quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Educador ...

Vida de Educador ...
Educador ...
Educa a dor da falta
A dor cognitiva
Educando a busca do conhecimento
Educador ...
Educa a dor do limite
A dor afetiva
Educando o desejo.
Educador ...
Educa a dor da frustração
A dor da perda
Educando o humano, na sua capacidade de amar.
Educador ...
Educa a dor de diferenciar-se
A dor da individuação
Educando a autonomia.
Educador ...
Educa a dor da imprevisão
A dor do incontrolável
Educando o entusiasmo da criação.

Madalena Freire

  • Que maravilha de texto ! Tão claro, tão sucinto e tão real. Quem está em sala de aula sabe muito bem o que é educar a dor ... e nossos alunos estão chegando até nós cada vez com mais dores. A dor do abandono, a dor de ser órfão com os pais vivos; a dor de não ser olhado ou tocado ...

  • A dor cognitiva ... neste caso, somos nós professores os responsáveis, quando não nos " reciclamos " e continuamos a usar técnicas e métodos tradicionais de décadas passadas.

  • Educar a capacidade de amar ... para educar é necessário amar !

  • Educar para a autonomia este é um dos nossos grandes desafios, porque é necessário preparo para buscar e construir o conhecimento por projetos colaborativos.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Para refletir ...Lindo !

Vida

'Não coma a vida com garfo e faca.
Lambuze-se!
Muita gente guarda a vida para o futuro.
Mesmo que a vida esteja na geladeira, se você não a viver,ela se deteriorará.
É por isso que tantas pessoas se sentem emboloradas na meia-idade.
Elas guardam a vida, não se entregam ao amor, ao trabalho, não ousam, não vão em frente.
Não deixe sua vida ficar muito séria, saboreie tudo o que conseguir:
as derrotas e as vitórias, a força do amanhecer e a poesia do anoitecer.
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz você precisa aprender a gostar de si, a cuidar de si e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas ... é cuidar do Jardim para que elas venham até você.'
Mário Quintana

domingo, 21 de setembro de 2008

Dia da Árvore ...

“ Prece da Árvore “

“ Floresço na, Primavera e alegro teus olhos.
Sou a sombra que te alivia no mais quente Verão.
Te ofereço meus frutos saborosos no Outono.
Sou a brasa que te aquece no mais gélido Inverno.
Sou a cama para os teus sonhos e o berço que embala teus filhos.
Sou a mesa onde colocas o teu alimento.
Sou a porta de tua casa e o teto onde te abrigas.
Sou o papel no qual escreves tuas idéias, poesias e devaneios.
Enfim, sou o manto verde que renova o ar que respiras e que reveste o Planeta.
Escuta minha PRECE :

NÃO ME DESTRUAS . “

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Semana Farroupilha ...



Céu, Sol, Sul, Terra e Cor

J. Moreci Teixeira

Eu quero andar nas coxilhas
sentindo as flechilhas das ervas do chão
ter os pés roseteados de campo,
ficar mais trigueiro do que sol de verão.
Fazer versos,
cantar as belezas desta natureza sem par
e mostrar para quem quiser ver
o lugar para viver sem chorar.

É o meu Rio Grande do Sul,
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor
Onde tudo que se planta cresce
e o que mais floresce é o amor.
Eu quero me banhar nas fontes
e olhar horizontes com Deus
e sentir que as cantigas nativas
continuam vivas para os filhos meus.
Ver os campos florindo e
crianças sorrindo e felizes a cantar,
e mostrar para quem quiser ver
o lugar para viver sem chorar.

Flechilha: grama ou capim muito comum em
várias zonas do RS

sábado, 6 de setembro de 2008

Redescobrindo as cores ...

No dia 30 de Agosto/2008, publiquei um Slide Show com o título " Releitura da Obra de Iberê Camargo ".
Esta atividade foi realizada com os meus alunos da turma 31 - 3ª série - da Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE, porque no dia 27 de Agosto nossos alunos visitaram a Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre. O lugar é lindíssimo ! A obra de Iberê Camargo está dividida em 3 fases: 1 - Carreteis; 2 - Bicicletas; 3 - Idiotas.

Conversando com os alunos percebí que uma das características que mais chamou a atenção da turma é o tom escuro, encontrado quase em todas as obras. Então lembrei desta técnica de Educação Artística, que eles adoraram executar e agora vou compartilhar com vocês o passo-a-passo desta técnica chamada: Redescobrindo as cores.
Técnica : Raspado.
Objetivo/Benefício : Desenvolver a criatividade e a coordenação motora fina.
Material : Gizão de Cera, cartolina, pregos, guache preto.
Procedimento : Preencher uma cartolina branca de 21 cm x 15 cm com várias cores dp Gizão de Cera, desenhando faixas. Nesta etapa não utilizar o Gizão de Cera preto. Em seguida, cobrir toda a superfície pintada com Guache preto. Esperar secar. Depois de seco, utilizando uma ponta rígida como a de um prego, desenhar livremente sobre o papel. As cores que estão por baixo do preto aparecerão, criando desenhos e contrastes.
Os alunos gostaram muito desta atividade !

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Motivação ...

Depois de assistir o vídeo " Mapa Conceitual " de Rene de Paula Jr. fiquei muiiito motivada a explorar esta ferramenta o Cmap Tools. E já que estamos falando em motivação, nesta primeira experiência transformei o texto MOTIVAÇÃO - A arte de Comprometer-se consigo mesmo de Armelinda Michelan - Psicóloga - num mapa conceitual. Gostei muito de trabalhar com o Cmap Tools, é prático, dinâmico, dá para formatar fonte, cores, pano de fundo, neste eu coloquei caixas de texto que aparecem quando o mouse passa, mas como publiquei como documento do Word esta função não aparece aqui. Vou continuar pesquisando, pois quero saber como se publica Mapas Conceituais na Rede. Logo, logo vou postar novas aprendizagens sobre Cmap Tools !

Meu primeiro Mapa Conceitual ...


Read this document on Scribd: Cmap - Motivação

Mapa Conceitual

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Antes que eles cresçam ...

Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
É que as crianças crescem independente de nós. como árvores tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular, entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações.
Crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.Mas não crescem todos os dias, de igual maneira, crescem, de repente. um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maturidade, que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.Onde é que andou crescendo aquele danadinho, que você não percebeu?
Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele?
Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica, desobediência civil. e você agora está ali, na porta das festinhas esperando que ele não apenas cresça, mas apareça. ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre skates e cabelos soltos.Entre hamburguer e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda, nos ombros nus, ou então com a blusa amarrada na cintura ou debaixo do uniforme.
Está quente, achamos que vai sentir calor, achamos que vão estragar a blusa , mas não tem jeito, é o emblema da geração.Pois ali estamos, com os cabelos já embranquecidos. esses são os filhos que conseguimos gerar apesar dos golpes dos ventos, das colheitas das notícias e das ditaduras das horas. e eles crescem meio amestrados, observando nossos muitos erros.Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.não mais os colheremos nas portas das festas, quando surgirem entre gírias e emoções. passou o tempo do judô, do balé, da natação e do inglês. saíram do banco de trás e passaram para o volante das próprias vidas.Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências, ente os lençóis da infância e os adolescentes cobertos, naquele quarto cheio de adesivos, posters, agendas coloridas e discos ensurdecedores. não, não os levamos suficientes vezes ao maldito Play Center, Beto Carrero, ao Shopping, não lhe compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo nosso afeto.No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre malas, pacotes, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhos. sim, havia as brigas dentro do carro, disputa pela janela, pedido de chicletes e sanduíches, cantorias infantis.
Depois chegou a idade em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível largar a turma e as primeiras namoradas.
Os pais ficaram, então, exilados dos filhos. tinham o silêncio que sempre desejaram, mas não de repente, morriam de saudades daqueles pestes.O jeito é esperar.
Qualquer hora podem nos dar netos.
O neto é a hora do carinho ocioso e estocado não exercido nos próprios filhos e que não podem morrer conosco.Por isso os avós são tão desmensurados e distribuem tão incontrolável afeição.Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto.
Por isso é necessário fazer alguma coisas a mais, antes que eles cresçam.

AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA

domingo, 31 de agosto de 2008

Refletindo sobre a infância e a vida adulta ...

Durante toda esta semana estive envolvida com a Interdisciplina EDUAD 023 - Psicologia da vida adulta - ao criar um quadro que identifique as fases e características da vida adulta segundo Erik Erikson. E focalizar minha atenção na vida adulta tem sido muito bom, pois tenho refletido sobre o meu amadurecimento, sobre minha vida e de minha filha. Por ser professora e estar sempre ao lado de crianças o que tenho sempre em mente é a infância e suas fases. E uma coisa que vejo e sinto é que a infância passa logo, aquela euforia, alegria, a sensação de casa cheia, um dia vai embora. E diariamente tenho a infelicidade de ver que muitos pais não se dão conta disto, estão tão envolvidos com trabalho e outras coisas que não vivenciam com entusiasmo e emoção a infância de seus filhos. Escrevo isto porque nesta semana, uma de minhas alunas que sempre foi responsável, dinâmica, inteligente e organizada, está dando sinais que a correria do dia-a-dia está lhe deixando marcas. Ela está carente de afeto e de atenção. A mãe por uma série de motivos, atualmente só pode ficar com ela dois dias por mês. Vendo o sofrimento desta menina resolví procurar um texto para entregar a sua mãe, para que esta se sensibilize e repense o seu papel de mãe. Buscando aqui e buscando ali .... encontrei uma adaptação de um texto muito lindo chamado " Antes que eles cresçam ... " do poeta AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA, que nos mostra como a infância é efêmera e como tudo se transforma e assim nos tornamos adultos.
O texto nos fala que em um determinado momento da vida dos pais, estes se sentem órfãos porque os filhos crescem e toda alegria e rotina da infância um dia termina. Achei este texto muito bom e fiquei pensando nas crianças que apesar de terem pais vivos, também experimentam este sentimento de orfandade, quantos crescem e passam para a vida adulta sem ter o "OLHAR " presente e atento dos pais. De acordo com Erik Erikson o desenvolvimento da personalidade adulta é composto por uma seqüência de fases que dependem umas das outras, que iniciam na infância e terminam na velhice ... Vendo crianças com famílias e rotinas desestruturadas, que adultos teremos amanhã ?

Já imprimi este texto e vou entregar para a mãe de minha aluna, espero que dê bons resultados.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Gestão da Educação ( 1 )

A interdisciplina EDUAD 022 - Organização e Gestão da Educação - iniciou o semestre com o texto " Políticas Públicas e Gestão da Educação em tempos de Redefinição do Papel do Estado " de Vera Maria Vidal Peroni/UFRGS, e assim foi possível fazer uma reflexão sobre :

  • Democracia;
  • Estado;
  • Globalização;
  • Participação;
  • Neoliberalismo;
  • Política;
  • Políticas Educacionais;
    Políticas Públicas;

Temas importantes que marcam o nosso dia-a-dia. O texto nos mostra a " redefinição do papel do Estado " no Brasil que assumiu o diagnóstico proposto pelo neoliberalismo que afirma que a diminuição da taxa de lucros não é uma crise do capitalismo e que a crise na verdade está instalada no Estado. Em decorrência disto o Estado decidiu diminuir sua atuação se tornar mais eficiente e produtivo para poder superar a crise. Assim como os autores Mészàros (2002), Antunes (1999) e Harvey (1989) o texto defende a tese de que a crise atual está na estrutura do capital.

Neoliberalismo, Globalização, Reestruturação Produtiva e a Terceira Via são estratégias utilizadas para superação da crise e são elas que estão redefinindo o papel do Estado.
Neoliberalismo: que defende a liberdade de mercado e reduz à intervenção estatal sobre a economia.
Globalização: este processo surgiu com o barateamento dos meios de transporte e comunicação que possibilitou e facilitou vender ou produzir bens em qualquer parte do mundo, e assim expandir os mercados, encontrar consumidores fora do mercado interno e manter o rítimo de crescimento produtivo. Pontos negativos deste processo: Países e povos são vistos pela lógica do mercado, que valoriza o poder de compra dos países. Países pobres são excluídos e as desigualdades sociais aumentam mais ainda.
Reestruturação Produtiva: Ser eficiente, modernizar a produção e aumentar os lucros muitas vezes pode gerar desemprego.
Terceira Via: filosofia de governo que se baseia em princípios como: desregulação, descentralização e poucos impostos.
Como tudo esta interligado todos estes assuntos influenciam a política educacional de todos países. No caso do Brasil o governo adotou uma política de " Escola para todos ", focalizando sua atenção a números e resultados de provas, mas infelizmente não é possível visualizar uma séria preocupação com a qualidade de ensino.

