domingo, 30 de março de 2008

Auto-avaliação - Portfólio de Aprendizagens/2007/II

O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como um registro organizado e baseado nos trabalhos produzidos pelo aluno, ao longo de um determinado período de tempo, de forma que este possa proporcionar uma visão detalhada da aprendizagem obtida.

O Portfólio também reflete a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo do curso. Permite uma contínua avaliação. O processo de aprendizagem é dinâmico, tem momentos de entusiasmo, momentos de reflexão, recolhimento e momentos de expansão, de socialização e trocas de idéias com o grupo. Nada melhor do que um Blog para socializar idéias, e o objetivo desta postagem é analisar e fazer uma auto-avaliação do meu último portfólio, criado no final do 2° semestre de 2007.

Não será possível fazer uma análise comparativa da minha apresentação final com outras apresentações, porque fiz minha apresentação no primeiro horário da tarde, e logo após me apresentar fui dispensada e não assisti outras apresentações.

O Portfólio foi dividido em 3 blocos :

1 - Práticas pedagógicas ou o que faço na escola e na sala de aula com o que aprendo no curso.

2 - Tecnologias da informação e comunicação no apoio às Interdisciplinas.

3 - Aprendizagens e Integração das Aprendizagens.

1 º Bloco - Em 2007 trabalhei na Educação Infantil - Jardim nível B, sendo assim todas as interdisciplinas realizadas foram agradáveis e diretamente ligadas a minha prática com as crianças.

Teatro : Crianças de 4, 5 e 6 anos estão aprendendo a ver e a entender o mundo, para isso dramatizam e utilizam o imaginário para se relacionar e treinar a viver ) brincar e dramatizar é necessário e vital nesta faixa etária.

Ludicidade : Na Educação Infantil o imaginário e o real se confundem e brincar e jogar trazem para a crianças valiosa oportunidade de aprendizado sobre a vida, jogando se aprende a solucionar conflitos, se aprende a respeitar o outro, a compartilhar brinquedos, sentimentos e emoções.

Artes : A expressão gráfica da criança mostra o que ela sente, sua maturidade emocional e cognitiva, e a interdisciplina de Artes foi útil e criativa.

Música : Cantando a criança expressa emoções, desenvolve a oralidade, o rítmo, a motricidade ( ao dançar ) e a concentração .

Literatura Infanto-Juvenil : Aqui estudamos a arte de " Contar Histórias " , e foi o que eu fiz, contei muitas histórias para meus alunos neste semestre, eles criaram e dramatizaram as próprias histórias tudo de forma lúdica, artística e criativa.

Ser contadora de histórias já era um projeto antigo, mas foi neste semestre que ele se tornou realidade, e aqui está uma grande mudança, pois participei do Curso de capacitação de Voluntários para contar histórias em Hospitais. Me sinto muito feliz em poder dar um pouco de conforto aos pequenos pacientes, tirá-los do foco da dor e do desconforto, poder trazer o sonho, a alegria e a esperança.
Muitas destas ações foram registradas e fotografadas no blog, mas estou estudando novas formas de registrar as atividades e mudanças no futuro, pois minha apresentação de 10 minutos foi embasada na exposição oral, pois contava com a conecção via internet, que não foi possível, pois pretendia ilustrar a apresentação com imagens do blog. Foi um erro contar com a conexão, sem ter um plano B, havia pensado em fazer um apanhado de fotos e imagens num PowerPoint, mas como era apenas 10 minutos, optei pelas imagens do blog.
Aprendí a lição, não se pode contar com um único recurso, este pode falhar.

Na Associação " Viva e Deixe Viver " conhecí a importância do que eles chamam de 3 Cs :
Consciência - Comprometimento e Constância

Atributos essenciais para ser voluntário, para ser um bom aluno e um bom profissional.

Eu vou acrescentar mais um C = CURIOSIDADE.

Sou muito curiosa, não nego e atualmente estou pesquisando e aprendendo a usar uma ferramenta muito interessante que será muito útil para a criação de novos portfólios que é a produção de MAPAS CONCEITUAIS, me apaixonei é fantástico !

