domingo, 6 de julho de 2008

Treinando a arte de ser mediadora ...

Um dos conteúdos da 3ª série ( 4º ano ) do Ensino Fundamental é a água.
Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
  1. Uma jarra ou pote transparente;
  2. Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
  3. Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
  4. Água;

Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.

( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?

- De onde veio esta água ?

Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !

- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?

- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....

- Por quê ?

Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:

( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.

( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.

Todos optaram pela alternativa ( b).

Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).

Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.

Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.

Mudanças de estado da água ...

sábado, 5 de julho de 2008

Essência ...

Essência ...

Com o tempo, os conceitos mudam...os sonhos mudam...os planos mudam...a vida muda...Mas não se mudam princípios e valores...Mudei e continuo igual...Assim é o ser humano: tão coerente em suas contradições...

Jacky Correia

domingo, 29 de junho de 2008

Ufa ! Meu primeiro tutorial ...

Uma das atividades deste quarto semestre do Seminário Integrador IV é a criação de um plano de Estudos Individual. Este plano consiste em determinar metas de aprendizagens estabelecidas pelos alunos do curso de Pedagogia a distância, PEAD/UFRGS.

Num primeiro momento é preciso tomar consciência de uma necessidade e assim construir um roteiro para se adquirir competência nesta área, por isto gostei muito desta atividade, pois ela é coerente com nossa proposta de educadores. Se desejamos que nossos alunos se tornem cidadãos, críticos, reflexívos e autônomos, agora chegou a hora de nós professores exercitarmos nossa autonomia e criatividade na busca de novos conhecimentos e práticas.
Sendo assim uma das minhas metas foi a publicação de um tutorial sobre enquetes.
E como diz a sabedoria popular: " A prática leva a perfeição " ( ou quase lá ). E nada como a prática para se desenvolver competências, formas de agir e habilidades.
Confesso que " apanhei " ( tive algumas dificuldades ), pois fazer enquetes e publicá-las no blog, eu já sabia fazer, mas isto é bem diferente de criar um tutorial sobre elas.
Ao colocar em prática o meu conhecimento, esbarrei com problemas que não haviam sido previstos e precisei resolvê-los e é nesse ponto que a aprendizagem é efetivada.
Inicialmente optei por fazer o tutorial na forma de SLIDE-SHOW, sendo assim com o auxílio do Paint (editor de imagens) e da tecla Print Screen SysRq fui criando as imagens necessárias para o slide.
Alguns tropeços do caminho: Ao salvar as imagens abri uma nova pasta e coloquei nomes nos arquivos de acordo com a imagem, não percebí que elas seriam arquivadas por ordem alfabética e não por ordem de criação, este pequeno detalhe incomodou um pouco na hora de fazer o slide - na próxima vez vou numerá-las, isto facilita a confecção do slide.
A primeira versão deste tutorial foi criada na página www.bubbleshare.com ( editor de slides ), mas fazer o UPLOAD de 43 imagens ( dava para ir até a cozinha fazer um café e um sanduíche, voltar e ver que o upload ainda estava em execução ) associado ao problema de arquivação, fez com que eu mudasse de estratégia.
E assim saí a procura de uma solução ... há várias páginas para criação de slides como :


E ao pesquisar aqui e alí, conhecí este endereço :

Por que decidí utilizar esta ferramenta ?

1 - Ela destina-se a PUBLICAÇÃO DE DOCUMENTOS;






2 - Criei o tutorial no PowerPoint e publiquei no SCRIBD - com apenas 1 upload - rapidamente;

3 - O tutorial pode ser visualizado em tela inteira ( é só clickar na parte superior, bem a direita );



4 - Também pode ser visualizado com várias páginas;


5 -Este site é prático, rápido e útil.

E desta forma cocluí a meta nº 4 do meu PIE (Planejamento Individual de Estudo ).

Espero que este tutorial seja útil a todos que gostam de fazer perguntas, que são curiosos, que questionam de forma inteligente e criativa.

Posso concluir que aprendí a fazer tutoriais, mas após aprender, é necessário aperfeiçoar e, nesse ponto, o ciclo recomeça pois sempre há algo que pode ser melhorado.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

" Projetos de Aprendizagem " - Enquete :


Como educador, você cria " Projetos de Aprendizagem ", por quê ?

os projetos nascem dos interesses e necessidades dos alunos.

os projetos possibilitam aos alunos construir conhecimento a partir de experiências já vivenciadas.

nos projetos os alunos focalizam a atenção nas atividades, na análise e observação.

esta atividade pedagógica possibilita a formação de alunos criativos e autônomos.

cabe ao professor o papel de mediador capaz de propor aos alunos novos pontos de vista.











* Esta enquete foi elaborada baseada em questões relevantes encontradas no texto : Perguntas Inteligentes : O que é isto ? de Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa. - Seminário Integrador IV - PEAD/UFRGS

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Viva São João !


Quem não gosta de festa junina ? Pular fogueira, pinhão quentinho, pipoca, quentão, rapadurinhas, muita dança, músicas animadas .... Festa Junina é tudo de bom !!!

Para entrar no clima, minha turma realizou este trabalho de colagem.

Turma : 31 - 3ª Série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE

domingo, 15 de junho de 2008

Caça-Palavras ... no Excel ...


Caça - Palavras no Excel :

Quem não gosta de " caça-palavras " ?
Eu gosto muito e a maioria dos meus alunos também.
Ao pesquisar e assistir vários tutoriais para estudar e aprender usar o Excel, descobrí que é possível fazer " caça-palavras " com a planilha.
Criar um caça-palavras com palavras relacionadas com os conteúdos estudados em sala de aula pode se tornar uma agradável atividade de reforço, que exige concentração e que também auxilia a memorização de novos termos.

Para fazer um teste, criei este " Caça-Palavras " relacionado com os SUBSTANTIVOS COLETIVOS :

ENCONTRE AS SEGUINTES PALAVRAS NA PLANILHA ACIMA :

ÁLBUM - RETRATOS
ARQUIPÉLAGO - ILHAS
BANDA - MÚSICOS
BATALHÃO - SOLDADOS
BIBLIOTECA - LIVROS
ORQUESTRA - MÚSICOS
CORO - CANTORES
DISCOTECA - DISCOS
ELENCO - ATORES
ENXAME - ABELHAS
ALCATÉIA - LOBOS
FAUNA - ANIMAIS
MANADA - BÚFALOS
MATILHA - CÃES
MULTIDÃO - PESSOAS
CARDUME - PEIXES
PELOTÃO - SOLDADOS
PLATÉIA - ASSISTENTES
TROPA - SOLDADOS
TURMA - AMIGOS
NINHADA - FILHOTES DE AVES

Planilha Excel - Tutorial


Read this document on Scribd: Manual de Excel xp Portugues

Perguntas ...







Você gosta de perguntar ? Por quê ?

Sacia sua curiosidade.

Desenvolve seu intelecto.

Evita falhas causadas por má compreensão.










domingo, 4 de maio de 2008

Meio Ambiente ...

Na Interdisciplina : EDUAD 017
REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS A
Com o professor José Francisco Flores, estamos descobrindo e aprendendo formas de pensar e trabalhar a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
No módulo 2 assistimos ao vídeo " BALANCE " - que nos mostra de forma clara que atitudes individuais podem alterar o equilíbrio de um sistema e que atitudes imediatistas visando apenas resultados no presente, podem construir um futuro árido, sem saídas e sem volta.
Quem provoca o desequilíbrio ambiental ?
Os Governos, as grandes Indústrias, o Capitalismo que visa lucros e mais lucros ......
Esta responsabilidade de manter e preservar a natureza e o equilíbrio ambiental começa em cada um de nós.
PEQUENAS ATITUDES FAZEM A DIFERENÇA !
Um exemplo disto está na " COLETA DO ÓLEO DE COZINHA ".
Quem não gosta de batata frita, coxinha e pastel ? São muitas as frituras que vão à nossa mesa. Muita gente não sabe, porém, o que fazer com o óleo usado para o preparo desses pratos. O resultado é que, na maioria das vezes, esse óleo é jogado na pia, no ralo ou mesmo no lixo comum. O despejo indevido de óleo na rede de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes. O cidadão consciente que pensa no EQUILÍBRIO do sistema em que vive, pode evitar que isso aconteça reutilizando o óleo, por exemplo, para fazer sabão, detergente, resina para tintas, glicerina, biodiesel e ração para animais.
Em Porto Alegre há vários locais onde se pode entregar o óleo de cozinha usado. Há pontos de coleta em toda a cidade. O óleo pode ser entregue guardado em garrafa plástica ou recipiente de vidro.
Por que participar ? Seja misturado ao lixo orgânico, seja jogado no ralo, na pia ou na privada, o óleo vai custar caro ao meio ambiente.

Postos de Coletas do óleo de cozinha em Porto Alegre - RS ...

Você sabia que ... ???
... UM LITRO DE ÓLEO, CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA.
... Isso equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.
... Faça sua parte ! Agora só depende de cada um de nós !
- Centro Gasômetro - Av. Mauá n° 158
- República - Rua da República n° 711
- Conceição - Rua Alberto Bins, sob a elevada da Conceição
- Norte Câncio Gomes - Travessa Carmem n° 111
- Pereira Franco - Rua Pereira Franco n° 135
- Humaitá - Rua José Aluísio Filho n° 780
- IAPI - Av. Assis Brasil nº 1715
- Silva Só - Av. Silva Só, sob a elevada Tiradentes
- Nordeste - Rua Dom Jaime de Barros Câmara n° 815
- Porto Seco - Av. Plínio Kroeff n° 752
- Car Norte - Av. Bernardino S. Amorim, esq. Pastoriza
- Sudeste Visconde - Rua Visconde do Herval n° 945
- Tenente Alpoim - Rua José L. R. Sobral n° 958
- Freitas de Castro - Rua Prof. Freitas de Castro n° 95
- Leste Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso L. Mariante n° 4401
- Fátima - Rua Alfredo Ferreira Rodrigues n° 975
- Sul Cavalhada - Av. Otto Niemeyer n° 3206
- Ipanema - Av. Guaíba n° 2027
- Cruzeiro Niteroi - Rua Niteroi n° 19
- Cruzeiro - Av. Tronco n° 528
- Extremo Sul Restinga - Rua Rubens Torelli n° 50
- Orla Belém Novo - Rua Desembargador Melo Guimarães n° 12
- Lami - Av. Guaíba, ao lado do DMAE - Lami
- Coleta Seletiva - Av. Wenceslau Escobar n° 1980

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Plano Individual de Estudos :

Plano Individual de Estudos para o 1 º Semestre de 2008 :

Animada pela idéia de aprimorar o olhar e desenvolver a capacidade de argumentar apresentando evidências e registros, a 1ª meta de aprendizagem que me proponho atingir é :

Objetivo 1 :
• Adquirir mais informações sobre o uso e melhorar a minha capacidade de utilização de planilhas ( Exel ).
Recursos e estratégias :
• Monitorar a aprendizagem de meus alunos por tabelas e gráficos. Ter uma visão da turma e seu desenvolvimento através de gráficos e tabelas. Estes dados servirão de base e argumentação para a criação do Parecer Descritivo de cada aluno no final do trimestre ( 06/06/2008 ).
Prazo :
• Final do 1° Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Auto-avaliação do meu desempenho: a meta é utilizar planilhas de forma " familiar ", de forma rotineira, sem dificuldades, criar o hábito de análisar e registrar os fatos por gráficos. Registro dos novos recursos utilizados ( Inserir fórmulas , gráficos, funções ... ).
Verificação :
• Disponibilizar todas as informações no Wiki e algumas no Blog.
Solicitar avaliação dos tutores e colegas.

Objetivo 2 :
• Obter conhecimento sobre uso e formas de criação de " Mapas Conceituais ", através de softwares ou através de desenhos ( com os alunos ).
• Desenvolver o hábito de criar esquemas para transmitir conteúdos e informações de forma sucinta e clara.
Recursos e estratégias :
• Apresentação de conteúdos através de " Mapas Conceituais ".
Prazo :
• Final do 1º Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Registro das novas descobertas e do material pesquisado no Blog.
• Postagens de Mapas Conceituais no Blog - cada um abordando temas e conteúdos diferentes.
Verificação :
• Toda aprendizagem será publicada no Blog, com expectativa de receber comentários e subsídios para a construção dos mapas de professores, tutores e colegas.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ciências - 1 ª Atividade

BubbleShare: Share photos - Find great Clip Art Images.


MÓDULO 1 - Concepção de natureza: relação ser humano e ambiente .

OBJETIVO:- Conduzir a aluna/aluno à analise de suas representações de natureza a fim de que avalie suas concepções desde a infância até os dias atuais.- Estimular ação e reflexão sobre si mesmo e sua relação com o objeto analisado.

ATIVIDADE 1: Aula Presencial. Observe o quadro abaixo. Em cada espaço você deverá fazer um desenho que represente a palavra.

- Qual palavra teve a representação mais semelhante ?

- Qual palavra teve a representação mais diferente ?

- Qual palavra foi mais difícil representar ? Por quê ?

domingo, 30 de março de 2008

Auto-avaliação - Portfólio de Aprendizagens/2007/II

O Portfolio enquanto ferramenta pedagógica pode ser descrito como um registro organizado e baseado nos trabalhos produzidos pelo aluno, ao longo de um determinado período de tempo, de forma que este possa proporcionar uma visão detalhada da aprendizagem obtida.

O Portfólio também reflete a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo do curso. Permite uma contínua avaliação. O processo de aprendizagem é dinâmico, tem momentos de entusiasmo, momentos de reflexão, recolhimento e momentos de expansão, de socialização e trocas de idéias com o grupo. Nada melhor do que um Blog para socializar idéias, e o objetivo desta postagem é analisar e fazer uma auto-avaliação do meu último portfólio, criado no final do 2° semestre de 2007.

Não será possível fazer uma análise comparativa da minha apresentação final com outras apresentações, porque fiz minha apresentação no primeiro horário da tarde, e logo após me apresentar fui dispensada e não assisti outras apresentações.

O Portfólio foi dividido em 3 blocos :

1 - Práticas pedagógicas ou o que faço na escola e na sala de aula com o que aprendo no curso.

2 - Tecnologias da informação e comunicação no apoio às Interdisciplinas.

3 - Aprendizagens e Integração das Aprendizagens.

1 º Bloco - Em 2007 trabalhei na Educação Infantil - Jardim nível B, sendo assim todas as interdisciplinas realizadas foram agradáveis e diretamente ligadas a minha prática com as crianças.

Teatro : Crianças de 4, 5 e 6 anos estão aprendendo a ver e a entender o mundo, para isso dramatizam e utilizam o imaginário para se relacionar e treinar a viver ) brincar e dramatizar é necessário e vital nesta faixa etária.

Ludicidade : Na Educação Infantil o imaginário e o real se confundem e brincar e jogar trazem para a crianças valiosa oportunidade de aprendizado sobre a vida, jogando se aprende a solucionar conflitos, se aprende a respeitar o outro, a compartilhar brinquedos, sentimentos e emoções.

Artes : A expressão gráfica da criança mostra o que ela sente, sua maturidade emocional e cognitiva, e a interdisciplina de Artes foi útil e criativa.

Música : Cantando a criança expressa emoções, desenvolve a oralidade, o rítmo, a motricidade ( ao dançar ) e a concentração .

Literatura Infanto-Juvenil : Aqui estudamos a arte de " Contar Histórias " , e foi o que eu fiz, contei muitas histórias para meus alunos neste semestre, eles criaram e dramatizaram as próprias histórias tudo de forma lúdica, artística e criativa.

Ser contadora de histórias já era um projeto antigo, mas foi neste semestre que ele se tornou realidade, e aqui está uma grande mudança, pois participei do Curso de capacitação de Voluntários para contar histórias em Hospitais. Me sinto muito feliz em poder dar um pouco de conforto aos pequenos pacientes, tirá-los do foco da dor e do desconforto, poder trazer o sonho, a alegria e a esperança.
Muitas destas ações foram registradas e fotografadas no blog, mas estou estudando novas formas de registrar as atividades e mudanças no futuro, pois minha apresentação de 10 minutos foi embasada na exposição oral, pois contava com a conecção via internet, que não foi possível, pois pretendia ilustrar a apresentação com imagens do blog. Foi um erro contar com a conexão, sem ter um plano B, havia pensado em fazer um apanhado de fotos e imagens num PowerPoint, mas como era apenas 10 minutos, optei pelas imagens do blog.
Aprendí a lição, não se pode contar com um único recurso, este pode falhar.

Na Associação " Viva e Deixe Viver " conhecí a importância do que eles chamam de 3 Cs :
Consciência - Comprometimento e Constância

Atributos essenciais para ser voluntário, para ser um bom aluno e um bom profissional.

Eu vou acrescentar mais um C = CURIOSIDADE.

Sou muito curiosa, não nego e atualmente estou pesquisando e aprendendo a usar uma ferramenta muito interessante que será muito útil para a criação de novos portfólios que é a produção de MAPAS CONCEITUAIS, me apaixonei é fantástico !

2 ° Bloco - Tecnologias de Informação e Comunicação :

Neste bloco as mudanças são claras e evidentes, participar de um curso a distância que visa ensinar novas tecnologias que poderão ser usadas com os alunos, pois todas são em ambientes gratuítos ( Blog, PbWiki, Fóruns, Woki, SlideSchow e 0utros ) é muito gratificante e por isto criei o BLOG ROQUE CALLAGE - http://roquecallage.blogspot.com/ . Blog é uma incrível ferramenta pedagógica, porque ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora. Só lamento que minha escola não tenha Laboratório de Informática, pois gostaria que o Blog que criei para a escola tivesse a presença e postagens dos alunos.
Mas de qualquer forma a criação deste blog é uma tentativa de dar consciência aos professores e alunos, que mais uma forma de exclusão está se criando e tomando forma, a exclusão digital.
Alunos que não possuem conhecimento de Informática, poderão competir e entrar no mercado de trabalho no futuro ?
Também constatei que há muita resistência as novas tecnologias, sempre por parte dos professores, porque a maioria pertence a gerações que não conviveram com micros domésticos, por outro lado os alunos sempre buscam e estão abertos ao novo.

3 ° Bloco : Aprendizagens e Integração :

O Curso de Pedagogia a distância traz no nome uma grande contradição : a distância, justamente por ser a distância que ele cria uma grande, intensa e forte rede de amizades :
As atividades de grupo são extremamente lúdicas, positivas, criativas e une o grupo criando amizades, gerando novos pensares, novos saberes , novas formas de ver o mundo, coisas inerentes ao ato de se expor e conviver em grupo.
Isto muito claro com a atividade em grupo da interdisciplina Literatura Infanto-Juvenil em conjunto com a interdisciplina de Teatro - cada grupo deveria apresentar uma história infantil.
O meu grupo apresentou " O Grúfalo " - e todos participantes do grupo e todos que assistiram se encantaram com os momentos de leveza e alegria que a contação de histórias é capaz de proporcionar.
Fazer uma auto-avaliação é como fazer um auto-retrato, atividade que costumo fazer sempre com meus alunos, olhar para si, se auto-conhecer inicialmente como se estivesse na frente de um espelho e depois progredir e descobrir que influência minha presença causa na família, na turma, no mundo, na minha vida e na vida dos outros.
Ao avaliar este portfólio, concluí que embora minhas mudanças transformaram minha vida e minha prática, necessito desenvolver formas de mostrar estas mudanças mais concretamente, talvez criando tabelas e coletando dados, para dar mais clareza e argumentação ao assunto.