terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Eixo III - Teatro


Infelizmente as Artes Cênicas, com muita freqüência são soterradas pelos conteúdos dos currículos escolares. Atividades teatrais necessitam de tempo para a criança desenvolver a interpretação, e sensibilidade teatral. O teatro escolar parece estar fora de moda, entretanto é ele que pode desenvolver hábitos e atitudes; incentivar a criação e observação; desenvolver a maneira reflexiva de pensar e se expressar; libertar sentimentos e desenvolver a criatividade e a oralidade.

Lembro que uma das atividades deste Eixo II, era um Projeto Teatral com os alunos. Na época eu estava com uma turma de Jardim B e desenvolvi este projeto:



TEATRO DE MÃOS:


Teatro Criativo - parte da idéia de que a atividade teatral deve ser considerada uma disciplina. Tem como base o jogo dramático. "O jogo dramático se caracteriza pela livre expressão, por um discurso espontâneo que é cada vez mais desenvolvido pela improvisação e interpretação. A cada faixa etária há um tipo de jogo e quanto mais velha a criança mais condições ela tem de compreender a linguagem teatral."

Nesta proposta foi utilizada a técnica " Bonequinhos de mão ".
Foi criado um palco, com cadeiras cobertas com TNT, os atores se escondiam atrás das cadeiras, para aparecer apenas os personagens da história.

Foi dado um tema : " Gatinho doente ".

A partir do tema foi criado um diálogo entre os personagens, uma menina escolheu ser a gatinha doente, que seria a Hello Kitty.
Começaram a história com .... " Era uma vez uma gatinha que morava na floresta, e um dia ficou muito doente, cada um deu uma sugestão de doença, sarampo, dor de cabeça, dor na barriga ... e da mesma forma todos tentaram dar conselhos e soluções para a doença da gatinha.
Apareceu um monstro amarelo e azul que lançou um feitiço que deixou a gatinha doente, mas veio outro bruxo e curou a gatinha.
Os alunos criaram coletivamente a história e conforme o contexto eu fiz algumas indagações como :
- O que sentimos quando estamos doentes ?
- O que gostamos de receber das pessoas quando estamos doentes em casa ou no hospital ?
- O que devemos fazer para evitar doenças ?
- Eu posso entrar correndo e gritando dentro de um hospital ?
- O remédio que a gatinha precisava tomar era muito ruim. O que ela fez ?
- Quem vai fazer um desenho bem bonito para dar de presente para a gatinha e deixá-la mais feliz ?
- Quando o monstro apareceu ... ela sentiu medo ?
- A gatinha tem medo ?

Desta forma foi possível trabalhar conteúdos de higiene e cuidados com o corpo, boas maneiras e também valores como amizade, solidariedade, dedicação e respeito.

Foi uma atividade cheia de alegria e criatividade e confesso que infelizmente, neste ano letivo eu não desenvolvi atividades de teatro com a minha atual turma. Foi muito bom fazer esta reflexão e assim renovar os meus propósitos de incluir Artes Cênicas no meu planejamento anual.






 

Nenhum comentário: