Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação
Nome do aluno : Kátia Diehl
Desafio n° 2
Numa escola existem três turmas de 1ª a 4ª séries.
Alguns professores da 3ª série querem montar um projeto interdisciplinar com as seguintes disciplinas: geografia, história e educação artística, com as 3 turmas da 3ª série.
O laboratório estará disponível uma vez por semana, com data marcada.
Que tipo de atividade seria desenvolvida em sala de aula e aplicada no laboratório de informática, abrangendo as 3 disciplinas ?
Uma sugestão de atividade seria a criação de um Blog Educacional, destinado as postagens das 3 turmas de 3ª série.
Projeto : “ A pluralidade Cultural “
Os temas poderiam ser divididos desta forma :
- 3ª série A = “ As origens de cada um “ e “ Os povos indígenas “.
- 3ª série B = “ As origens de cada um “ e “ O povo português “.
- 3ª série C = “ As origens de cada um “ e “ A presença africana no Brasil “
Conteúdos :
“ As origens de cada um “
- As origens das famílias – troca de idéias entre colegas sobre as origens de cada um.
- Por que tantos brasileiros são diferentes, mas se constituem num só povo ?
- Pesquisar entre os familiares, fazer entrevistas, pedir fotos antigas, lembranças, cartas ou documentos antigos.
- Árvore Genealógica e Linha do Tempo.
- Após a coleta e publicação dos dados, criar o fórum:
• “ Você, pequeno cidadão, deve conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural brasileira. Isso significa que cada um traz consigo diversas heranças culturais do povo brasileiro. Fala de suas heranças, de sua família e seus antepassados. Fale sobre os diferentes grupos culturais que formam o povo brasileiro. “
A ênfase das postagens deve ser sobre os fatos históricos e geográficos, mostrando a localização das colônias dos povos em estudo.
Fotos de avós e parentes – Fotos do Brasil de hoje e do Brasil de ontem.
Recursos:
• Computadores com acessso à Internet
• Máquina fotográfica digital ou analógica
• Scanner
• Google Earth
• Projetor Multimídia
• Webcam
• Impressora
Será feita pelos alunos uma atividade utilizando o recurso de SLIDES:
www.slides.com
Onde farão apresentações, mostrando os trabalhos com fotos desenhos e imagens.
A atividade final será a confecção de fantoches com papel machê - representando os 3 povos estudados e seus costumes.
Será realizada uma apresentação teatral, mostrando a cultura religiosa, musical e culinária das 3 raças.
• O trabalho com blogs proporciona aos alunos a possibilidade de comunicação e socialização com outros alunos, professores e pessoas de diferentes lugares.
• Oportuniza a utilização de ferramentas de colaboração on line para compartilhar idéias na busca de novos conhecimentos.
• Incentiva a troca de conhecimento entre professores e alunos.
• Desenvolve o diálogo, o respeito mútuo e a compreensão entre diferentes culturas e povos.
• * Como haverá um encontro no Laboratório de Informática, durante a semana se planeja as atividades concretas e elaboração dos textos que serão postados no blog.
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação
Nome do aluno : Kátia Diehl
Desafio n° 2
Numa escola existem três turmas de 1ª a 4ª séries.
Alguns professores da 3ª série querem montar um projeto interdisciplinar com as seguintes disciplinas: geografia, história e educação artística, com as 3 turmas da 3ª série.
O laboratório estará disponível uma vez por semana, com data marcada.
Que tipo de atividade seria desenvolvida em sala de aula e aplicada no laboratório de informática, abrangendo as 3 disciplinas ?
Uma sugestão de atividade seria a criação de um Blog Educacional, destinado as postagens das 3 turmas de 3ª série.
Projeto : “ A pluralidade Cultural “
Os temas poderiam ser divididos desta forma :
- 3ª série A = “ As origens de cada um “ e “ Os povos indígenas “.
- 3ª série B = “ As origens de cada um “ e “ O povo português “.
- 3ª série C = “ As origens de cada um “ e “ A presença africana no Brasil “
Conteúdos :
“ As origens de cada um “
- As origens das famílias – troca de idéias entre colegas sobre as origens de cada um.
- Por que tantos brasileiros são diferentes, mas se constituem num só povo ?
- Pesquisar entre os familiares, fazer entrevistas, pedir fotos antigas, lembranças, cartas ou documentos antigos.
- Árvore Genealógica e Linha do Tempo.
- Após a coleta e publicação dos dados, criar o fórum:
• “ Você, pequeno cidadão, deve conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural brasileira. Isso significa que cada um traz consigo diversas heranças culturais do povo brasileiro. Fala de suas heranças, de sua família e seus antepassados. Fale sobre os diferentes grupos culturais que formam o povo brasileiro. “
A ênfase das postagens deve ser sobre os fatos históricos e geográficos, mostrando a localização das colônias dos povos em estudo.
Fotos de avós e parentes – Fotos do Brasil de hoje e do Brasil de ontem.
Recursos:
• Computadores com acessso à Internet
• Máquina fotográfica digital ou analógica
• Scanner
• Google Earth
• Projetor Multimídia
• Webcam
• Impressora
Será feita pelos alunos uma atividade utilizando o recurso de SLIDES:
www.slides.com
Onde farão apresentações, mostrando os trabalhos com fotos desenhos e imagens.
A atividade final será a confecção de fantoches com papel machê - representando os 3 povos estudados e seus costumes.
Será realizada uma apresentação teatral, mostrando a cultura religiosa, musical e culinária das 3 raças.
• O trabalho com blogs proporciona aos alunos a possibilidade de comunicação e socialização com outros alunos, professores e pessoas de diferentes lugares.
• Oportuniza a utilização de ferramentas de colaboração on line para compartilhar idéias na busca de novos conhecimentos.
• Incentiva a troca de conhecimento entre professores e alunos.
• Desenvolve o diálogo, o respeito mútuo e a compreensão entre diferentes culturas e povos.
• * Como haverá um encontro no Laboratório de Informática, durante a semana se planeja as atividades concretas e elaboração dos textos que serão postados no blog.
Um comentário:
Oi, amiga. Será que vamos conseguir, hoje á noite? Te ligo depois das 22H. Beijo. Bia
Postar um comentário