domingo, 18 de outubro de 2009

Redes Digitais ...



Gradativamente as redes digitais estão transformando a educação, estamos presenciando o nascimento de uma pedagogia ativa e criativa.
Com as redes digitais a educação é construída com base nas trocas, educadores e educandos compartilham idéias, soluções de problemas, incertezas e conhecimento.
Interagir é a palavra-chave, o novo paradígma de educador exige que este participe ativamente, incentive e oriente a construção e interação do conhecimento.
A educação a distância ou presencial por redes digitais traz uma série de vantagens como:
  • Interação entre alunos, colegas e professores.
  • Flexibilidade de tempo.
  • Possibilita a aproximação de pessoas com interesses e objetivos comuns, não fronteiras geográficas.
  • É um trabalho cooperativo.
  • Apropriação de conhecimento e uso de ferramentas interativas - Blogs - PbWorks - Softwares Educativos - Fóruns - Chats ...
  • Aprendizagem continuada e com mais qualidade - A maioria das ferramentas podem ser editadas com novos links, imagens, textos e vídeos a qualquer momento do processo de ensino / aprendizagem.
  • Criação de comunidades digitais.
Educação e comunicação são as bases de uma nova escola capaz de democratizar o conhecimento e assim preparar as novas gerações para o uso ativo e crítico das novas tecnologias.

sábado, 17 de outubro de 2009

A Era da Comunicação ...


A internet surgiu na década de 60 como resultado de pesquisa militar norte-americana e iniciou um processo de expansão tão intenso que hoje é uma imensa rede de redes de computadores que trocam informações rapidamente.
Hoje não há mais diferenças geográficas e de tempo, uma informação percorre distâncias em segundos, estamos vivendo a era da COMUNICAÇÃO.
As Tics invadiram o mundo da educação e são vistas por muitos como um desafio a ser transposto, entretanto elas são na verdade uma grande opotunidade de finalmente transformar nossa educação, nossas escolas e nossos professores.
Blogs, PbWorks, Chats, Glogs, Slides, Fóruns, Vídeos, PowerPoints, Bancos de Dados, permitem transformar profundamente as formas de organização, didática e conteúdos da educação.
Aderir e dominar ferramentas da era digital não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência.
Não basta modernizar a educação é preciso repensar o papel do professor como mediador deste processo de transformação.
Como professora sei que as formas tradicionais de educação são insuficientes e ineficientes diante do contexto atual, entretanto há uma longa distância entre teoria e prática.
Não sou e nem penso mais como há anos atrás, mas também não sou o que eu gostaria de ser. Um exemplo disso é o hábito de responder as perguntas dos alunos automáticamente, venho me vigiando ... e procuro sempre fazer o aluno pensar ao responder com outra pergunta, mas reconheço que muitas vezes saio respondendo ... e desta forma podamos o raciocínio, autonomia e criatividade de nossos alunos.
É tão mais fácil ser aquele professor que transmite informações e conteúdos e que faz provas e testes para comprovar a aprendizagem. Além de ser mais fácil tem o sistema educacional e a sociedade ( pais e responsáveis ) que cobram esta prática.
Outro fato é a falta da tecnologia, a escola em que trabalho não possui Laboratório de Informática, sei que não basta ter computadores e continuar fazendo as mesmas coisas, mas no curso PEAD ( Pedagogia a distância ) estou conhecendo e desenvolvendo competências que eu gostaria de pôr em prática com as crianças.
E para encerrar esta reflexão vou lembrar o compositor Raul Seixas, porque diante de tantos desafios ando me sentindo uma verdadeira " Metamorfose Ambulante ".
E do processo de metamorfose da cada professor surgirá a Metamorfose da Educação e com ela uma nova sociedade com cidadãos autônomos, criativos e reflexivos.

sábado, 26 de setembro de 2009

Dia Nacional do Surdo ...

Aqui no Brasil esta data é de grande importância para a comunidade surda, porque foi fundada no dia 26 de setembro de 1857 a primeira escola de surdos, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, no Rio de Janeiro, pelo prof. francês surdo Eduard Huet.
Naquela época não havia no Brasil educação pública para surdos, as famílias relutavam em educá-los fato que dificultou o trabalho do professor e a implantação da escola.
Eduard Huet nassceu em Paris em 1822; a família pertencia à nobreza francesa. Aos 12 anos ficou surdo em conseqüência de sarampo, estudou no Instituto Nacional de Surdos de Paris, onde se formou professor.
Na França foi professor e diretor do Instituto de Surdos de Bourges.
Era Conde e casou-se em 1851 com uma dama alemã chamada Catalina Brodeke e emigrou para a Corte Portuguesa no Brasil em 1855.
Hoje a comunidade surda comemora com muito orgulho esta data.







terça-feira, 22 de setembro de 2009

Chegou a Primavera ...

