quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Eixo VIII - Estágio Supervisionado - 2010/I


O estágio supervisionado foi realizado no período de 12 de abril de 2.010 à 16 de junho de 2.010 com os alunos e as alunas do terceiro ano B (Ensino Fundamental de nove anos) de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental.
A arquitetura pedagógica escolhida para compor o projeto de estágio foi :

  • Produções textuais com uso da tecnologia, Blog e PbWorks.
  • Produções artísticas com uso de ferramentas como Paint / Tux Paint ou semelhantes. 
  • Conhecimento e uso das ferramentas destes espaços:  Inserir comentários, imagens, vídeos e links.
  • Desenvolvimento pessoal e social.
  • Autoconhecimento - Confecção do Livro  "  Eu sou assim ... "
  • Amizade e respeito: Texto " Ninguém é igual à ninguém " ( Regina Otero e Regina Rennó ).
  • Demonstrar criatividade, cooperação e independência ao interagir com o grupo.
  • Respeito pelas diferenças de cada um.
Gradativamente as escolas estão passando por grandes mudanças, e aos poucos um novo paradígma está modificando a rotina escolar.

  • O novo aluno assume um papel ativo, reflexivo e criativo durante o processo de ensino/aprendizagem.

" A criança não é uma tábula rasa, que pode ser descrita exteriormente como um recipirente vazio e que deve ser preenchido com matéria estranha, para se conseguir algo; mais sim uma força real, viva e autônoma, que já no primeiro instante de sua existência age coordenando organicamente seu próprio desenvolvimento e expansão. "  ( PESTALOZZI, 1945, vol. 10 ) 

  • O acesso à informação e à ferramentas digitais, ( Web, Blogs, Twitter, Emails, Vídeos, ... ), já faz parte do cotidiano de um número bem expressivo de alunos.
  • A possibilidade da formação de redes, equipes e comunidades digitais que facilita a comunicação e a livre expressão de idéias.
  • O professor deixa de ser um transmissor de conhecimentos e procura juntamente com os alunos, construir o conhecimento, assumindo uma postura de mediador, orientando e estimulando a curiosidade da turma.
Com base nestas idéias desenvolví meu estágio, sempre atenta ao meu papel de educadora " mediadora ", capaz de desacomodar, questionar e instigar os alunos na busca de informação e criação do conhecimento.  Muitas dificuldades surgiram, foi necessário muita flexibilidade e criatividade para enfrentar a resistência que as TIC's - Tecnologias de Informação e Comunicação, despertam na comunidade escolar.
Foi de fato uma experiência que marcou e modificou a minha prática.   A inclusão digital é necessária e vital para uma nova forma de educar.

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

"Não se pode falar de educação sem amor".
 Paulo Freire )

 

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