sábado, 23 de agosto de 2008

Teoria da Integração Relacional - Içami Tiba




A Teoria da Integração Relacional do médico psiquiatra Içami Tiba, afirma que o sucesso de um grupo depende do bom relacionamento entre os integrantes deste grupo. Ou seja relacionamentos saudáveis geram bons frutos e estruturam as crianças, jóvens e adultos, e conseqüentemente transformam para melhor a sociedade.
Ao assistir este vídeo o relacionei com a atividade de Projetos de Aprendizagem - PA - desenvolvida pelo Seminário Integrador V, porque os projetos escolhidos serão desenvolvidos em grupos.
E esta atividade será uma excelente oportunidade para desenvolvermos a nossa capacidade de se relacionar de uma forma saudável, sabendo respeitar a opinião do outro, interagindo com entusiasmo, cooperação, compreensão e educação.
O grupo foi criado com base na afinidade, necessidade ou simpatia dos componentes com o tema escolhido. Só o fato de gostar do tema já traz muita motivação e comprometimento com as pesquisas.
As perguntas escolhidas pelo meu grupo foram estas:

- O que acontece quando os alunos chegam no 4º ano que não querem mais se expor ?

- Por que ocorrem mudanças no comportamento nos alunos que ingressam na 5ª série ?

- Por que as crianças gostam de matemática e a partir da 5ª série elas não gostam ?

Tenho certeza que esta atividade será extremamente interessante e rica em novos conhecimentos, formas de trabalher, pesquisar e de se relacionar.




terça-feira, 19 de agosto de 2008

Dicas para estudar ...

Lendo alguns mails de nossa Lista de Alunos PEAD/Alvorada, percebí que a preocupação com a realização das tarefas e publicação dentro dos prazos é uma constante entre a maioria das colegas. Como o semestre está recém começando, acredito que agora é a hora certa para criar uma rotina de estudos, para evitar que a correria gere estresse e angustias. Sendo assim busquei na rede algum texto para " Gerenciamento de Tempo e Rotina de Estudos " - é mais um complemento da Atividade nº 1 - do SI V - que justamente foi uma reflexão de " como organizo meu tempo ".


Encontrei este excelente texto de Maria Tereza Gomes Basile :
"Existem diferentes formas de estudar", explica a pedagoga Nívia Gomes Basile, diretora do Vésper Estudo Orientado.
Há pessoas mais visuais (absorvem melhor aquilo que vêem), outras mais auditivas (fixam com facilidade o que ouvem) e outras ainda cinestésicas (gravam o movimento que realizam quando escrevem)". Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as informações, e deve formar o seu próprio método de estudo. O ideal é utilizar mais de uma maneira. Deve-se falar em voz alta, ver imagens e diagramas, reescrever o assunto fazendo resumos, resumir sem olhar, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matéria a um colega.
Seja pontual. A preparação para o estudo vai desde a hora de se levantar até a hora de comer, brincar e dormir. Se você acordar atrasado, poderá perder o início da explicação da aula, esquecer algum material importante, etc. O tempo perdido terá de ser compensado nas horas de estudo, o que significa menos tempo para o lazer.
Tenha um horário fixo para começar e terminar o estudo, todos os dias. Faça um relatório diário, verificando se conseguiu ser pontual.
Se você não está habituado a estudar diariamente, não planeje estudar, por exemplo, quatro horas por dia. Será mais difícil de cumprir a promessa.
Defina, antes de iniciar, a ordem de urgência das atividades; faça uma coisa de cada vez.
Separe todo o materialnecessário antes de começar a estudar. Se eles estiverem à mão, você terá menos preguiça de consultá-los.
Local silencioso, iluminado, de preferência sem muitos quadros e objetos que dêem chance à distração.
Atenção à postura!
Ficar largado na cadeira ou deitar na cama é sono na certa.
Faça anotaçõesde forma clara e organizada. Se for preciso, crie abreviações. Elas serão super-úteis para ajudá-lo a fixar a matéria e para servirem como fonte de referência para um estudo posterior.
Não saia da aula com dúvidas. Se necessário, procure também o professor fora da classe. As dúvidas que surgirem durante o estudo, anote, tente respondê-las utilizando os livros didáticos e, se não conseguir, pergunte ao professor no dia seguinte.
Use o método associativo,ou seja, crie associações usando as "coisas" que você precisa fixar. Alguns professores de cursinho são mestres em criar essas associações e isso lhes confere sucesso e simpatia, fazendo com que os alunos não se esqueçam mais nem do professor nem da associação! Vale desde associar fórmulas difíceis da física, por exemplo, `a melodias de músicas gostosas; construção de rimas e versos usando temas da matéria que você precisa fixar etc.. Use seu talento e sua criatividade!
Tudo em nossa vida pode ser construído, desde que desejemos; só é preciso firmar um propósito e "batalhar", agir. Coloque sua mente e sua energia a serviço de seus ideais.
Tudo que você puder imaginar, você poderá realizar. As suas possibilidades são delimitadas por sua imaginação e por suas ações.
Trace sua rota e aproveite bem essas dicas em suas ações. Com vontade, determinação e organização você certamente chegará lá.
Boa Sorte!



domingo, 17 de agosto de 2008

Como publicar Calendários no Wiki ou Blog :




Na rede encontramos diversos sites de acessórios ( calendários, relógios, gifs, imagens, GADGETs ) para BLOGS. É só utilizar o sistema de BUSCA GOOGLE.

No link abaixo tem alguns modelos de calendários :


http://www.magiagifs.com.br/Calendario/calendarios_fem2.htm

Abaixo de cada calendário tem o respectivo código HTML. -

  • 1º SELECIONAR o código;
  • 2º COPIAR este código;
  • 3º COLAR no Blog ou Wiki ;
  • Para colar no wiki é preciso realizar os seguintes passos:
  • 1º Edit Page / 2º Insert Plugin / 3º PBwiki Magic e 4º HTML - dentro do quadro que vai abrir cola-se o CÓDIGO DO CALENDÁRIO.
  • No Blog : 1º Clickar em Personalizar / 2º Adicionar um Gadget / 3º Colar e Salvar o código HTML.

Costumo dizer que BLOGS são como os cachorrinhos de estimação ... são a cara do dono !

É muito bom de vez em quando mudar o visual do Blog !

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Para refletir ... bem interessante ...

Tempo

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos. Se
alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília,
sem portas ou janelas e sem relógio, você começará a perder a noção do tempo.

Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações
internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome,
sede e pressão sanguínea. Isso acontece porque nossa noção de passagem do
tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição
de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol.

Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso
cérebro é extremamente otimizado. Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia.

Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar
conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é
automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você
vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para
compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo.

Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando
suas reações no modo automático e "apagando" as experiências duplicadas. Se
você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o
tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez
mais rapidamente.

Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa
atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de
marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao
mesmo tempo.

Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você
não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na mente); O cérebro já sabe
qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa,
no lugar de repetir realmente a experiência).

Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a
mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa, etc. são
apagados de sua noção de passagem do tempo... Quando você começa a repetir
algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida.

Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir. As mesmas ruas,
pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... Enfim, as
experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade,
fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão
diminuindo... Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de
novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.

Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a
R-O-T-I-N-A.
Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas
a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba
sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.

Felizmente, há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque).

Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros
com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire
férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no
seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.

Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para
eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia). Use e abuse dos
rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais, visite
parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo,
deixe a barba, tire a barba, vá a shows, cozinhe uma receita nova (tirada de um
livro novo). Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, faça
diferente.

Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados
diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja
diferente...

Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu
marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas,
visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos...

Em outras palavras: V-I-V-A.

Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais
longo. E se tiver a sorte de estar casado (a) com alguém disposto (a) a viver e
buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais
interessante e muito mais V-I-V-O do que a maioria dos livros da vida que
existem por aí. Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos
de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas
diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?

Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade,
emoção, rituais e VIDA.

AUTOR : Airton Luiz Mendonça

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

1ª Atividade a distância - 2008/2 - SI V


A primeira atividade a distância deste semestre consiste em criar uma tabela destinada ao gerenciamento do meu tempo. Com base nos dados desta tabela foram criados gráficos que deram uma clara noção desta distribuição.
Para mim esta atividade " caiu como uma luva ". Porque tive " enormes " problemas no semestre anterior justamente com a alocação e organização das atividades dentro dos prazos solicitados.


Para criar a tabela parei e pensei no meu dia-a-dia, e esta pausa para reflexão me ajudou a visualizar minha rotina. Sabemos que nenhuma rotina é tão rígida e organizada como uma tabela, nossas rotinas são flexíveis, mas a flexibilidade que de fato é uma importante aliada na resolução de nossos problemas, também pode nos trazer outros tantos problemas quando se torna um hábito.


E foi justamente isto que aconteceu no semestre anterior, tudo se tornou tão flexível que perdí o rumo e logo, logo o efeito " Bola de Neve" se instalou, pequenos atrasos levaram a outros e assim a " Bola " foi se agigantando.


É neste momento que ter uma tabela ajuda muito. A tabela traz disciplina, ela sinaliza que naquele horário que destinamos ao estudo é nosso dever estar na frente do micro realizando as atividades.


Um curso de graduação exige muita dedicação por um longo período = 9 semestres.


Mas a vida de cada um é semelhante a um prisma com várias faces = família, vida profissional, vida pessoal, emocional, tem o corpo físico que muitas vezes adoece por somatizar estresse, cansaço e desânimo ... Uma das coisas que mais senti no semestre passado foi cansaço mental e falta de concentração, parecia que os neurônios não queriam trabalhar, lia e relia os textos e não conseguia me organizar ... me afoguei em preocupações e medos ... E como administrar tudo isto sem prejudicar nenhum deste " setores " da vida ?


Ao pensar nisto me veio à mente a imagem daquele " Homem dos pratos " que encontramos em apresentações de circo ( na tv ) ... Ao girar uma série de pratos ele os mantém equilibrados em suportes. E assim ele fica correndo de um lado para o outro, sempre atento ao giro dos pratos e ao ver que algum está perdendo a força, corre até lá e o impulsiona novamente.


Quatro anos e meio é muito tempo para viver como o " Homem dos pratos ".


Tem o prato da família, o prato profissão, o prato da saúde, o prato das emoções, o prato PEAD, o prato da vida pessoal ... são pratos essenciais e vitais.


Por isto é necessário ter uma rotina, ter disciplina e dedicação, para não quebrar nenhum destes pratos.


Meu pai sempre me dizia: " In medio stat virtus " = A virtude está no meio.


E foi pensando nisto que reservei em minha tabela os domingos para a vida familiar. Já passei muitos domingos e muitas madrugadas trabalhando no PEAD e já fui muitas vezes aquela " demancha-prazeres " que não quer sair com a família num lindo domingo de sol.


Por isto, como diz o Roberto Carlos :


Pretendo me dedicar aos estudos durante toda a semana e assim ter um semestre " sem atucanações ".


Homem dos Pratos:

domingo, 10 de agosto de 2008

Feliz dia dos Pais !

QUE TIPO DE PAI VOCÊ É ?

Exator = Faz cobranças minuciosas de tudo.
Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita.
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira.

Autocrata = em casa, quem decide, sou eu.
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa.
Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida.

Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama.
Irresponsável = resolva isto com sua mãe.
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo.

Desligado= ignora tudo o que diz respeito ao filho.
Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado.
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho.

Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser.
Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero.
Promotor= sempre encontra algo para acusar o filho.
Educador= ajuda a desabrochar o adulto que está na criança.
Formador= leva a sério a formação integral do filho.
Democrata= dialoga para chegar a um consenso.

Disponível =reserva um tempo precioso para o filho.
Observador = acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho.
Previdente =prepara o filho para aprender com os fracassos porvir.

Agradecido =reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados.
Libertador= alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista Responsável= paga o preço de nunca ser omisso.
Religioso= revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.

Paciente= ensina que a maturidade não acontece sem tropeços.
Esperançoso= acena para a luz, que está sempre no fim do túnel.
Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida.

Prudente= orienta afazer os passos, de acordo comas pernas.
Realista =prepara o filho para viver muito além dos limites da família.


Fonte: Pe. Bolivar Hauck, MS.

Faça um presente para seu pai !