A Primavera está chegando ! É sempre bom marcar a data com uma atividade criativa e lúdica com as crianças. Encontrei esta atividade chamada " O Vôo da Borboleta ", que além de ser bem divertida é uma boa sugestão para aula de Educação Artística.

Material :
  • Bandeijinha de isopor;
  • Balão de festa ( para escultura / alongados );
  • Caneta hidrocor de ponta porosa;
  • Tesoura;
  • Fita adesiva;
Modo de fazer :
  • Pegue um balão de festa do tipo alongado e com uma caneta de ponta porosa faça o desenho de dois olhos.


  • Usando uma bandeijinha de isopor desenhar e recortar um par de asas para a borboleta.



  • Pintar com cores bem alegres, usando caneta de ponta porosa.



  • Encher o balão, fixar a ponta e fixar as asas da borboleta.


  • Depois é só soltar a ponta e ver a borboleta voar !


  • É só encher o balão e bricar com o " Vôo da borboleta ".


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nossa amiga árvore ...


Hoje é 21 de setembro - Dia da árvore. Um ótimo dia para passear com os alunos, sentar embaixo de uma árvore, desfrutar sua sombra, experimentar seus frutos, conversar e brincar com este ser vivo que garante a nossa existência aqui no planeta.
Vamos abraçar uma árvore ! E neste abraço expressar nossa gratidão e respeito, porque árvore é tudo de bom. Este ser vivo dádivoso protege a terra, mantém o ar úmido, produz frutos, produz oxigênio, nos proporciona alegria e vitalidade com sua presença magestosa e iluminada.
O dia 21 de setembro foi escolhido aqui no Brasil para comemorar o Dia da Árvore pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.
O dia da árvore é comemorado em todo o mundo em datas diferentes. Porque todos sabem da importância deste ser vivo para a nossa própria vida.
E lembrando a sabedoria popular que diz que todas as pessoas para se sentirem plenamente realizadas nesta vida devem :
  • Ter um filho;
  • Plantar uma árvore e
  • Escrever um livro.
Eu já plantei algumas árvores. E você ? Já plantou ?
Hoje é um bom dia para pensar nisso, na escola, em casa ou no trabalho.

sábado, 19 de setembro de 2009

Semana Farroupilha ...



  • Músicas deste GLOG:
  • Hino do Rio Grande do Sul ( Gaudério ) - Elton Saldanha
  • Céu, sol, sul, terra e cor - Os Serranos

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

domingo, 13 de setembro de 2009

Domingo com chuva ...

Mais um domingo de chuva ! Eu aqui pensando nas leituras e atividades para o PEAD, em corrigir provas, elaborar pareceres descritivos e no Conselho de Classe da próxima semana; e ao meu lado a Bruna cheia de energia pensando em sair, correr e brincar.
Como chegar num acordo entre estes dois universos ?
E como tudo na vida tem os seus dois lados, o mesmo computador que rouba horas de convivência familiar e de lazer, nos dias de chuva se torna um bom aliado para acalmar um pouco toda a energia, vontade de correr e pular da Bruna, também conhecida por Pipoca.
Não tem jeito, a criançada de hoje é DIGITAL !
Clickar, abrir e fechar janelas, copiar, colar, arrastar, adicionar imagens ... tudo isto e muito mais as crianças de hoje aprendem de forma quase que intuitiva.

A Bruna adora desenhar no TUX PAINT; que é um programa educativo e divertido, com ferramentas simples que emitem sons próprios ao serem utilizadas .
Com ele é possível soltar a criatividade e criar lindos desenhos.
Este software tem uma série de recursos como: carimbos e efeitos especiais ( arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, mágicas, borrar, tijolos, contornos, caligrafia, efeiito de giz, relevo, escorrer, preencher, inverter, distorção, tijolos de vidro, pintura metálica, negativo, desenho animado, fagulhas, bolhas de sabão, grama, caleidoscópio, ondulado, flor, espelhar, ondular ) .
Logo abaixo uma criação da Bruna ( 7 anos ) :



Não é uma graça ??? ... Coisas de mãe coruja ...

sábado, 12 de setembro de 2009

O que mudou ? Por que mudou ?

Não resisti ! Quando me deparei com esta imagem logo pensei:
- Esta vai para o Blog !
E agora só resta perguntar:
  • O que mudou ?
  • Por que mudou ?
  • Onde mudou ?
  • Quais os resultados futuros desta mudança ?
Como professora posso comprovar que as imagens retratam uma realidade vivida atualmente pelas escolas.
E também é justamente por isto que eu discordo quando dizem que " atualmente os pais estão delegando à escola a tarefa de educar os filhos "; se houvesse de fato uma transmissão de poderes, os pais não se voltariam " enfurecidos " contra a escola todas as vezes que esta tenta estabelecer limites e responsabilidades em seus filhos.

Lembrando Paulo Freire: " Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte. "

Conforme a criança vai crescendo ela recebe do ambiente ( familiar, escolar e social ) em que vive informações e exemplos que moldam a sua personalidade.
A escola sozinha não tem força para mudar o caráter de uma criança.


E fica uma lembrança aos pais:
Por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “ berço ” dado pela família, pelos exemplos, bons ou ruins, que a criança recebe dos pais.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

O pai da Didática ...

Jan Amos Komenský (em português Comenius ou Comênio) (28 de março de 1592 - 15 de novembro de 1670) foi um religioso, professor, cientista e escritor checo, considerado o " Pai da Didática ".

A obra mais importante de Comênio, " Didactica Magna" , marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente.
A didática Comeniana é a expressão pedagógica da transição da Idade Média à Moderna. Representa um momento histórico específico em que o " velho " modo de ensinar se passa ao " novo " e neste contexto encontramos características de um e outro simultâneamente.
Comênio vivenciou várias guerras, dificuldades e injustiças pois, seguiu carreira religiosa do grupo protestante Irmãos Boêmios. Sendo assim teve que fugir para a Polônia quando, no início da Guerra dos 30 Anos, em 1618, o rei Ferdinando II decidiu reimpor o catolicismo na Boêmia. Sua revolta com a situação o levou a escrever obras filosóficas e pedagógicas satirizando a ordem vigente e propondo mudanças radicais.
Comênio, de fato revolucionou a sociedade de sua época. Num momento histórico em que o habitual era o uso da " palmatória ", Comênio lutava por uma escola na qual as crianças seriam respeitadas como seres humanos dotados de inteligência, aptidões, sentimentos e limites. Ele também defendia em seu livro " Didática Magna " - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos - o direito de todas as pessoas – absolutamente todas – à educação.

Comênio foi capaz de trazer a realidade social para a sala de aula, fazendo uso dos meios tecnológicos mais avançados da época. Encantado pela invenção da imprensa e pela possibilidade de disseminação de conhecimento que ela representava, Comênio criou a expressão "didacografia" para designar o método universal de ensino que ele pretendia inaugurar.

O que há de " familiar " entre Copêmio ( século XVII ) e nós educadores do século XXI ???

  • Hoje também estamos vivenciando um período de transição na educação.
  • O " velho " modo de ensinar ( com aulas expositivas, com transferência de conteúdos, quadro verde, mimeógrafo, cópias e memorizações ) está abrindo espaço para o " novo " ( a era Digital, com Laboratórios de Informática e com professores dispostos a aprender e construir o conhecimento ao lado de seus alunos, assumindo assim o papel de mediadores da educação ).
  • A Educação para todos ainda não é uma realidade, tanto que escolas e professores não se sentem aptos para a Inclusão de crianças com necessidades especiais.
  • Comênio era fascinado pela invenção da imprensa, educadores de hoje tanto quanto as crianças ficam encantados com as TICs e tudo que a WEB é capaz de trazer de bom para a educação.
  • Foi criado ( século XX ) o ECA Estatuto da Criança e Adolescente - uma tentativa de proteger e dar a toda criança o direito de ter " infância ", o direito de estudar, brincar com saúde, carinho , atenção e cuidados. Comênio foi o primeiro filósofo a falar com carinho e respeito às crianças.
  • Comênio era revoltado com a situação política que vivenciou; hoje todo brasileiro ao assistir os constantes escândalos na esfera política nacional e aqui no RGS, igualmente deve ficar muito revoltado.
  • Quem não se revolta hoje com o descaso das autoridades com a saúde, educação e segurança pública ????
  • Mas Comênio mostrou ser um homem de fibra e de ideais, pois apesar de todas as adversidades, estudou, trabalhou e criou uma nova didática que revolucionou o seu tempo.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

domingo, 6 de setembro de 2009

Gripe A ...

Está disponível no site da Revista Nova Escola um Plano de Aula  muito interessante cujo tema é a Gripe A ( H1 N1 ).

Este planejamento é adequado para 5º e 6º ano, mas pode ser adaptado para outras turmas.

Conteúdo:  Saúde e prevenção de doenças.

Objetivos:  

  • Compreender algumas formas de propagação de doenças.
  • Conhecer alguns agentes causadores de doenças.
  • Discutir atitudes para evitar uma epidemia.
  • Reconhecer porque algumas epidemias são mais fáceis de serem controladas e evitadas em relação à atual gripe A.
  • Conhecer a existência de microrganismos como vírus, bactérias e protozoários.

Veja nos links abaixo:

Fontes:  Revista Nova Escola

               Brasil Escola

Foto:      

http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Sa%FAde&vCod=65752

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Analfabetismo no Brasil ...


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 14 milhões de analfabetos vivem hoje no país. Este número representa 10% da população brasileira com mais de 15 anos.
São 14 milhões de pessoas excluídas do mundo da informação.
Considerando que o analfabetismo é fator de desigualdade e exclusão é de fato um número preocupante.
Estes são os fatores mais comuns causadores do afastamento escolar:
  • Pais analfabetos e desmotivados que não conseguem visualizar perspectivas em mandar seus filhos para a escola;
  • Pais machistas, embora em pleno século XXI, ainda encontramos em algumas regiões brasileiras a idéia de que a mulher precisa saber trabalhar em casa, escola não é necessário.
  • Necessidade de trabalhar;
  • Paternidade e maternidade precoces;
  • Distância das escolas - em zona rural ou em grandes cidades, muitas vezes a escola mais próxima fica muito longe.
  • Falta de dinheiro, transporte e oportunidade.
Ao alfabetizar crianças é possível ver o quanto o ato de ler e escrever exige competências e energia dos pequenos. É emocionante ver as primeiras leituras e o esforço empreendido.
Por isto tenho o maior respeito e admiração por todo jovem ou adulto que decide frequentar as aulas do EJA Educação de Jovens e Adultos.
Ao esforço de aprender decodificar o código escrito ( ler, escrever e interpretar ) outros empecilhos aparecem para quem precisa se alfabetizar estando já na idade adulta como:
  • Cansaço, devido a longa jornada de trabalho;
  • Falta de auto-estima ( sentimento de culpa e vergonha );
  • Desemprego;
  • Acomodação diante do trabalho braçal; ( Muitos acreditam que para realizar certas atividades não é necessário saber ler, escrever e interpretar . )
  • Distância das escolas;
  • O custo da educação, mesmo estando no ensino público o ato de estudar necessita de material, transporte e alimentação.
Entretanto a alegria que esta conquista traz para quem consegue se alfabetizar depois de adulto é semelhante a que crianças de 6 ou 7 anos vivenciam no Ensino Fundamental.
Um mundo novo se abre para jovens e adultos.
Muito mais do que alfabetizar as Escolas para Jovens e Adultos necessitam ter uma metodologia voltada para a formação de cidadãos, com aulas dinâmicas e estimulantes ( depois de um dia de trabalho, é tentador ir para casa dormir, ficar com a família ou assistir TV ).
Também é importante a ligação dos conteúdos com a vida dos estudantes, usando a experiência de cada um. É possível estudar gramática e ortografia com receitas de culinária ou com textos que ensinam como cultivar, armazenar alimentos; cuidado com crianças ... enfim assuntos interessantes e úteis para o perfil da turma.
E assim com se faz com os pequenos é preciso promover entre os colegas o sentimento de grupo, de amizade, respeito e cooperação, porque se não há vínculos, não há aprendizagem.

Hoje inicia a interdisciplina EDUAD 020 A - Educação para Jovens e Adultos no Brasil do PEAD/UFRGS - tenho certeza que será muito bom compreender melhor esta Escola que é capaz de desvendar novos horizontes aos brasileiros que se empenham em retornar e continuar seus estudos.



domingo, 30 de agosto de 2009

" O menininho " ...

Para realizar a atividade 1 da interdisciplina EDUAD 036 A - Didática, Planejamento e Educação, foi necessário ler o texto: " O Menininho " de Helen Buckley e confesso que esta leitura desencadeou em mim um sentimento de tristeza e pesar.
De forma simples e clara a autora mostra o quanto a escola pode podar a criatividade, o entusiasmo, o senso crítico e reflexivo das crianças. E faz tudo isso em nome da ordem e da disciplina.
" Era uma vez um menininho bastante pequeno que contrastava com a escola bastante grande. "
Ao entrar na escola a criança encontra um mundo novo, chega cheia de curiosidade e expectativas e infelizmente muitas vezes o resultado da vivência escolar é a acomodação e a aceitação de tudo sem reflexões ou questionamentos, como a autora mostra nas falas:
" ... o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora. "
" ... ele não fazia mais as coisas por si próprio ... "
O menininho ( felizmente ) mudou de escola, mas não sabia mais desenhar ... e quando teve a oportunidade de expressar sua criatividade, desenhou uma flor vermelha com o caule verde, tal qual como a antiga professora havia ensinado e rotulado de certo e bonito.
Penso que um dos papéis da educação é fazer com que todos acreditem que está em nós o poder de mudar o mundo a nossa volta, mas para provocar mudanças é preciso ser crítico, reflexivo, criativo e autônomo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Glogster ...

A postagem anterior foi criada com uma ferramenta encontrada na WEB, chamada GLOG.
Quem gosta de editar imagens e criar montagens vai adorar esta idéia.
Com esta ferramenta online é possível criar murais, há uma variedade de opções de escolha para:
  • Adicionar fundos, ícones, etiquetas, imagens, gráficos, vídeos e música.
  • É possível fazer upload de fotos, músicas e vídeos.
Como professora fiquei pensando ... está aí a versão digital dos tradicionais cartazes feitos com cartolina e dos murais elaborados com papel pardo.
O GLOG pode ser um bom aliado em aulas realizadas nos Laboratórios de Informática.
Com ele os alunos podem falar dos assuntos que gostam, que acham interessante, podem expressar seus sentimentos, idéias e criatividade.
E também podemos direcionar um pouco o tema dos GLOGS criados na escola.
Por exemplo: Com o tema FOLCLORE é possível solicitar a criação de GLOGS para registrar a pesquisa sobre o Folclore das diferentes regiões Brasileiras.
Imaginem a riqueza de um mural com fotos, textos, vídeos e música sobre a cultura destas regiões.
Outras vantagens: É uma ferramenta gratuíta ( lembra o Fotolog ) é preciso fazer um cadastro simples e rápido. Tem edição em Português é fácil de ser usado, com poucos clickes o mural está pronto. Pode ser compartilhado por LINK, MAIL ou EMBED CODE, e também permite receber comentários.

No GLOG criado para a postagem anterior ao clickar em PLAY será possível escutar a música " Paz pela paz ... de Nando Cordel. "
É uma forma de desejar um semestre iluminado e repleto de paz para todos !


sábado, 15 de agosto de 2009

Férias ...

Férias é tudo de bom !
Abençoado momento de pausa.
Como é bom parar !
Quebrar o rítmo, não se importar com o relógio, fazer coisas diferentes ou simplesmente ficar em casa de pijama o dia inteiro. Nos dias de chuva se faz bolinhos de chuva, nos dias de sol se faz pic-nick no parque. Na primeira semana fez tanto frio que eu quase nem botei o nariz para fora de casa, entretanto esta última semana de férias está com uma carinha de Primavera ... um sol quentinho, ideal para ir a parques.
É preciso parar, organizar as idéias, a casa, os armários e o próprio rítmo de vida.
Dia 17 voltarei com as energias recarregadas, cheia de idéias e novos projetos para o 2° semestre de 2009.
Um bom retorno para todos !

sábado, 1 de agosto de 2009

" Ler é transformar. " ( Paulo Freire )



De acordo com esta pesquisa: Qual será o poder de transformação do povo brasileiro ???

Movimento por um Brasil Literário ...

  • É possível transformar o Brasil em um país de leitores ?
  • O que entendemos por um país de leitores e o que esperamos dele ?
  • Como fazer para que as ações existentes de promoção da leitura possam convergir para uma atuação conjunta na construção de um país leitor ?
Estas foram as questões que orientaram o debate realizado no dia 02 de julho/2009 durante a " Festa Literária Internacional de Paraty ( FLIP ).
Neste dia, o escritor e poeta Bartolomeu Campos de Queirós leu o Manifesto por um Brasil Literário, construído a partir do anseio das instituições envolvidas em promover a leitura de livros de literatura.

Vale a pena assistir o vídeo ! O poeta e escritor Bartolomeu Campos de Queirós faz uma profunda e bela reflexão sobre o ato de ler.