Meu Deus ! Quanta dificuldade para escrever .... Demorei muito para encontrar o foco de estudo ... e o tempo foi passando, hoje nem acredito que conseguí concluir o TCC.
Tema do TCC:
Análise dos resultados obtidos com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental.
Foi um relato da prática pautado pelas Teorias de Desenvolvimento Moral de Piaget e de Lawrence Kohlberg.
o processo de desenvolvimento da moralidade é gradual e se desenvolve ao longo da vida, mas ele necessita de desequilíbrios capazes de induzir o sujeito a repensar suas hipóteses e compreender os fundamentos e objetivos das normas. O indivíduo só será capaz de refletir e questionar seus próprios valores se for desequilibrado pelos valores de outros indivíduos, sendo assim o desenvolvimento da moralidade não é um processo solitário. Discutir, analisar, compreender pontos de vistas diferentes, saber lidar com a liberdade e assim se auto-disciplinar deve ser um dos objetivos propostos pela escola e a prática de turmas organizadas em grupos de trabalho é essencial para o desenvolvimento moral e aprendizagens baseadas na cooperação e colaboração.
O estágio procurou desenvolver nos alunos a autonomia moral, visto que a turma iniciou o ano letivo vivenciando a fase de heteronomia moral. Também buscou desenvolver um projeto de inclusão digital, que devido a vários fatores não foi concretizado como o planejado, mas aturma conheceu o TuxPaint, TuxMath, o GCompris e outros softwares educacionais. Foi uma pena que as atividades com Blogs e Wikis não puderam ser desenvolvidas devido a falta de conexão com a internet, mas o primeiro passo foi dado em favor da alfabetização digital.