2 ° Bloco - Tecnologias de Informação e Comunicação :

Neste bloco as mudanças são claras e evidentes, participar de um curso a distância que visa ensinar novas tecnologias que poderão ser usadas com os alunos, pois todas são em ambientes gratuítos ( Blog, PbWiki, Fóruns, Woki, SlideSchow e 0utros ) é muito gratificante e por isto criei o BLOG ROQUE CALLAGE - http://roquecallage.blogspot.com/ . Blog é uma incrível ferramenta pedagógica, porque ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora. Só lamento que minha escola não tenha Laboratório de Informática, pois gostaria que o Blog que criei para a escola tivesse a presença e postagens dos alunos.
Mas de qualquer forma a criação deste blog é uma tentativa de dar consciência aos professores e alunos, que mais uma forma de exclusão está se criando e tomando forma, a exclusão digital.
Alunos que não possuem conhecimento de Informática, poderão competir e entrar no mercado de trabalho no futuro ?
Também constatei que há muita resistência as novas tecnologias, sempre por parte dos professores, porque a maioria pertence a gerações que não conviveram com micros domésticos, por outro lado os alunos sempre buscam e estão abertos ao novo.

3 ° Bloco : Aprendizagens e Integração :

O Curso de Pedagogia a distância traz no nome uma grande contradição : a distância, justamente por ser a distância que ele cria uma grande, intensa e forte rede de amizades :
As atividades de grupo são extremamente lúdicas, positivas, criativas e une o grupo criando amizades, gerando novos pensares, novos saberes , novas formas de ver o mundo, coisas inerentes ao ato de se expor e conviver em grupo.
Isto muito claro com a atividade em grupo da interdisciplina Literatura Infanto-Juvenil em conjunto com a interdisciplina de Teatro - cada grupo deveria apresentar uma história infantil.
O meu grupo apresentou " O Grúfalo " - e todos participantes do grupo e todos que assistiram se encantaram com os momentos de leveza e alegria que a contação de histórias é capaz de proporcionar.
Fazer uma auto-avaliação é como fazer um auto-retrato, atividade que costumo fazer sempre com meus alunos, olhar para si, se auto-conhecer inicialmente como se estivesse na frente de um espelho e depois progredir e descobrir que influência minha presença causa na família, na turma, no mundo, na minha vida e na vida dos outros.
Ao avaliar este portfólio, concluí que embora minhas mudanças transformaram minha vida e minha prática, necessito desenvolver formas de mostrar estas mudanças mais concretamente, talvez criando tabelas e coletando dados, para dar mais clareza e argumentação ao assunto.

sábado, 1 de março de 2008

O 4° Semestre do PEAD já vai começar ...


Março chegou ! E com ele chegou o início do ano letivo nas escolas Estaduais, muitas mudanças e também o início do PEAD - Pedagogia a distância / UFRGS.

Confesso que já estou com saudades do PEAD, dos trabalhos, das leituras, dos grupos, das colegas, professoras, tutoras, da caixa de mail sempre lotada, enfim logo, logo tudo voltará ao normal ... as férias acabaram e a correria vai começar !

As aulas nem iniciaram e o PEAD já tem uma novidade : a criação de um Fórum no Wiki, uma nova ferramenta, uma nova forma de se comunicar e compartilhar idéias, sentimentos e avisos.

E para iniciar o ano letivo com o pé direito este lindo texto de Carlos Drummond de Andrade :


" Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar, que daqui para diante vai ser diferente. "


domingo, 23 de dezembro de 2007

Feliz 2008 !

BubbleShare: Share photos - Delicious Christmas Recipes.

Feliz Natal !

Quero ver
Você não chorar
Não olhar pra trás
Nem se arrepender do que faz

Quero ver o amor vencer
Mas se a dor nascer
Você resistir e sorrir

Se você pode ser assim
Tão enorme assim,

Eu vou crer...

Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor..

Bom Natal,
Um Feliz Natal,
Muito amor e paz pra você...
Pra você...
Pra você...

FELIZ NATAL !



segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Expressão gráfica ....


É dura a vida de filha de professora ! A Bruna ( 6 anos ) que o diga ! Desde os 2 aninhos ela ganha papel e lápis para desenvolver a motricidade, criatividade, ........ e tantas outras coisas que professoras adoram avaliar !
E sendo assim ela desenvolveu o hábito e o gosto pela pintura e desenho !
Todos os dias ela faz desenhos e me dá de presente !
O presentinho de hoje foi esta linda casa colorida !
Ela anda muito feliz porque aprendeu a escrever a palavra amor e a desenhar estrelas !
Como estou muito sensível e emotiva hoje, resolví publicá-la no Blog !

Meu primeiro diploma ...

Com muita emoção e alegria a turminha do Jardim B se formou neste sábado, 08 de Dezembro de 2007.
No próximo ano ( 2008 ) todos estarão freqüentando o 1 º Ano do Ensino Fundamental.
Adeus ! Educação Infantil !
Para comemorar apresentaram músicas de Natal .

BubbleShare: Share photos - Cheap Hotels Vegas

domingo, 9 de dezembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...( 2 )



Sou professora de uma turma de Educação Infantil – Jardim Nível B – na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage. Os alunos têm entre 5 e 6 anos, nestas idades o real se confunde com o imaginário, e pode-se ver como é bela e incansável a imaginação infantil.
É a fase do jogo simbólico, é quando brincar se faz necessário e vital para compreender e se relacionar com o meio, para dominar e aliviar angústias, para sonhar, criar e recriar a realidade e assim se desenvolver psico-socialmente. Na Educação Infantil se trabalha muito o esquema corporal, a percepção do próprio corpo e do corpo do colega, nossa sala tem espelho, roupas diversas, fantasias, colares, pulseiras e outros acessórios que todos gostam de usar e brincar de “ Faz de conta que agora eu sou ... “; tudo é sonho, tudo é simbolismo.


Neste semestre com a interdisciplina TEATRO E EDUCAÇÃO com o professor Gilberto Icle, realizamos um significativo estudo sobre o teatro, as " Formas de Abordagem Dramática na Educação ", que são as seguintes :



  • Método Dramático

  • Teatro Criativo

  • Movimento Criativo

  • Teatro Escolar

  • Jogo Dramático

  • Jogos Teatrais


Fazer e brincar de teatro em sala de aula é muito bom e importante, porque através desta prática :

  • Incentiva-se a criação e observação;

  • Possibilita-se variados meios de expressão;

  • Liberta-se sentimentos;

  • Desenvolve-se hábitos, atitudes e habilidades;

  • Desenvolve-se maneira reflexiva de pensar;

  • Amplia-se conceitos levando a generalizações;

  • Desenvolve-se a criatividade e oralidade;


Um dos trabalhos da Interdisciplina Teatro e Educação foi a criação de um inventário relatando uma prática de teatro com os alunos, escolhí e apliquei a técnica " TEATRO DE MÃOS ", que é muito lúdica e criativa, os alunos adoraram.



Teatro Criativo - parte da idéia de que a atividade teatral deve ser considerada uma disciplina. Tem como base o jogo dramático. “O jogo dramático se caracteriza pela livre expressão, por um discurso espontâneo que é cada vez mais desenvolvido pela improvisação e interpretação. A cada faixa etária há um tipo de jogo e quanto mais velha a criança mais condições ela tem de compreender a linguagem teatral.”

Nesta proposta foi utilizada a técnica “ Bonequinhos de mão “.
Foi criado um palco, com cadeiras cobertas com TNT, os atores se escondiam atrás das cadeiras, para aparecer apenas os personagens da história.

Foi dado um tema : “ Gatinho doente “.

A partir do tema foi criado um diálogo entre os personagens, uma menina escolheu ser a gatinha doente, que seria a Hello Kitty.
Começaram a história com .... “ Era uma vez uma gatinha que morava na floresta, e um dia ficou muito doente, cada um deu uma sugestão de doença, sarampo, dor de cabeça, dor na barriga ... e da mesma forma todos tentaram dar conselhos e soluções para a doença da gatinha.
Apareceu um monstro amarelo e azul que lançou um feitiço que deixou a gatinha doente, mas veio outro bruxo e curou a gatinha.
Os alunos criaram coletivamente a história e conforme o contexto eu fiz algumas indagações como :
- O que sentimos quando estamos doentes ?
- O que gostamos de receber das pessoas quando estamos doentes em casa ou no hospital ?
- O que devemos fazer para evitar doenças ?
- Eu posso entrar correndo e gritando dentro de um hospital ?
- O remédio que a gatinha precisava tomar era muito ruim. O que ela fez ?
- Quem vai fazer um desenho bem bonito para dar de presente para a gatinha e deixá-la mais feliz ?
- Quando o monstro apareceu ... ela sentiu medo ?
- A gatinha tem medo ?

Desta forma foi possível trabalhar conteúdos de higiene e cuidados com o corpo, boas maneiras e também valores como amizade, solidariedade, dedicação e respeito.

Os bonecos nesta vivência foram desenhados pela professora com canetinhas, nas mãos das crianças, mas com crianças maiores, um colega pode pintar na mão do outro.

É muito bom e prazeroso fazer teatro em sala de aula, em todas as séries e níveis ( Fundamental e Médio ).

Para pensar, mudar e apoiar ...



Há quatro tipos de pessoas e possibilidades:


  • Aquele que ignora a necessidade de mudar.
  • Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas tenta manter o status quo.
  • Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas não vê como fazê-lo.
  • Aquele que aceita que o momento atual é o mais importante da história para fazer todas as transformações necessárias.
  • O primeiro é atropelado pela mudança sem entender o que está acontecendo.
  • O segundo tenta viver inutilmente no passado dos tempos dourados, quando os paradigmas existentes funcionavam parcialmente.
  • O terceiro permanece sem perspectivas.
  • O quarto abre as portas de um novo mundo.

Fonte : Brahma Kumaris

Preparando e apresentando a história do " Grúfalo " ...???

Novas formas de interação e socialização ...




Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro/2007 eu juntamente com as colegas Bia Guterres e Chaine, participamos do processo de seleção de novos contadores de histórias da Associação Viva e Deixe Viver.
A seleção foi realizada por uma série de palestras, estudos e práticas.
Para ser voluntário devemos ter sempre em mente os 3 Cs :
  1. Consciência

  2. Comprometimento

  3. Constância

E desta forma cumprimos a seguinte agenda :

22/09 - Sensibilização - Equipe Viva e Deixe Viver

01/10 - Mestre do Tempo

08/10 - Pensamento Positivo - Organização Brahma Kumaris

15/10 - O que é ser voluntário

22/10 - Ambientação Hospitalar - Controle de infecções e Serviço de Psicologia

29/10 - A arte da contação de histórias para crianças hospitalizadas

05/11 - Aprendendo a perder - Equipe de Psicologia

Todo mês de novembro - Vivência Prática - Voluntários Viva .

07/12 - Formatura

Durante o mês de novembro participamos das aulas práticas, conhecemos o Hospital da Criança Santo Antonio e visitamos alguns quarto para contar histórias.

Fiquei emocionada e impressionada com a mágica da contação de histórias. Como professora conto histórias para os alunos e também para a Bruna minha filha e sei que todos gostam muito de ouvir e sonhar com as histórias. Entretanto, no hospital o efeito tranqüilizante e lúdico da contação fica mais evidente. Não sei se é devido ao ambiente ou a notória fragilidade das crianças, mas o resultado é imediato.

No meu primeiro dia de prática, quando eu estava passando pelo corredor do Hospital, encontrei um menino de 5 anos, que estava acompanhado pela mãe que tentava caminhar um pouco com ele para exercitar as pernas. Ele estava chorando e muito aflito . Perguntei se ele gostaria de ouvir histórias e ele disse que sim. Então fomos até o quarto, ele deitou na cama, lhe mostrei os livros que eu tinha e perguntei qual ele gostaria de ouvir. Ele escolheu uma histórinha do Cliffort, " o gigante cão vermelho " - e a medida que eu ia contando a história , ele foi se acalmando, se acalmando e pediu para ouvir + 1 história, mais outra e assim na 3ª história percebí que o sono estava chegando ... e assim me despedí do pequeno ouvinte.

É muito bom poder ajudar e transformar o ambiente por onde se passa, não só com este menino, mas nos outros quartos também foi possível perceber o quanto estas crianças precisam de alguns minutos mágicos, onde a doença e a dor cedem lugar para o sonho, para o riso e para a esperança de viver dias felizes.

Um belo trabalho social com crianças ( Vídeo )

E como a vida é inteligente e tudo nela está conectado e interagindo entre si, neste semestre no curso de Pedagogia a distância - PEAD/UFRGS, tivemos a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil, com a professora Suyan.

Uma das atividades foi justamente apresentar uma " Contação de História ". Foi muito bom realizar esta tarefa. Inicialmente criamos o grupo ( Bia Guterres, Chaine, Kátia, Luciana Betat, Luciene Sobotyk, Magali, Maria Gabriela e Selva.

Nosso primeiro encontro foi num sábado a tarde na praça Chiga, lá fizemos uma tarde de contação de histórias, todas trouxeram sugestões e por unânimidade a história " O GRÚFALO ", sugerida pela colega Maria Gabriela foi escolhida para ser contada em sala de aula no PEAD.

E você não sabe o que é um " Grúfalo " ????? Não ??????

Nos encontros seguinte, confeccionamos o cenário, a nossa colega Chaine que é muito habilidosa e criativa deu uma " SUPER " mão na roda, criando as máscaras e finalmente ensaiamos e apresentamos a história ... e mais uma vez a magia da contação se fez presente, desta vez não com crianças, mas com mulheres adultas que não perderam o brilho do olhar e nem a capacidade de sonhar e vibrar com os personagens da história, principalmente com o ratinho, muuuiiiito safadinho !

Com este trabalho nossa amizade se fortificou, aprendemos muito, vivenciamos a cooperação e criação em conjunto, tudo isto que também precisamos ensinar e desenvolver em nossos alunos, porque o modelo de acumulação e competição já mostrou o quanto criou um mundo doente e carente, um mundo em que há poucos vitoriosos ... e muitos necessitados.

Vamos mudar o paradigama para a COOPERAÇÃO, vamos criar um mundo com valores :

Amor, Amizade, Caridade, Esperança, Alegria, Felicidade, Ética , Honestidade, Paz, Justiça e Solidariedade.

Por quê ser voluntário ?

A Sociedade está dividida em 3 Setores :

1 º Setor : O governo, que é responsável pelas questões sociais.

2º Setor : O privado, responsável pelas questões individuais.

3º Setor : É constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

O 1 º Setor não está cumprindo a sua obrigação de promover o bem social, mas felizmente as pessoas estão mais conscientes de que todos devem fazer alguma coisa em favor da coletividade.

Depende de nós melhorar o mundo, e para isto não é necessário grandes atos, pequenos gestos somados fazem a diferença.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Visita guiada a 6 ª Bienal do Mercosul ...

BubbleShare: Share photos - Print Christmas Coloring Pages.


No dia 10 de Novembro de 2007, a turma PEAD Alvorada visitou a 6 ª Bienal do Mercosul ( em Porto Alegre - RS ), juntamente com o professor Bento e tutoras.

Foi uma atividade presencial muito rica de conteúdos e gratificante. Nosso curso é a distância e por isto sempre é um grande prazer encontrar as colegas, que encontramos em fóruns, emails e Skype ... sempre é bom um " olho no olho " para confraternizar e matar a saudade.
Visitamos inicialmente o MARGS e o Santander Cultural ... foi uma manhã repleta de cultura !
Apreciamos as obras de Francisco Matto, Oyvin Fahlström e Jorge Macchi.
Gostei muito das obras e idéias destes 3 artistas.

A criação de Jorge Macchi está baseada na tradição conceitual dos concretistas brasileiros, mas há muita poesia, sensibilidade e criatividade nos seus trabalhos que poderão ser estudados e analisados em sala de aula com alunos como sugere a Temática 7 - A concepção do ensino de artes em projetos de aprendizagem (Bloco III), da interdisciplina de Artes Visuais.

Fogos de Artifícios ( Obra criada com o barro da praça da Alfândega de Porto Alegre )



Horizontes


O quanto podemos ampliar ou reduzir nossos horizontes ...

Acidente



Obra composta por 6 quadros criada pela sombra da janela do quarto do artista.

  • A mídia aumenta os fatos e com isto ele parece maior.
  • Nem toda arte está no museu.


  • O que determina uma obra de arte ?
  • Fósforo é um elemento efêmero = Fogos de artifícios.
  • 1 fósforo pode acender todos os outros.

Martelo X Marreta

  • Coisas parecidas com funções opostas.
  • O martelo constrói, a marreta destrói.
  • Nesta obra a tinta é jogada na tela a semelhança de tiros.
  • Podemos usar a marreta como arma.
  • Quem usa é que dá a forma.

Temáticas da obra de Jorge Macchi :

  • Temática da oposição, em toda oposição há algo igual.
  • Linhas paralelas.
  • A presença concreta da falta. A falta não é qualquer coisa, falta de compreensão, de oportunidades ....
  • A presença só existe se existir a falta.
  • Liberdade de expressão.
  • Palavras vazias.
  • O terror, o tamanho do " charco " de sangue, sempre se sobressai sobre tudo em diferentes velocidades.
  • Violência, morte, vidas paralelas, solidão ....

Esta visita guiada com o professor Bento e as colegas ratificou a necessidade de criar projetos de arte na escola pois a arte possibilita que o aluno desenvolva sua expressão pessoal e também sua comunicação com os colegas e o mundo expressando e representando pensamentos e sentimentos. O aluno torna-se mais observador e crítico.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Novas ações na escola ...

Sou professora de Educação Infantil, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage.
Em 2006 iniciei o curso de educação a distância de Pedagogia - UFRGS; confesso que no primeiro semestre foi um grande susto, conhecer e usar novas ferramentas, navegar diversas páginas e ambientes como ROODA, Wikis, Blogs, criar slides, registrar imagens ... enfim, foi e é um grande desafio a apropriação de conhecimentos digitais. E neste universo de novidades, criar um blog é a atividade que mais me atrai. Ter um espaço para registrar idéias, imagens, pensamentos, músicas, vídeos .... isto é muito bom, é como uma memória auxiliar, daqui 2, 3 ou mais anos poderei dar uma olhada e avaliar e relembrar minha trajetória de aprendizagens e crescimento durante o curso. Por gostar tanto assim de blogs descidi criar um blog para minha escola, que neste ano completou 50 anos de existência e a criação de um blog fez parte das atividades para comemorar a data. Aqui está ele :




Por quê criar um Blog Educativo para a Escola ?
  • Blog é uma das tecnologias da comunicação e informação, encontrada na Web, que motiva e envolve alunos e professores.
  • Os Blogs possuem uma linguagem simples, é fácil criar e publicar postagens.
  • Nos blogs colaborativos, todos participam e se tornam co-criadores.
  • Ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora.
  • Neles o aluno se torna, escritor, leitor, pensador, pode comentar, avaliar as postagens, socializa informações, aprende analisar e respeitar os trabalhos dos colegas.
  • Os Blogs desenvolvem a criatividade e desperta o interesse pela pesquisa de assuntos, novas ferramentas e tecnologias ( Blogueiros estão sempre inovando seus blogs, com slides, Woki, Links, Rádio, Vídeo, Murais, Previsão do Tempo, Rastreadores, Músicas ... )
  • Blogs colaborativos criam redes de comunicação e cooperação.

Objetivos do Blog ROQUE CALLAGE :

Um espaço para informar e registrar as atividades realizadas pela escola, um lugar com textos diversos sobre educação, meio ambiente, saúde, pensamentos, meditações, músicas, poesias, poemas .... com links interessantes, com imagens .... com slides ... fotos ... muitas fotos !
Gostaria de publicar mais projetos e trabalhos dos alunos, mas há muita resistência por parte dos professores, nossa escola não possui Laboratório de Informática, mas possui um acordo com outra escola vizinha e assim todas as turmas podem freqüentar 1 vez por semana o Laboratório desta escola.
Elaborei um tutorial com imagens do Blog e explicações de como entrar no Blog, publicar textos, inserir imagens e deixar comentários, enviei juntamente com o link, endereço e senha do Blog para todos professores da escola, mas há uma certa resistência porque este mundo tecnológico não faz parte da vivência das pessoas com mais de 40 anos de idade, e o novo sempre nos assusta um pouco.
Educação, consciência e vivência digital é um trabalho lento, mas não podemos desistir, senão a era digital se tornará mais uma entre tantas formas de exclusão existentes em nosso país.
Como será o futuro da grande parcela de brasileiros que não têm acesso a Informática ? Provavelmente serão excluídos do mercado de trabalho.


Por isto fica o convite ....







segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...

BubbleShare: Share photos - Delicious Christmas Recipes.
Neste semestre na interdisciplina Ludicidade, foi criado o Fórum dos Sonhos que foi apresentado desta forma : " um espaço em que todos os sonhos são permitidos. E os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados. E este será o nosso novo desafio: sonharmos acordados sonhos possíveis e porque nao dizer, sonhos inéditos, vividos em nossa prática cotidiana pessoal e profissional. "
Concluímos que nossos sonhos são muito semelhantes, professores sonham com turmas com menos alunos, salas de aulas equipadas, modernas, amplas e adequadas . Sonhamos com mais união, diálogo, compreensão e colaboração entre os integrantes da comunidade escolar. Sonhamos com uma escola de turno integral, que ofereça atividades extra-classe para os alunos como teatro, música, esportes, reforço-escolar, lazer e muita felicidade.
E neste ano um de meus sonhos está sendo realizado. A mãe de um dos meus alunos, que é professora em arte e design, se tornou uma grande "Amiga da Escola ", a querida amiga Mariela Horianski, que se propôs a pintar a sala de aula do Jardim, para tornar esta mais alegre, mais iluminada, mais lúdica e feliz.
A Diretora concordou, comprou o material e nós duas fizemos uma parceria ... estou pintando as paredes e ela está criando desenhos e ambientes lúdicos na sala de aula.
Como dizem por aí : " Sonhar é fácil ! " Mas a contraparte do sonho requer muita dedicação e esforço ...
Por quê pintar ?
  • Porque determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar.
  • A sala estava com cores e tons escuros ( preto, marron, verde para o quadro, tijolos envernizados num tom escuro ) cores que não estavam de acordo com uma sala de Educação Infantil.
  • Pintar uma casa ou uma sala com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para quem ali habita, convive e permanece.
  • Podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas como a Cromoterapia e o Feng-Shui.
  • Cromoterapia : As cores como vibração energética, propagando-se em determinada frequência, produz mudanças químicas de forma sutil no ser humano, interferindo em seu metabolismo quer em nível físico ou emocional.

Concretizando o sonho :

Criamos o projeto, escolhemos as cores e tudo parecia muito fácil, mas a prática mostrou que a tarefa não era tão simples assim. A sala estava com cores muito escuras, as portas eram pretas com marrom, mudamos para cinza claro e amarelo claro ... e como é difícil clarear algo ( assim como é difícil clarear as mentes e a vida ) ... vai uma, duas, três mãos de tinta e o preto tá lá aparecendo ..., estamos trabalhando desde maio, já passamos várias tardes pintando direto das 12,00 hs às 18,00 hs e o trabalho ainda não terminou ... nosso sonho já rendeu muito cansaço e dor no corpo, mas o que importa é o resultado final. Uma sala de aula capaz de inspirar e motivar o sonho, a criatividade e alegria nas crianças que por ali passarem.

Estamos vivenciando algo semelhante na educação a distância, estamos unindo esforços, exemplificando o paradígma da cooperação, da parceria e assim transformando a realidade.
A profª. Neusa tem razão quando diz que " os melhores sonhos são aqueles que continuam quando sonhamos acordados ! "

domingo, 25 de novembro de 2007

A difícil arte de mudar ...

Ao entrar no curso de Pedagogia a distância tive a certeza de que um mundo novo se abriria a minha frente. O novo mundo da educação a distância, as novas tecnologias, as novas formas de adquirir conhecimento, as novas amizades, as novas dificuldades ... O novo ... O contexto mudou e também chegou a minha vez de mudar ... e como é lento e doloroso o processo de renovação. Gosto muito da imagem da lagarta que se recolhe em seu casulo, fica resguardada por algum tempo, passa por um processo de renovação até se transformar em uma colorida e bonita borboleta. Participar de um curso de educação a distância, trouxe várias mudanças na minha vida, mas confesso que ainda não me transformei em uma borboleta.
E se o assunto é mudança, este blog é resultado de uma nova forma de ser. Saber falar de si mesma, compartilhar sentimentos e idéias e se expor para o mundo, isto denota uma grande modificação. Sempre fui uma boa ouvinte, mas agora ando preocupada em ouvir minha própria voz. Ando preocupada com o tempo, ou melhor ... com a falta dele. Preciso lutar contra o cansaço, lutar contra as dificuldades e tentar manter a mente aberta, tranqüila e feliz. Este é um dos desafios que o PEAD trouxe : Administração de recursos, porque os recursos são escassos e o tempo é um maravilhoso recurso. Ando muito preocupada e não consigo me concentrar ... mas mudar exige esforço e dedicação.
Espero poder em breve assim como a borboleta após a metamorfose, poder alçar vôo . O vôo da renovação !

domingo, 18 de novembro de 2007

Blog " Relatos de Experiências "

Ao visitar o Blog Colaborativo Relatos de Experiência, fiquei muito feliz em poder conhecer o trabalho da professora de Informática Educacional Gládis Leal dos Santos de Joinville, SC, Brasil.
Na postagem Softwares Sociais a professora Gládis relata como tem sido a sua experiência de utilizar Blogs colaborativos com seus alunos .
Em abril de 2006 foi criado o Blog Colaborativo sobre a Copa do Mundo 2006, quatro escolas participaram deste projeto :

Caic Prof. Mariano Costa - Joinville - SC
E. M. Profª. Ada Sant' Anna - Joinville - SC
Instituto Francisco Peixoto - Cataguases - MG
Colégio Santo Antonio - MG

O blog se tornou um espaço onde os alunos publicaram descobertas, curiosidades, história da Copa, informações sobre os países participantes, seleções, mascotes, ...
Também se tornou um ponto de encontro dos alunos destas 4 escolas, que deixaram comentários, perguntas e recados. Criaram uma rede de informações tão bem estruturada e rica em conteúdos que o blog se tornou ponto de apoio para pesquisas sobre a Copa para outras escolas. Alunos de Santa Catarina e Minas Gerais compartilharam informações, pesquisas e vibraram pelo Hexa através do Blog, na fase inicial da Copa a postagem sobre " Mascotes " recebeu mais de 40 comentários, o mesmo ocorreu com outras postagem que obtiveram um número expressivo de visitas e comentários.
A função social da escrita, a comunicação e a colaboração foram entendidas e exercitadas pelos alunos, que participaram deste Blog .
Esta postagem nos mostra que novidades tecnológicas como Blogs, Wikis, Chats ... são bem aceitas pelos alunos, mas ainda há uma certa resistência por parte dos professores, mas um trabalho bem estruturado trará resultados positivos e duradouros.
A profª. Gládis também é responsável pelo Blog Palavra Aberta, neste Blog que promove o intercâmbio de idéias, professores e alunos são convidados a participar de formas diferentes como :

- Envio de textos

- Publicação de comentários por escrita ou audio

- Salas de Chat

- Fórum de Discussões

- Mural de Recados


Este blog é mais um exemplo de como a era digital está transformando e recriando a educação.


domingo, 4 de novembro de 2007

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Aos professores ....

As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho:

Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos.

Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.

Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida, dividir é sempre a melhor solução.

Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poética, certamente farão parte do seu dia a dia e quero de forma especial, relembrar a pessoa maravilhosa que você é e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagemhoje e sempre, por aquilo que você é e por aquilo que você faz.

Autor: Desconhecido
Professor, parabéns pelo seu dia !