sexta-feira, 20 de junho de 2008

Viva São João !


Quem não gosta de festa junina ? Pular fogueira, pinhão quentinho, pipoca, quentão, rapadurinhas, muita dança, músicas animadas .... Festa Junina é tudo de bom !!!

Para entrar no clima, minha turma realizou este trabalho de colagem.

Turma : 31 - 3ª Série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE

domingo, 15 de junho de 2008

Caça-Palavras ... no Excel ...


Caça - Palavras no Excel :

Quem não gosta de " caça-palavras " ?
Eu gosto muito e a maioria dos meus alunos também.
Ao pesquisar e assistir vários tutoriais para estudar e aprender usar o Excel, descobrí que é possível fazer " caça-palavras " com a planilha.
Criar um caça-palavras com palavras relacionadas com os conteúdos estudados em sala de aula pode se tornar uma agradável atividade de reforço, que exige concentração e que também auxilia a memorização de novos termos.

Para fazer um teste, criei este " Caça-Palavras " relacionado com os SUBSTANTIVOS COLETIVOS :

ENCONTRE AS SEGUINTES PALAVRAS NA PLANILHA ACIMA :

ÁLBUM - RETRATOS
ARQUIPÉLAGO - ILHAS
BANDA - MÚSICOS
BATALHÃO - SOLDADOS
BIBLIOTECA - LIVROS
ORQUESTRA - MÚSICOS
CORO - CANTORES
DISCOTECA - DISCOS
ELENCO - ATORES
ENXAME - ABELHAS
ALCATÉIA - LOBOS
FAUNA - ANIMAIS
MANADA - BÚFALOS
MATILHA - CÃES
MULTIDÃO - PESSOAS
CARDUME - PEIXES
PELOTÃO - SOLDADOS
PLATÉIA - ASSISTENTES
TROPA - SOLDADOS
TURMA - AMIGOS
NINHADA - FILHOTES DE AVES

Planilha Excel - Tutorial


Read this document on Scribd: Manual de Excel xp Portugues

Perguntas ...







Você gosta de perguntar ? Por quê ?

Sacia sua curiosidade.

Desenvolve seu intelecto.

Evita falhas causadas por má compreensão.










domingo, 4 de maio de 2008

Meio Ambiente ...

Na Interdisciplina : EDUAD 017
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS A
Com o professor José Francisco Flores, estamos descobrindo e aprendendo formas de pensar e trabalhar a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
No módulo 2 assistimos ao vídeo " BALANCE " - que nos mostra de forma clara que atitudes individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema e que atitudes imediatistas visando apenas resultados no presente, podem construir um futuro árido, sem saídas e sem volta.
Quem provoca o desequilíbrio ambiental ?
Os Governos, as grandes Indústrias, o Capitalismo que visa lucros e mais lucros ......
Esta responsabilidade de manter e preservar a natureza e o equilíbrio ambiental começa em cada um de nós.
PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA !
Um exemplo disto está na " COLETA DO ÓLEO DE COZINHA ".
Quem não gosta de batata frita, coxinha e pastel ? São muitas as frituras que vão à nossa mesa. Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para o preparo desses pratos. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. O cidadão consciente que pensa no EQUILÍBRIO do sistema em que vive, pode evitar que isso aconteça reutilizando o óleo, por exemplo, para fazer sabão, detergente, resina para tintas, glicerina, biodiesel e ração para animais.
Em Porto Alegre há vários locais onde se pode entregar o óleo de cozinha usado. Há pontos de coleta em toda a cidade. O óleo pode ser entregue guardado em garrafa plástica ou recipiente de vidro.
Por que participar ? Seja misturado ao lixo orgânico, seja jogado no ralo, na pia ou na privada, o óleo vai custar caro ao meio ambiente.

Postos de Coletas do óleo de cozinha em Porto Alegre - RS ...

Você sabia que ... ???
... UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA.
... Isso equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
... Faça sua parte ! Agora só depende de cada um de nós !
- Centro Gasômetro - Av. Mauá n° 158
- República - Rua da República n° 711
- Conceição - Rua Alberto Bins, sob a elevada da Conceição
- Norte Câncio Gomes - Travessa Carmem n° 111
- Pereira Franco - Rua Pereira Franco n° 135
- Humaitá - Rua José Aluísio Filho n° 780
- IAPI - Av. Assis Brasil nº 1715
- Silva Só - Av. Silva Só, sob a elevada Tiradentes
- Nordeste - Rua Dom Jaime de Barros Câmara n° 815
- Porto Seco - Av. Plínio Kroeff n° 752
- Car Norte - Av. Bernardino S. Amorim, esq. Pastoriza
- Sudeste Visconde - Rua Visconde do Herval n° 945
- Tenente Alpoim - Rua José L. R. Sobral n° 958
- Freitas de Castro - Rua Prof. Freitas de Castro n° 95
- Leste Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso L. Mariante n° 4401
- Fátima - Rua Alfredo Ferreira Rodrigues n° 975
- Sul Cavalhada - Av. Otto Niemeyer n° 3206
- Ipanema - Av. Guaíba n° 2027
- Cruzeiro Niteroi - Rua Niteroi n° 19
- Cruzeiro - Av. Tronco n° 528
- Extremo Sul Restinga - Rua Rubens Torelli n° 50
- Orla Belém Novo - Rua Desembargador Melo Guimarães n° 12
- Lami - Av. Guaíba, ao lado do DMAE - Lami
- Coleta Seletiva - Av. Wenceslau Escobar n° 1980

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Plano Individual de Estudos :

Plano Individual de Estudos para o 1 º Semestre de 2008 :

Animada pela idéia de aprimorar o olhar e desenvolver a capacidade de argumentar apresentando evidências e registros, a 1ª meta de aprendizagem que me proponho atingir é :

Objetivo 1 :
• Adquirir mais informações sobre o uso e melhorar a minha capacidade de utilização de planilhas ( Exel ).
Recursos e estratégias :
• Monitorar a aprendizagem de meus alunos por tabelas e gráficos. Ter uma visão da turma e seu desenvolvimento através de gráficos e tabelas. Estes dados servirão de base e argumentação para a criação do Parecer Descritivo de cada aluno no final do trimestre ( 06/06/2008 ).
Prazo :
• Final do 1° Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Auto-avaliação do meu desempenho: a meta é utilizar planilhas de forma " familiar ", de forma rotineira, sem dificuldades, criar o hábito de análisar e registrar os fatos por gráficos. Registro dos novos recursos utilizados ( Inserir fórmulas , gráficos, funções ... ).
Verificação :
• Disponibilizar todas as informações no Wiki e algumas no Blog.
Solicitar avaliação dos tutores e colegas.

Objetivo 2 :
• Obter conhecimento sobre uso e formas de criação de " Mapas Conceituais ", através de softwares ou através de desenhos ( com os alunos ).
• Desenvolver o hábito de criar esquemas para transmitir conteúdos e informações de forma sucinta e clara.
Recursos e estratégias :
• Apresentação de conteúdos através de " Mapas Conceituais ".
Prazo :
• Final do 1º Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Registro das novas descobertas e do material pesquisado no Blog.
• Postagens de Mapas Conceituais no Blog - cada um abordando temas e conteúdos diferentes.
Verificação :
• Toda aprendizagem será publicada no Blog, com expectativa de receber comentários e subsídios para a construção dos mapas de professores, tutores e colegas.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ciências - 1 ª Atividade

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


MÓDULO 1 - Concepção de natureza: relação ser humano e ambiente .

OBJETIVO:- Conduzir a aluna/aluno à analise de suas representações de natureza a fim de que avalie suas concepções desde a infância até os dias atuais.- Estimular ação e reflexão sobre si mesmo e sua relação com o objeto analisado.

ATIVIDADE 1: Aula Presencial. Observe o quadro abaixo. Em cada espaço você deverá fazer um desenho que represente a palavra.

- Qual palavra teve a representação mais semelhante ?

- Qual palavra teve a representação mais diferente ?

- Qual palavra foi mais difícil representar ? Por quê ?

domingo, 30 de março de 2008

Auto-avaliação - Portfólio de Aprendizagens/2007/II

O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como um registro organizado e baseado nos trabalhos produzidos pelo aluno, ao longo de um determinado período de tempo, de forma que este possa proporcionar uma visão detalhada da aprendizagem obtida.

O Portfólio também reflete a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo do curso. Permite uma contínua avaliação. O processo de aprendizagem é dinâmico, tem momentos de entusiasmo, momentos de reflexão, recolhimento e momentos de expansão, de socialização e trocas de idéias com o grupo. Nada melhor do que um Blog para socializar idéias, e o objetivo desta postagem é analisar e fazer uma auto-avaliação do meu último portfólio, criado no final do 2° semestre de 2007.

Não será possível fazer uma análise comparativa da minha apresentação final com outras apresentações, porque fiz minha apresentação no primeiro horário da tarde, e logo após me apresentar fui dispensada e não assisti outras apresentações.

O Portfólio foi dividido em 3 blocos :

1 - Práticas pedagógicas ou o que faço na escola e na sala de aula com o que aprendo no curso.

2 - Tecnologias da informação e comunicação no apoio às Interdisciplinas.

3 - Aprendizagens e Integração das Aprendizagens.

1 º Bloco - Em 2007 trabalhei na Educação Infantil - Jardim nível B, sendo assim todas as interdisciplinas realizadas foram agradáveis e diretamente ligadas a minha prática com as crianças.

Teatro : Crianças de 4, 5 e 6 anos estão aprendendo a ver e a entender o mundo, para isso dramatizam e utilizam o imaginário para se relacionar e treinar a viver ) brincar e dramatizar é necessário e vital nesta faixa etária.

Ludicidade : Na Educação Infantil o imaginário e o real se confundem e brincar e jogar trazem para a crianças valiosa oportunidade de aprendizado sobre a vida, jogando se aprende a solucionar conflitos, se aprende a respeitar o outro, a compartilhar brinquedos, sentimentos e emoções.

Artes : A expressão gráfica da criança mostra o que ela sente, sua maturidade emocional e cognitiva, e a interdisciplina de Artes foi útil e criativa.

Música : Cantando a criança expressa emoções, desenvolve a oralidade, o rítmo, a motricidade ( ao dançar ) e a concentração .

Literatura Infanto-Juvenil : Aqui estudamos a arte de " Contar Histórias " , e foi o que eu fiz, contei muitas histórias para meus alunos neste semestre, eles criaram e dramatizaram as próprias histórias tudo de forma lúdica, artística e criativa.

Ser contadora de histórias já era um projeto antigo, mas foi neste semestre que ele se tornou realidade, e aqui está uma grande mudança, pois participei do Curso de capacitação de Voluntários para contar histórias em Hospitais. Me sinto muito feliz em poder dar um pouco de conforto aos pequenos pacientes, tirá-los do foco da dor e do desconforto, poder trazer o sonho, a alegria e a esperança.
Muitas destas ações foram registradas e fotografadas no blog, mas estou estudando novas formas de registrar as atividades e mudanças no futuro, pois minha apresentação de 10 minutos foi embasada na exposição oral, pois contava com a conecção via internet, que não foi possível, pois pretendia ilustrar a apresentação com imagens do blog. Foi um erro contar com a conexão, sem ter um plano B, havia pensado em fazer um apanhado de fotos e imagens num PowerPoint, mas como era apenas 10 minutos, optei pelas imagens do blog.
Aprendí a lição, não se pode contar com um único recurso, este pode falhar.

Na Associação " Viva e Deixe Viver " conhecí a importância do que eles chamam de 3 Cs :
Consciência - Comprometimento e Constância

Atributos essenciais para ser voluntário, para ser um bom aluno e um bom profissional.

Eu vou acrescentar mais um C = CURIOSIDADE.

Sou muito curiosa, não nego e atualmente estou pesquisando e aprendendo a usar uma ferramenta muito interessante que será muito útil para a criação de novos portfólios que é a produção de MAPAS CONCEITUAIS, me apaixonei é fantástico !

2 ° Bloco - Tecnologias de Informação e Comunicação :

Neste bloco as mudanças são claras e evidentes, participar de um curso a distância que visa ensinar novas tecnologias que poderão ser usadas com os alunos, pois todas são em ambientes gratuítos ( Blog, PbWiki, Fóruns, Woki, SlideSchow e 0utros ) é muito gratificante e por isto criei o BLOG ROQUE CALLAGE - http://roquecallage.blogspot.com/ . Blog é uma incrível ferramenta pedagógica, porque ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora. Só lamento que minha escola não tenha Laboratório de Informática, pois gostaria que o Blog que criei para a escola tivesse a presença e postagens dos alunos.
Mas de qualquer forma a criação deste blog é uma tentativa de dar consciência aos professores e alunos, que mais uma forma de exclusão está se criando e tomando forma, a exclusão digital.
Alunos que não possuem conhecimento de Informática, poderão competir e entrar no mercado de trabalho no futuro ?
Também constatei que há muita resistência as novas tecnologias, sempre por parte dos professores, porque a maioria pertence a gerações que não conviveram com micros domésticos, por outro lado os alunos sempre buscam e estão abertos ao novo.

3 ° Bloco : Aprendizagens e Integração :

O Curso de Pedagogia a distância traz no nome uma grande contradição : a distância, justamente por ser a distância que ele cria uma grande, intensa e forte rede de amizades :
As atividades de grupo são extremamente lúdicas, positivas, criativas e une o grupo criando amizades, gerando novos pensares, novos saberes , novas formas de ver o mundo, coisas inerentes ao ato de se expor e conviver em grupo.
Isto muito claro com a atividade em grupo da interdisciplina Literatura Infanto-Juvenil em conjunto com a interdisciplina de Teatro - cada grupo deveria apresentar uma história infantil.
O meu grupo apresentou " O Grúfalo " - e todos participantes do grupo e todos que assistiram se encantaram com os momentos de leveza e alegria que a contação de histórias é capaz de proporcionar.
Fazer uma auto-avaliação é como fazer um auto-retrato, atividade que costumo fazer sempre com meus alunos, olhar para si, se auto-conhecer inicialmente como se estivesse na frente de um espelho e depois progredir e descobrir que influência minha presença causa na família, na turma, no mundo, na minha vida e na vida dos outros.
Ao avaliar este portfólio, concluí que embora minhas mudanças transformaram minha vida e minha prática, necessito desenvolver formas de mostrar estas mudanças mais concretamente, talvez criando tabelas e coletando dados, para dar mais clareza e argumentação ao assunto.

sábado, 1 de março de 2008

O 4° Semestre do PEAD já vai começar ...


Março chegou ! E com ele chegou o início do ano letivo nas escolas Estaduais, muitas mudanças e também o início do PEAD - Pedagogia a distância / UFRGS.

Confesso que já estou com saudades do PEAD, dos trabalhos, das leituras, dos grupos, das colegas, professoras, tutoras, da caixa de mail sempre lotada, enfim logo, logo tudo voltará ao normal ... as férias acabaram e a correria vai começar !

As aulas nem iniciaram e o PEAD já tem uma novidade : a criação de um Fórum no Wiki, uma nova ferramenta, uma nova forma de se comunicar e compartilhar idéias, sentimentos e avisos.

E para iniciar o ano letivo com o pé direito este lindo texto de Carlos Drummond de Andrade :


" Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar, que daqui para diante vai ser diferente. "


domingo, 23 de dezembro de 2007

Feliz 2008 !

BubbleShare: Share photos - Delicious Christmas Recipes.

Feliz Natal !

Quero ver
Você não chorar
Não olhar pra trás
Nem se arrepender do que faz

Quero ver o amor vencer
Mas se a dor nascer
Você resistir e sorrir

Se você pode ser assim
Tão enorme assim,

Eu vou crer...

Que o Natal existe
Que ninguém é triste
Que no mundo há sempre amor..

Bom Natal,
Um Feliz Natal,
Muito amor e paz pra você...
Pra você...
Pra você...

FELIZ NATAL !



segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Expressão gráfica ....


É dura a vida de filha de professora ! A Bruna ( 6 anos ) que o diga ! Desde os 2 aninhos ela ganha papel e lápis para desenvolver a motricidade, criatividade, ........ e tantas outras coisas que professoras adoram avaliar !
E sendo assim ela desenvolveu o hábito e o gosto pela pintura e desenho !
Todos os dias ela faz desenhos e me dá de presente !
O presentinho de hoje foi esta linda casa colorida !
Ela anda muito feliz porque aprendeu a escrever a palavra amor e a desenhar estrelas !
Como estou muito sensível e emotiva hoje, resolví publicá-la no Blog !

Meu primeiro diploma ...

Com muita emoção e alegria a turminha do Jardim B se formou neste sábado, 08 de Dezembro de 2007.
No próximo ano ( 2008 ) todos estarão freqüentando o 1 º Ano do Ensino Fundamental.
Adeus ! Educação Infantil !
Para comemorar apresentaram músicas de Natal .

BubbleShare: Share photos - Cheap Hotels Vegas

domingo, 9 de dezembro de 2007

Novas ações na sala de aula ...( 2 )



Sou professora de uma turma de Educação Infantil – Jardim Nível B – na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Callage. Os alunos têm entre 5 e 6 anos, nestas idades o real se confunde com o imaginário, e pode-se ver como é bela e incansável a imaginação infantil.
É a fase do jogo simbólico, é quando brincar se faz necessário e vital para compreender e se relacionar com o meio, para dominar e aliviar angústias, para sonhar, criar e recriar a realidade e assim se desenvolver psico-socialmente. Na Educação Infantil se trabalha muito o esquema corporal, a percepção do próprio corpo e do corpo do colega, nossa sala tem espelho, roupas diversas, fantasias, colares, pulseiras e outros acessórios que todos gostam de usar e brincar de “ Faz de conta que agora eu sou ... “; tudo é sonho, tudo é simbolismo.


Neste semestre com a interdisciplina TEATRO E EDUCAÇÃO com o professor Gilberto Icle, realizamos um significativo estudo sobre o teatro, as " Formas de Abordagem Dramática na Educação ", que são as seguintes :



  • Método Dramático

  • Teatro Criativo

  • Movimento Criativo

  • Teatro Escolar

  • Jogo Dramático

  • Jogos Teatrais


Fazer e brincar de teatro em sala de aula é muito bom e importante, porque através desta prática :

  • Incentiva-se a criação e observação;

  • Possibilita-se variados meios de expressão;

  • Liberta-se sentimentos;

  • Desenvolve-se hábitos, atitudes e habilidades;

  • Desenvolve-se maneira reflexiva de pensar;

  • Amplia-se conceitos levando a generalizações;

  • Desenvolve-se a criatividade e oralidade;


Um dos trabalhos da Interdisciplina Teatro e Educação foi a criação de um inventário relatando uma prática de teatro com os alunos, escolhí e apliquei a técnica " TEATRO DE MÃOS ", que é muito lúdica e criativa, os alunos adoraram.



Teatro Criativo - parte da idéia de que a atividade teatral deve ser considerada uma disciplina. Tem como base o jogo dramático. “O jogo dramático se caracteriza pela livre expressão, por um discurso espontâneo que é cada vez mais desenvolvido pela improvisação e interpretação. A cada faixa etária há um tipo de jogo e quanto mais velha a criança mais condições ela tem de compreender a linguagem teatral.”

Nesta proposta foi utilizada a técnica “ Bonequinhos de mão “.
Foi criado um palco, com cadeiras cobertas com TNT, os atores se escondiam atrás das cadeiras, para aparecer apenas os personagens da história.

Foi dado um tema : “ Gatinho doente “.

A partir do tema foi criado um diálogo entre os personagens, uma menina escolheu ser a gatinha doente, que seria a Hello Kitty.
Começaram a história com .... “ Era uma vez uma gatinha que morava na floresta, e um dia ficou muito doente, cada um deu uma sugestão de doença, sarampo, dor de cabeça, dor na barriga ... e da mesma forma todos tentaram dar conselhos e soluções para a doença da gatinha.
Apareceu um monstro amarelo e azul que lançou um feitiço que deixou a gatinha doente, mas veio outro bruxo e curou a gatinha.
Os alunos criaram coletivamente a história e conforme o contexto eu fiz algumas indagações como :
- O que sentimos quando estamos doentes ?
- O que gostamos de receber das pessoas quando estamos doentes em casa ou no hospital ?
- O que devemos fazer para evitar doenças ?
- Eu posso entrar correndo e gritando dentro de um hospital ?
- O remédio que a gatinha precisava tomar era muito ruim. O que ela fez ?
- Quem vai fazer um desenho bem bonito para dar de presente para a gatinha e deixá-la mais feliz ?
- Quando o monstro apareceu ... ela sentiu medo ?
- A gatinha tem medo ?

Desta forma foi possível trabalhar conteúdos de higiene e cuidados com o corpo, boas maneiras e também valores como amizade, solidariedade, dedicação e respeito.

Os bonecos nesta vivência foram desenhados pela professora com canetinhas, nas mãos das crianças, mas com crianças maiores, um colega pode pintar na mão do outro.

É muito bom e prazeroso fazer teatro em sala de aula, em todas as séries e níveis ( Fundamental e Médio ).