terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eixo III - 2007/II

Neste semestre desenvolvemos as seguintes interdisciplinas:
  1. Seminário Integrador III;
  2. Artes Visuais;
  3. Literatura Infanto-Juvenil;
  4. Ludicidade e Educação;
  5. Música na Escola;
  6. Teatro e Educação;

A intendisciplina Seminário Integrador III, neste eixo seguiu como desde o início do curso nos dando todo apoio necessário para vivenciarmos um curso a distância.  Todo processo de apropriação da tecnologia só foi possível graças as atividades dos Seminários Integradores.  Através de vídeos, tutoriais, criação de inventário de aprendizagem, leituras instigantes e reflexões esta interdisciplina lentamente ia preparando o grupo para os futuros desafios.

Este eixo foi marcado por interdisciplinas vitais para a infância ( artes visuais, ludicidade, música e teatro ), mas que infelizmente muitas vezes não são valorizadas nas séries iniciais, decido a grande ênfase dada aos conteúdos de Lingua Portuguesa e Matemática.  A aprendizagem é um processo lento e o tempo parece ser curto, por isto acabamos utilizando estas disciplinas apenas em datas festivas ( Dia das Mães, Dias dos Pais ... ).
Ludicidade muitas vezes é esquecida em prol da ordem e da disciplina, sendo assim sempre é bom relembrar o pensamento de Rubem Alves que nos diz:

" A vida é para ser brincada, o mundo é para se brincado ".

Nenhum comentário: