quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eixo VI – 2009/I


Neste eixo a interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, foi muito importante e esclarecedora.

Inicialmente estudamos a história e após nos apropriamos das leis e possíveis possibilidades para uma inclusão com respeito e êxito.

Se olharmos para atrás é possível vislumbrar que hoje já alcançamos progressos e condições melhores no atendimento de pessoas com necessidades especiais, entretanto ainda estamos longe do dia em que todos serão tratados com respeito, amor e compreensão.

Na Idade Média o atendimento às pessoas com deficiência resumia-se a uma tática radical e definitiva, se ao nascer a criança apresentasse alguma deficiência esta era eliminada.   Seguidamente surgiram os asilos e internatos e posteriormente surgiram as primeiras escolas especiais.

Somente no início do século XX criaram-se instituições dedicadas aos " deficientes mentais moderados e profundos ", que infelizmente adotavam os moldes de " asilos ".  Razões que justificavam este modelo de tratamento:

  • Dececepções e pessimismo diante das tentativas de educação dos atrasados profundos.
  • A experiência de Itard com o " menino selvagem ".
  • Superlotação das instituições.
  • Atendimento médico precário.
  • Problemas disciplinares entres os doentes.
  • Insatisfação dos profissionais de saúde.
O objetivo básico destas instituições era transmitir ensinamentos elementares para que os doentes incomodassem o menos possível.

Entretanto a verdadeira inclusão se preocupa em fazer o indivíduo crescer, trabalha com as diferenças, respeita e trata todos com justiça.

Proporciona uma vida com vitalidade, com projetos, desejos e perspectivas.

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