novos.

Foi com o PEAD que conhecí e criei um Blog, esta incrível ferramenta que nos possibilita registrar por escrito, por imagens e vídeos todos os acontecimentos que entendemos ser importante guardar para depois daqui alguns anos poder dar uma olhadinha, para matar a saudade, para refletir sobre o crescimento que atingimos e nos avaliar.

As evidências desta mudança estão aqui neste blog e também no blog da minha Escola, no qual tenho registrado todos os eventos e fatos da comunidade escolar.Esta mudança nasceu com o PEAD, com o Seminário Integrador I, que foi um verdadeiro " choque tecnológico ", conhecer e saber como usar as TICs, criar Blog, criar Wiki , conhecer todas as " orelhinhas " do ROODA ... foi um grande susto que se transformou em crescimento e amadurecimento da minha forma de realizar as tarefas e ver o mundo.

A primeira mudança identificada é o ato de registrar de forma digital os acontecimentos.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Hoje a Bruna faz 6 anos !


Feliz ! Feliz ! Feliz !

Aniversário !!!

Hoje a Bruna faz

6 anos !!!

Parabéns mimosa !!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Artes Visuais ...

Na primeira aula de Artes Visuais com o profº. Bento, já deu para entrar no clima e sair pesquisando e apreciando o que há de belo na história da arte do Brasil.
Tarsila de Amaral a maior pintora brasileira fez obras maravilhosas !
Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.
Saiba mais sobre Tarsila do Amara clickando no link abaixo :

Tarsila do Amaral

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Um novo semestre inicia ...

This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

Dia 18 de Setembro / 2007 : Terça-Feira, muita chuva, frio e ... O PEAD está iniciando o seu 3° Semestre !
E lá vamos nós ! Foi complicado ir até Alvorada na chuva e de moto, mas valeu a pena ! Basta ver as fotos !
Hoje iniciou as interdisciplinas :

ARTES VISUAIS (EDUAD009) Turma : A - Prof ª. Suyan

LITERATURA INFANTO JUVENIL E APRENDIZAGEM (EDUAD010) Turma : A - Prof º. Bento
Em Literatura vamos fazer uma viagem, conhecer e estudar os Contos de Fadas, os Contos Clássicos, as Fábulas, Poesias e Literatura Infantil.
Hoje assistimos a um vídeo " brilhante " que mostrou de forma clara e divertida o que se pode ou não fazer ao " contar histórias ".
Artes Visuais será uma encantadora aventura por Museus ( Virtuais ) e obras de arte !
Este semestre promete ser incrível !