terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eixo III - Ludicidade

Muitas reflexões foram feitas durante esta interdisciplina, como por exemplo:

  • Brincar X Estudar = São de fato atividades antagônicas ?
  • Divertimento X Trabalho;
  • Educação Infantil = Há quem acredita que é " só " brincar.
  • Ensino Fundamental e Médio = Há quem acredita que é " só " estudar.
Ao brincar a criança domina suas angústias que sente diante do mundo, do " novo ", também exercita o controle sobre os seus impulsos. È brincando que a criança põe em equilíbrio o princípio do prazer X a realidade. Ao brincar de médico ( angústia de ir ao médico ), a criança dá a injeção e dá o remédio, como resultado da brincadeira há a aceitação, a compreensão e relacionamento com a realidade.

O brincar não acaba quando a infância termina, mas infelizmente muitas vezes ele acaba durante a própria infância, com jogos que brincam pela criança, com jogos com instruções restritas, que bloqueia a ação e a criatividade. Há um número expressivo de crianças que crescem confinadas em frente a TV ou do vídeo-game, por medo dos perigos da rua muitos pais acabam optando pela segurança de ter os filhos dentro de casa. Por outro lado a escola também mobiliza as crianças sentadas em classes por 3 ou 4 horas diariamente.

Por isso sempre é bom lembrar que: " Ser lúdico é ser feliz " – Nada melhor do que correr, pular, rir, jogar bola, pular corda e saltar obstáculos reais ou imaginários.

Nenhum comentário: