terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eixo III – Artes Visuais

Uma das atividades mais interessantes deste eixo foi a visita guiada a 6ª Bienal do Mercosul, realizada no dia 10 de novembro de 2007. Além da riqueza dos conteúdos ligados à arte esta atividade também foi marcada pela confraternização. Toda a turma do Pólo de Alvorada se encontrou no MARGS e no Santander Cultural no centro de Porto Alegre.

Foi um encontro com a arte, poesia, criatividade e sensibilidade. Observamos as obras de Francisco Matto, Oyvin Fahlström e Jorge Macchi.

As aulas do professor Bento fortaleceu em nós a necessidade de valorizar a arte criando projetos de arte na escola. A arte desenvolve a expressão pessoal, a comunicação com o mundo, com os colegas, tornando o aluno mais sensível, observador e crítico.

Lembrando a obra de Jorge Macchi: Martele X Marreta

  • Coisas parecidas com funções opostas.

  • O martelo constrói, a marreta destrói.

  • Nesta obra a tinta é jogada na tela a semelhança de tiros.

  • Podemos usar a marreta como arma.

  • Quem usa é que dá a forma;



 
As idéias de Jorge Macchi podem ser adequadas em diversas circunstâncias " Quem usa é que dá a forma ", ou fazendo uma analogia com a prática docente " Quem educa dá a forma ". Está em nossas mãos libertar ou domesticar as mentes que chegam cheias de luz e curiosidade até nós.

E como eu adoro Rubem Alves:


" Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas ".



Nenhum comentário: