
domingo, 15 de junho de 2008
sábado, 14 de junho de 2008
quarta-feira, 21 de maio de 2008
domingo, 4 de maio de 2008
Meio Ambiente ...

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS A
Com o professor José Francisco Flores, estamos descobrindo e aprendendo formas de pensar e trabalhar a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Em Porto Alegre há vários locais onde se pode entregar o óleo de cozinha usado. Há pontos de coleta em toda a cidade. O óleo pode ser entregue guardado em garrafa plástica ou recipiente de vidro.
Postos de Coletas do óleo de cozinha em Porto Alegre - RS ...

- República - Rua da República n° 711
- Conceição - Rua Alberto Bins, sob a elevada da Conceição
- Norte Câncio Gomes - Travessa Carmem n° 111
- Pereira Franco - Rua Pereira Franco n° 135
- Humaitá - Rua José Aluísio Filho n° 780
- IAPI - Av. Assis Brasil nº 1715
- Silva Só - Av. Silva Só, sob a elevada Tiradentes
- Nordeste - Rua Dom Jaime de Barros Câmara n° 815
- Porto Seco - Av. Plínio Kroeff n° 752
- Car Norte - Av. Bernardino S. Amorim, esq. Pastoriza
- Sudeste Visconde - Rua Visconde do Herval n° 945
- Tenente Alpoim - Rua José L. R. Sobral n° 958
- Freitas de Castro - Rua Prof. Freitas de Castro n° 95
- Leste Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso L. Mariante n° 4401
- Fátima - Rua Alfredo Ferreira Rodrigues n° 975
- Sul Cavalhada - Av. Otto Niemeyer n° 3206
- Ipanema - Av. Guaíba n° 2027
- Cruzeiro Niteroi - Rua Niteroi n° 19
- Cruzeiro - Av. Tronco n° 528
- Extremo Sul Restinga - Rua Rubens Torelli n° 50
- Orla Belém Novo - Rua Desembargador Melo Guimarães n° 12
- Lami - Av. Guaíba, ao lado do DMAE - Lami
- Coleta Seletiva - Av. Wenceslau Escobar n° 1980
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Plano Individual de Estudos :
Animada pela idéia de aprimorar o olhar e desenvolver a capacidade de argumentar apresentando evidências e registros, a 1ª meta de aprendizagem que me proponho atingir é :
Objetivo 1 :
• Adquirir mais informações sobre o uso e melhorar a minha capacidade de utilização de planilhas ( Exel ).
Recursos e estratégias :
• Monitorar a aprendizagem de meus alunos por tabelas e gráficos. Ter uma visão da turma e seu desenvolvimento através de gráficos e tabelas. Estes dados servirão de base e argumentação para a criação do Parecer Descritivo de cada aluno no final do trimestre ( 06/06/2008 ).
Prazo :
• Final do 1° Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Auto-avaliação do meu desempenho: a meta é utilizar planilhas de forma " familiar ", de forma rotineira, sem dificuldades, criar o hábito de análisar e registrar os fatos por gráficos. Registro dos novos recursos utilizados ( Inserir fórmulas , gráficos, funções ... ).
Verificação :
• Disponibilizar todas as informações no Wiki e algumas no Blog.
Solicitar avaliação dos tutores e colegas.
Objetivo 2 :
• Obter conhecimento sobre uso e formas de criação de " Mapas Conceituais ", através de softwares ou através de desenhos ( com os alunos ).
• Desenvolver o hábito de criar esquemas para transmitir conteúdos e informações de forma sucinta e clara.
Recursos e estratégias :
• Apresentação de conteúdos através de " Mapas Conceituais ".
Prazo :
• Final do 1º Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Registro das novas descobertas e do material pesquisado no Blog.
• Postagens de Mapas Conceituais no Blog - cada um abordando temas e conteúdos diferentes.
Verificação :
• Toda aprendizagem será publicada no Blog, com expectativa de receber comentários e subsídios para a construção dos mapas de professores, tutores e colegas.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Ciências - 1 ª Atividade
MÓDULO 1 - Concepção de natureza: relação ser humano e ambiente .
OBJETIVO:- Conduzir a aluna/aluno à analise de suas representações de natureza a fim de que avalie suas concepções desde a infância até os dias atuais.- Estimular ação e reflexão sobre si mesmo e sua relação com o objeto analisado.
ATIVIDADE 1: Aula Presencial. Observe o quadro abaixo. Em cada espaço você deverá fazer um desenho que represente a palavra.
- Qual palavra teve a representação mais semelhante ?
- Qual palavra teve a representação mais diferente ?
- Qual palavra foi mais difícil representar ? Por quê ?
domingo, 30 de março de 2008
Auto-avaliação - Portfólio de Aprendizagens/2007/II

O Portfólio também reflete a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo do curso. Permite uma contínua avaliação. O processo de aprendizagem é dinâmico, tem momentos de entusiasmo, momentos de reflexão, recolhimento e momentos de expansão, de socialização e trocas de idéias com o grupo. Nada melhor do que um Blog para socializar idéias, e o objetivo desta postagem é analisar e fazer uma auto-avaliação do meu último portfólio, criado no final do 2° semestre de 2007.
Não será possível fazer uma análise comparativa da minha apresentação final com outras apresentações, porque fiz minha apresentação no primeiro horário da tarde, e logo após me apresentar fui dispensada e não assisti outras apresentações.
O Portfólio foi dividido em 3 blocos :
1 - Práticas pedagógicas ou o que faço na escola e na sala de aula com o que aprendo no curso.
2 - Tecnologias da informação e comunicação no apoio às Interdisciplinas.
3 - Aprendizagens e Integração das Aprendizagens.
1 º Bloco - Em 2007 trabalhei na Educação Infantil - Jardim nível B, sendo assim todas as interdisciplinas realizadas foram agradáveis e diretamente ligadas a minha prática com as crianças.
Ludicidade : Na Educação Infantil o imaginário e o real se confundem e brincar e jogar trazem para a crianças valiosa oportunidade de aprendizado sobre a vida, jogando se aprende a solucionar conflitos, se aprende a respeitar o outro, a compartilhar brinquedos, sentimentos e emoções.
Artes : A expressão gráfica da criança mostra o que ela sente, sua maturidade emocional e cognitiva, e a interdisciplina de Artes foi útil e criativa.
Música : Cantando a criança expressa emoções, desenvolve a oralidade, o rítmo, a motricidade ( ao dançar ) e a concentração .
Literatura Infanto-Juvenil : Aqui estudamos a arte de " Contar Histórias " , e foi o que eu fiz, contei muitas histórias para meus alunos neste semestre, eles criaram e dramatizaram as próprias histórias tudo de forma lúdica, artística e criativa.
Ser contadora de histórias já era um projeto antigo, mas foi neste semestre que ele se tornou realidade, e aqui está uma grande mudança, pois participei do Curso de capacitação de Voluntários para contar histórias em Hospitais. Me sinto muito feliz em poder dar um pouco de conforto aos pequenos pacientes, tirá-los do foco da dor e do desconforto, poder trazer o sonho, a alegria e a esperança.
Muitas destas ações foram registradas e fotografadas no blog, mas estou estudando novas formas de registrar as atividades e mudanças no futuro, pois minha apresentação de 10 minutos foi embasada na exposição oral, pois contava com a conecção via internet, que não foi possível, pois pretendia ilustrar a apresentação com imagens do blog. Foi um erro contar com a conexão, sem ter um plano B, havia pensado em fazer um apanhado de fotos e imagens num PowerPoint, mas como era apenas 10 minutos, optei pelas imagens do blog.
Aprendí a lição, não se pode contar com um único recurso, este pode falhar.
Na Associação " Viva e Deixe Viver " conhecí a importância do que eles chamam de 3 Cs :
Atributos essenciais para ser voluntário, para ser um bom aluno e um bom profissional.
Sou muito curiosa, não nego e atualmente estou pesquisando e aprendendo a usar uma ferramenta muito interessante que será muito útil para a criação de novos portfólios que é a produção de MAPAS CONCEITUAIS, me apaixonei é fantástico !
2 ° Bloco - Tecnologias de Informação e Comunicação :
Neste bloco as mudanças são claras e evidentes, participar de um curso a distância que visa ensinar novas tecnologias que poderão ser usadas com os alunos, pois todas são em ambientes gratuítos ( Blog, PbWiki, Fóruns, Woki, SlideSchow e 0utros ) é muito gratificante e por isto criei o BLOG ROQUE CALLAGE - http://roquecallage.blogspot.com/ . Blog é uma incrível ferramenta pedagógica, porque ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora. Só lamento que minha escola não tenha Laboratório de Informática, pois gostaria que o Blog que criei para a escola tivesse a presença e postagens dos alunos.
Mas de qualquer forma a criação deste blog é uma tentativa de dar consciência aos professores e alunos, que mais uma forma de exclusão está se criando e tomando forma, a exclusão digital.
Alunos que não possuem conhecimento de Informática, poderão competir e entrar no mercado de trabalho no futuro ?
Também constatei que há muita resistência as novas tecnologias, sempre por parte dos professores, porque a maioria pertence a gerações que não conviveram com micros domésticos, por outro lado os alunos sempre buscam e estão abertos ao novo.
3 ° Bloco : Aprendizagens e Integração :
O Curso de Pedagogia a distância traz no nome uma grande contradição : a distância, justamente por ser a distância que ele cria uma grande, intensa e forte rede de amizades :
As atividades de grupo são extremamente lúdicas, positivas, criativas e une o grupo criando amizades, gerando novos pensares, novos saberes , novas formas de ver o mundo, coisas inerentes ao ato de se expor e conviver em grupo.
Isto muito claro com a atividade em grupo da interdisciplina Literatura Infanto-Juvenil em conjunto com a interdisciplina de Teatro - cada grupo deveria apresentar uma história infantil.
O meu grupo apresentou " O Grúfalo " - e todos participantes do grupo e todos que assistiram se encantaram com os momentos de leveza e alegria que a contação de histórias é capaz de proporcionar.
quinta-feira, 20 de março de 2008
sábado, 1 de março de 2008
O 4° Semestre do PEAD já vai começar ...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
domingo, 23 de dezembro de 2007
Feliz Natal !

Você não chorar
Não olhar pra trás
Nem se arrepender do que faz
Quero ver o amor vencer
Mas se a dor nascer
Você resistir e sorrir
Se você pode ser assim
Tão enorme assim,
Eu vou crer...
Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor..
Bom Natal,
Um Feliz Natal,
Muito amor e paz pra você...
Pra você...
Pra você...
FELIZ NATAL !
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Expressão gráfica ....

Meu primeiro diploma ...
No próximo ano ( 2008 ) todos estarão freqüentando o 1 º Ano do Ensino Fundamental.
Adeus ! Educação Infantil !
Para comemorar apresentaram músicas de Natal .
BubbleShare: Share photos - Cheap Hotels Vegas
domingo, 9 de dezembro de 2007
Novas ações na sala de aula ...( 2 )

É a fase do jogo simbólico, é quando brincar se faz necessário e vital para compreender e se relacionar com o meio, para dominar e aliviar angústias, para sonhar, criar e recriar a realidade e assim se desenvolver psico-socialmente. Na Educação Infantil se trabalha muito o esquema corporal, a percepção do próprio corpo e do corpo do colega, nossa sala tem espelho, roupas diversas, fantasias, colares, pulseiras e outros acessórios que todos gostam de usar e brincar de “ Faz de conta que agora eu sou ... “; tudo é sonho, tudo é simbolismo.
- Método Dramático
- Teatro Criativo
- Movimento Criativo
- Teatro Escolar
- Jogo Dramático
- Jogos Teatrais
Fazer e brincar de teatro em sala de aula é muito bom e importante, porque através desta prática :
- Incentiva-se a criação e observação;
- Possibilita-se variados meios de expressão;
- Liberta-se sentimentos;
- Desenvolve-se hábitos, atitudes e habilidades;
- Desenvolve-se maneira reflexiva de pensar;
- Amplia-se conceitos levando a generalizações;
- Desenvolve-se a criatividade e oralidade;
Um dos trabalhos da Interdisciplina Teatro e Educação foi a criação de um inventário relatando uma prática de teatro com os alunos, escolhí e apliquei a técnica " TEATRO DE MÃOS ", que é muito lúdica e criativa, os alunos adoraram.
Teatro Criativo - parte da idéia de que a atividade teatral deve ser considerada uma disciplina. Tem como base o jogo dramático. “O jogo dramático se caracteriza pela livre expressão, por um discurso espontâneo que é cada vez mais desenvolvido pela improvisação e interpretação. A cada faixa etária há um tipo de jogo e quanto mais velha a criança mais condições ela tem de compreender a linguagem teatral.”
Nesta proposta foi utilizada a técnica “ Bonequinhos de mão “.
Foi criado um palco, com cadeiras cobertas com TNT, os atores se escondiam atrás das cadeiras, para aparecer apenas os personagens da história.
Foi dado um tema : “ Gatinho doente “.
A partir do tema foi criado um diálogo entre os personagens, uma menina escolheu ser a gatinha doente, que seria a Hello Kitty.
Começaram a história com .... “ Era uma vez uma gatinha que morava na floresta, e um dia ficou muito doente, cada um deu uma sugestão de doença, sarampo, dor de cabeça, dor na barriga ... e da mesma forma todos tentaram dar conselhos e soluções para a doença da gatinha.
Apareceu um monstro amarelo e azul que lançou um feitiço que deixou a gatinha doente, mas veio outro bruxo e curou a gatinha.
Os alunos criaram coletivamente a história e conforme o contexto eu fiz algumas indagações como :
- O que sentimos quando estamos doentes ?
- O que gostamos de receber das pessoas quando estamos doentes em casa ou no hospital ?
- O que devemos fazer para evitar doenças ?
- Eu posso entrar correndo e gritando dentro de um hospital ?
- O remédio que a gatinha precisava tomar era muito ruim. O que ela fez ?
- Quem vai fazer um desenho bem bonito para dar de presente para a gatinha e deixá-la mais feliz ?
- Quando o monstro apareceu ... ela sentiu medo ?
- A gatinha tem medo ?
Desta forma foi possível trabalhar conteúdos de higiene e cuidados com o corpo, boas maneiras e também valores como amizade, solidariedade, dedicação e respeito.
Os bonecos nesta vivência foram desenhados pela professora com canetinhas, nas mãos das crianças, mas com crianças maiores, um colega pode pintar na mão do outro.
É muito bom e prazeroso fazer teatro em sala de aula, em todas as séries e níveis ( Fundamental e Médio ).
Para pensar, mudar e apoiar ...

Há quatro tipos de pessoas e possibilidades:
- Aquele que ignora a necessidade de mudar.
- Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas tenta manter o status quo.
- Aquele que aceita a necessidade de mudar, mas não vê como fazê-lo.
- Aquele que aceita que o momento atual é o mais importante da história para fazer todas as transformações necessárias.
- O primeiro é atropelado pela mudança sem entender o que está acontecendo.
- O segundo tenta viver inutilmente no passado dos tempos dourados, quando os paradigmas existentes funcionavam parcialmente.
- O terceiro permanece sem perspectivas.
- O quarto abre as portas de um novo mundo.
Fonte : Brahma Kumaris
Novas formas de interação e socialização ...

- Consciência
- Comprometimento
- Constância
E desta forma cumprimos a seguinte agenda :
22/09 - Sensibilização - Equipe Viva e Deixe Viver
01/10 - Mestre do Tempo
08/10 - Pensamento Positivo - Organização Brahma Kumaris
15/10 - O que é ser voluntário
22/10 - Ambientação Hospitalar - Controle de infecções e Serviço de Psicologia
29/10 - A arte da contação de histórias para crianças hospitalizadas
05/11 - Aprendendo a perder - Equipe de Psicologia
Todo mês de novembro - Vivência Prática - Voluntários Viva .
07/12 - Formatura
Durante o mês de novembro participamos das aulas práticas, conhecemos o Hospital da Criança Santo Antonio e visitamos alguns quarto para contar histórias.
Fiquei emocionada e impressionada com a mágica da contação de histórias. Como professora conto histórias para os alunos e também para a Bruna minha filha e sei que todos gostam muito de ouvir e sonhar com as histórias. Entretanto, no hospital o efeito tranqüilizante e lúdico da contação fica mais evidente. Não sei se é devido ao ambiente ou a notória fragilidade das crianças, mas o resultado é imediato.
No meu primeiro dia de prática, quando eu estava passando pelo corredor do Hospital, encontrei um menino de 5 anos, que estava acompanhado pela mãe que tentava caminhar um pouco com ele para exercitar as pernas. Ele estava chorando e muito aflito . Perguntei se ele gostaria de ouvir histórias e ele disse que sim. Então fomos até o quarto, ele deitou na cama, lhe mostrei os livros que eu tinha e perguntei qual ele gostaria de ouvir. Ele escolheu uma histórinha do Cliffort, " o gigante cão vermelho " - e a medida que eu ia contando a história , ele foi se acalmando, se acalmando e pediu para ouvir + 1 história, mais outra e assim na 3ª história percebí que o sono estava chegando ... e assim me despedí do pequeno ouvinte.
É muito bom poder ajudar e transformar o ambiente por onde se passa, não só com este menino, mas nos outros quartos também foi possível perceber o quanto estas crianças precisam de alguns minutos mágicos, onde a doença e a dor cedem lugar para o sonho, para o riso e para a esperança de viver dias felizes.
Um belo trabalho social com crianças ( Vídeo )
E como a vida é inteligente e tudo nela está conectado e interagindo entre si, neste semestre no curso de Pedagogia a distância - PEAD/UFRGS, tivemos a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil, com a professora Suyan.
Uma das atividades foi justamente apresentar uma " Contação de História ". Foi muito bom realizar esta tarefa. Inicialmente criamos o grupo ( Bia Guterres, Chaine, Kátia, Luciana Betat, Luciene Sobotyk, Magali, Maria Gabriela e Selva.
Nosso primeiro encontro foi num sábado a tarde na praça Chiga, lá fizemos uma tarde de contação de histórias, todas trouxeram sugestões e por unânimidade a história " O GRÚFALO ", sugerida pela colega Maria Gabriela foi escolhida para ser contada em sala de aula no PEAD.
E você não sabe o que é um " Grúfalo " ????? Não ??????
Nos encontros seguinte, confeccionamos o cenário, a nossa colega Chaine que é muito habilidosa e criativa deu uma " SUPER " mão na roda, criando as máscaras e finalmente ensaiamos e apresentamos a história ... e mais uma vez a magia da contação se fez presente, desta vez não com crianças, mas com mulheres adultas que não perderam o brilho do olhar e nem a capacidade de sonhar e vibrar com os personagens da história, principalmente com o ratinho, muuuiiiito safadinho !
Com este trabalho nossa amizade se fortificou, aprendemos muito, vivenciamos a cooperação e criação em conjunto, tudo isto que também precisamos ensinar e desenvolver em nossos alunos, porque o modelo de acumulação e competição já mostrou o quanto criou um mundo doente e carente, um mundo em que há poucos vitoriosos ... e muitos necessitados.
Vamos mudar o paradigama para a COOPERAÇÃO, vamos criar um mundo com valores :
Amor, Amizade, Caridade, Esperança, Alegria, Felicidade, Ética , Honestidade, Paz, Justiça e Solidariedade.
Por quê ser voluntário ?
A Sociedade está dividida em 3 Setores :
1 º Setor : O governo, que é responsável pelas questões sociais.
2º Setor : O privado, responsável pelas questões individuais.
3º Setor : É constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.
O 1 º Setor não está cumprindo a sua obrigação de promover o bem social, mas felizmente as pessoas estão mais conscientes de que todos devem fazer alguma coisa em favor da coletividade.
Depende de nós melhorar o mundo, e para isto não é necessário grandes atos, pequenos gestos somados fazem a diferença.
domingo, 2 de dezembro de 2007
Visita guiada a 6 ª Bienal do Mercosul ...
No dia 10 de Novembro de 2007, a turma PEAD Alvorada visitou a 6 ª Bienal do Mercosul ( em Porto Alegre - RS ), juntamente com o professor Bento e tutoras.
Foi uma atividade presencial muito rica de conteúdos e gratificante. Nosso curso é a distância e por isto sempre é um grande prazer encontrar as colegas, que encontramos em fóruns, emails e Skype ... sempre é bom um " olho no olho " para confraternizar e matar a saudade.
Visitamos inicialmente o MARGS e o Santander Cultural ... foi uma manhã repleta de cultura !
Apreciamos as obras de Francisco Matto, Oyvin Fahlström e Jorge Macchi.
Gostei muito das obras e idéias destes 3 artistas.
A criação de Jorge Macchi está baseada na tradição conceitual dos concretistas brasileiros, mas há muita poesia, sensibilidade e criatividade nos seus trabalhos que poderão ser estudados e analisados em sala de aula com alunos como sugere a Temática 7 - A concepção do ensino de artes em projetos de aprendizagem (Bloco III), da interdisciplina de Artes Visuais.
Fogos de Artifícios ( Obra criada com o barro da praça da Alfândega de Porto Alegre )


Horizontes

O quanto podemos ampliar ou reduzir nossos horizontes ...
Acidente



Obra composta por 6 quadros criada pela sombra da janela do quarto do artista.
- A mídia aumenta os fatos e com isto ele parece maior.
- Nem toda arte está no museu.
- O que determina uma obra de arte ?
- Fósforo é um elemento efêmero = Fogos de artifícios.
- 1 fósforo pode acender todos os outros.
- Coisas parecidas com funções opostas.
- O martelo constrói, a marreta destrói.
- Nesta obra a tinta é jogada na tela a semelhança de tiros.
- Podemos usar a marreta como arma.
- Quem usa é que dá a forma.
Temáticas da obra de Jorge Macchi :
- Temática da oposição, em toda oposição há algo igual.
- Linhas paralelas.
- A presença concreta da falta. A falta não é qualquer coisa, falta de compreensão, de oportunidades ....
- A presença só existe se existir a falta.
- Liberdade de expressão.
- Palavras vazias.
- O terror, o tamanho do " charco " de sangue, sempre se sobressai sobre tudo em diferentes velocidades.
- Violência, morte, vidas paralelas, solidão ....
Esta visita guiada com o professor Bento e as colegas ratificou a necessidade de criar projetos de arte na escola pois a arte possibilita que o aluno desenvolva sua expressão pessoal e também sua comunicação com os colegas e o mundo expressando e representando pensamentos e sentimentos. O aluno torna-se mais observador e crítico.