sexta-feira, 27 de novembro de 2009
domingo, 1 de novembro de 2009
sábado, 31 de outubro de 2009
A Escola ...

"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
Paulo Freire
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Sempre não é todo dia ...
Mais só do que eu merecia
Olhei pro meu espelho e ah....
Gritei o que eu mais queria
Na fresta da minha janela
Raiou, vazou a luz do dia
Entrou sem me pedir licença
Querendo me servir de guia "
( Oswaldo Montenegro )
Hoje eu acordei tão só e triste, mas eu sei que vai passar ... porque tudo passa ... e isto também vai passar.
domingo, 25 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
Poesias e Rimas ...
Os alunos criaram poesias tendo como inspiração todos os professores da escola.
O resultado foi fantástico !
Aqui coloquei a imagem da rima que a aluna Bethânia fez para mim, fiquei muito feliz com este carinho.
Todas as poesias estão disponíveis no link abaixo do Blog da Escola.
Vale a pena dar uma olhada no trabalho da gurizada !
" Projeto: Poesias e Rimas "
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Tudo o que hoje preciso realmente saber ...
Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:
1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume a sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
9. Dê descarga.
10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você.
11. Respeite o outro.
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.
13. Tire uma soneca às tardes.
14. Quando sair, cuidado com os carros.
15. Dê a mão e fique junto.
16. Repare nas maravilhas da vida.
17. O peixinho dourado, o hamster, o camundongo branco e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.
NOTE:
Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Estas são verdades, não importa a idade.
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.
Robert Fulghum
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Enquete ... Participe !!!
E ao mesmo tempo que lembrava do texto ficava pensando no ser multifacetado que somos e fiquei tentando vislumbrar a fronteira que qualifica aluno e professor.
Vamos imaginar a seguinte cena:
- Muita conversa, confusão e gritaria.
- O professor desenvolvendo sua aula e concomitantemente pequenos grupos fechados conversando alheios ao conteúdo da aula e assim também desrespeitando o direito dos outros alunos interessados em ouvir a aula e assistir ao vídeo.
- Egocentrismo ( Diz-se daquele que toma a si próprio como referência para tudo ).
- Agressões verbais e falta de respeito.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Sincretismo do pensamento infantil ...
O tema do módulo 3 da interdisciplina Linguagem e Educação foi o sincretismo do pensamento infantil. Ou seja, para crianças de 3 a 6 anos a narrativa é uma brincadeira, onde real e imaginário convivem em harmonia, respeitando uma lógica interna que é diferente da lógica dos adultos.
No vídeo acima é possível identificar os três elementos básicos do sincretismo infantil ao realizar uma narrativa:
- Experiências vividas;
- Imaginação;
- Elementos de histórias que conhece;
É de grande importância para o desenvolvimento cognitivo infantl o exercício ( expressivo intelectual ) de relatar, recontar e narrar histórias conhecidas ou não.
O mais curioso deste sincretismo é que ele não é uma exclusividade do pensamento infantil.
A criança o realiza como forma de compreender e apreender o mundo que a cerca.
Quantas vezes nós adultos ao relatar um fato, ou ao se referir à um lugar, ou pessoa acrescentamos na narrativa fatos de experiências vividas, vizualizamos características imaginárias que muitas vezes não existem naquele lugar, pessoa ou circustância.
Ver o mundo é uma arte !
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
GLOGS ...
Nesta semana recebí uma mensagem que me deixou muito feliz, a professora de espanhol Carolina Viviana Alayo Hidalgo Schutz ( de Joinville - SC ) deixou nos comentários um convite para que eu conhecesse o trabalho feito por seus alunos sobre " Países Hispânicos " , utilizando Glogs.
E o resultado foi maravilhoso !
Os Glogs criados mostram imagens e vídeos com danças típicas, comidas, vestuário, clima, pontos turísticos, músicas, mapas, história, curiosidades e costumes de cada país, anexaram também bandeiras e hinos nacionais.
Que belo exemplo da tecnologia inovando a educação com base na busca e construção do conhecimento.
Vale a pena conhecer este trabalho, que comprova que as TICs estão transformando o mundo da educação.
Introducción países que hablan español trabajo de Diogo y VINICIUS
- Argentina
- Bolívia
- Colombia
- Costa Rica
- Cuba
- Ecuador
- El Salvador
- España
- Guatemala
- Guinea Ecluatoria
- Honduras
- México
- Nicaragua
- Panamá
- Paraguai
- Perú
- República Dominicana
- Uruguay
- Venezuela
domingo, 18 de outubro de 2009
Redes Digitais ...

Com as redes digitais a educação é construída com base nas trocas, educadores e educandos compartilham idéias, soluções de problemas, incertezas e conhecimento.
Interagir é a palavra-chave, o novo paradígma de educador exige que este participe ativamente, incentive e oriente a construção e interação do conhecimento.
A educação a distância ou presencial por redes digitais traz uma série de vantagens como:
- Interação entre alunos, colegas e professores.
- Flexibilidade de tempo.
- Possibilita a aproximação de pessoas com interesses e objetivos comuns, não fronteiras geográficas.
- É um trabalho cooperativo.
- Apropriação de conhecimento e uso de ferramentas interativas - Blogs - PbWorks - Softwares Educativos - Fóruns - Chats ...
- Aprendizagem continuada e com mais qualidade - A maioria das ferramentas podem ser editadas com novos links, imagens, textos e vídeos a qualquer momento do processo de ensino / aprendizagem.
- Criação de comunidades digitais.
sábado, 17 de outubro de 2009
A Era da Comunicação ...

Hoje não há mais diferenças geográficas e de tempo, uma informação percorre distâncias em segundos, estamos vivendo a era da COMUNICAÇÃO.
As Tics invadiram o mundo da educação e são vistas por muitos como um desafio a ser transposto, entretanto elas são na verdade uma grande opotunidade de finalmente transformar nossa educação, nossas escolas e nossos professores.
Blogs, PbWorks, Chats, Glogs, Slides, Fóruns, Vídeos, PowerPoints, Bancos de Dados, permitem transformar profundamente as formas de organização, didática e conteúdos da educação.
Aderir e dominar ferramentas da era digital não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência.
Não basta modernizar a educação é preciso repensar o papel do professor como mediador deste processo de transformação.
Como professora sei que as formas tradicionais de educação são insuficientes e ineficientes diante do contexto atual, entretanto há uma longa distância entre teoria e prática.
Não sou e nem penso mais como há anos atrás, mas também não sou o que eu gostaria de ser. Um exemplo disso é o hábito de responder as perguntas dos alunos automáticamente, venho me vigiando ... e procuro sempre fazer o aluno pensar ao responder com outra pergunta, mas reconheço que muitas vezes saio respondendo ... e desta forma podamos o raciocínio, autonomia e criatividade de nossos alunos.
É tão mais fácil ser aquele professor que transmite informações e conteúdos e que faz provas e testes para comprovar a aprendizagem. Além de ser mais fácil tem o sistema educacional e a sociedade ( pais e responsáveis ) que cobram esta prática.
Outro fato é a falta da tecnologia, a escola em que trabalho não possui Laboratório de Informática, sei que não basta ter computadores e continuar fazendo as mesmas coisas, mas no curso PEAD ( Pedagogia a distância ) estou conhecendo e desenvolvendo competências que eu gostaria de pôr em prática com as crianças.
E para encerrar esta reflexão vou lembrar o compositor Raul Seixas, porque diante de tantos desafios ando me sentindo uma verdadeira " Metamorfose Ambulante ".
E do processo de metamorfose da cada professor surgirá a Metamorfose da Educação e com ela uma nova sociedade com cidadãos autônomos, criativos e reflexivos.
sábado, 26 de setembro de 2009
Dia Nacional do Surdo ...
Naquela época não havia no Brasil educação pública para surdos, as famílias relutavam em educá-los fato que dificultou o trabalho do professor e a implantação da escola.
Eduard Huet nassceu em Paris em 1822; a família pertencia à nobreza francesa. Aos 12 anos ficou surdo em conseqüência de sarampo, estudou no Instituto Nacional de Surdos de Paris, onde se formou professor.
Na França foi professor e diretor do Instituto de Surdos de Bourges.
Era Conde e casou-se em 1851 com uma dama alemã chamada Catalina Brodeke e emigrou para a Corte Portuguesa no Brasil em 1855.
Hoje a comunidade surda comemora com muito orgulho esta data.
- LIBRAS - Dicionários da Língua Brasileira de Sinais
- www.surdo.org.br
- Acessibilidade Brasil
- www.acessobrasil.org.br
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Chegou a Primavera ...
- Bandeijinha de isopor;
- Balão de festa ( para escultura / alongados );
- Caneta hidrocor de ponta porosa;
- Tesoura;
- Fita adesiva;
- Pegue um balão de festa do tipo alongado e com uma caneta de ponta porosa faça o desenho de dois olhos.

- Usando uma bandeijinha de isopor desenhar e recortar um par de asas para a borboleta.

- Pintar com cores bem alegres, usando caneta de ponta porosa.

- Encher o balão, fixar a ponta e fixar as asas da borboleta.

- Depois é só soltar a ponta e ver a borboleta voar !

- É só encher o balão e bricar com o " Vôo da borboleta ".
- Créditos desta atividade : FDT Editora S.A.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Nossa amiga árvore ...

Vamos abraçar uma árvore ! E neste abraço expressar nossa gratidão e respeito, porque árvore é tudo de bom. Este ser vivo dádivoso protege a terra, mantém o ar úmido, produz frutos, produz oxigênio, nos proporciona alegria e vitalidade com sua presença magestosa e iluminada.
O dia 21 de setembro foi escolhido aqui no Brasil para comemorar o Dia da Árvore pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.
E lembrando a sabedoria popular que diz que todas as pessoas para se sentirem plenamente realizadas nesta vida devem :
- Ter um filho;
- Plantar uma árvore e
- Escrever um livro.
Hoje é um bom dia para pensar nisso, na escola, em casa ou no trabalho.
sábado, 19 de setembro de 2009
Semana Farroupilha ...

- Músicas deste GLOG:
- Hino do Rio Grande do Sul ( Gaudério ) - Elton Saldanha
- Céu, sol, sul, terra e cor - Os Serranos
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
domingo, 13 de setembro de 2009
Domingo com chuva ...

Como chegar num acordo entre estes dois universos ?
Não tem jeito, a criançada de hoje é DIGITAL !
Clickar, abrir e fechar janelas, copiar, colar, arrastar, adicionar imagens ... tudo isto e muito mais as crianças de hoje aprendem de forma quase que intuitiva.
A Bruna adora desenhar no TUX PAINT; que é um programa educativo e divertido, com ferramentas simples que emitem sons próprios ao serem utilizadas .
Com ele é possível soltar a criatividade e criar lindos desenhos.
Este software tem uma série de recursos como: carimbos e efeitos especiais ( arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, mágicas, borrar, tijolos, contornos, caligrafia, efeiito de giz, relevo, escorrer, preencher, inverter, distorção, tijolos de vidro, pintura metálica, negativo, desenho animado, fagulhas, bolhas de sabão, grama, caleidoscópio, ondulado, flor, espelhar, ondular ) .
Logo abaixo uma criação da Bruna ( 7 anos ) :
Não é uma graça ??? ... Coisas de mãe coruja ...

sábado, 12 de setembro de 2009
O que mudou ? Por que mudou ?

- Esta vai para o Blog !
E agora só resta perguntar:
- O que mudou ?
- Por que mudou ?
- Onde mudou ?
- Quais os resultados futuros desta mudança ?
E também é justamente por isto que eu discordo quando dizem que " atualmente os pais estão delegando à escola a tarefa de educar os filhos "; se houvesse de fato uma transmissão de poderes, os pais não se voltariam " enfurecidos " contra a escola todas as vezes que esta tenta estabelecer limites e responsabilidades em seus filhos.
Lembrando Paulo Freire: " Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social que tomamos parte. "
Conforme a criança vai crescendo ela recebe do ambiente ( familiar, escolar e social ) em que vive informações e exemplos que moldam a sua personalidade.
A escola sozinha não tem força para mudar o caráter de uma criança.
E fica uma lembrança aos pais:
Por melhor que seja a escola ou o professor, o caráter e a personalidade são moldados pelo “ berço ” dado pela família, pelos exemplos, bons ou ruins, que a criança recebe dos pais.