sábado, 12 de julho de 2008
domingo, 6 de julho de 2008
Treinando a arte de ser mediadora ...
Iniciei a aula passando um saquinho com tirinhas de papel bem dobradinhas e em cada uma delas havia esta pergunta : Como você acha que a nuvem se formou no céu ?
A grande maioria afirmou que a água subia até o céu e depois descia na forma de chuva, mas não sabiam dizer como isto acontece.
Então os convidei para fazerem uma experiência bem simples, com o seguinte material:
- Uma jarra ou pote transparente;
- Uma resistência elétrica, dessas usadas para aquecer água de chimarrão;
- Uma tampa de metal - de uma pequena panela, ou mesmo uma lata de achocolatado;
- Água;
Etapas da experiência: ( a ) Aquecemos a água até chegar ao ponto de ebulição.
( b ) Colocamos a lata em cima da jarra com água quente, sobre o vapor e observamos que esta ficou cheia de gotas de água. Daí eu questionei ?
- De onde veio esta água ?
Alguns arriscaram: - Veio daquela fumacinha !
- Mas para existir fumaça não é preciso existir fogo ?
- Sim, mas .... é uma fumacinha diferente ....
- Por quê ?
Constatei que o objetivo de desequilibrar crenças havia sido atingido e dei para a turma duas hipóteses do que poderia ter acontecido:
( a ) Existe água no ar e algumas vezes conseguimos visualizar isto.
( b ) A água contida na jarra ao ser aquecida se transformou naquela fumacinha branca. A fumacinha branca ao tocar no metal se transformou em água no estado líquido novamente.
Todos optaram pela alternativa ( b).
Logo após falei sobre os três estados da água ( sólido, líquido e gasoso ) e também mostrei o ciclo da água na natureza ( vaporização, liquefação, fusão e solidificação ).
Gostei dos resultados obtidos, a aula se manteve num clima tranqüilo, todos ficaram curiosos e prometeram observar as panelas no fogão da cozinha de suas casas.
Estou exercitando a prática de desestruturar crenças e assim ensinar aos a capacidade de observar o mundo e criar hipóteses.
sábado, 5 de julho de 2008
Essência ...

Com o tempo, os conceitos mudam...os sonhos mudam...os planos mudam...a vida muda...Mas não se mudam princípios e valores...Mudei e continuo igual...Assim é o ser humano: tão coerente em suas contradições...
Jacky Correia
domingo, 29 de junho de 2008
Ufa ! Meu primeiro tutorial ...

2 - Criei o tutorial no PowerPoint e publiquei no SCRIBD - com apenas 1 upload - rapidamente;
3 - O tutorial pode ser visualizado em tela inteira ( é só clickar na parte superior, bem a direita );
5 -Este site é prático, rápido e útil.
E desta forma cocluí a meta nº 4 do meu PIE (Planejamento Individual de Estudo ).
Espero que este tutorial seja útil a todos que gostam de fazer perguntas, que são curiosos, que questionam de forma inteligente e criativa.
Posso concluir que aprendí a fazer tutoriais, mas após aprender, é necessário aperfeiçoar e, nesse ponto, o ciclo recomeça pois sempre há algo que pode ser melhorado.
sábado, 28 de junho de 2008
Plano Individual de Estudos - 4ª Meta - Enquete
sexta-feira, 27 de junho de 2008
" Projetos de Aprendizagem " - Enquete :
* Esta enquete foi elaborada baseada em questões relevantes encontradas no texto : Perguntas Inteligentes : O que é isto ? de Beatriz C. Magdalena e Iris Elisabeth Tempel Costa. - Seminário Integrador IV - PEAD/UFRGS
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Viva São João !
Quem não gosta de festa junina ? Pular fogueira, pinhão quentinho, pipoca, quentão, rapadurinhas, muita dança, músicas animadas .... Festa Junina é tudo de bom !!!
Para entrar no clima, minha turma realizou este trabalho de colagem.
Turma : 31 - 3ª Série - Escola Estadual de Ensino Fundamental ROQUE CALLAGE
segunda-feira, 16 de junho de 2008
domingo, 15 de junho de 2008
Caça-Palavras ... no Excel ...
Caça - Palavras no Excel :
Quem não gosta de " caça-palavras " ?
Eu gosto muito e a maioria dos meus alunos também.
Ao pesquisar e assistir vários tutoriais para estudar e aprender usar o Excel, descobrí que é possível fazer " caça-palavras " com a planilha.
Criar um caça-palavras com palavras relacionadas com os conteúdos estudados em sala de aula pode se tornar uma agradável atividade de reforço, que exige concentração e que também auxilia a memorização de novos termos.
Para fazer um teste, criei este " Caça-Palavras " relacionado com os SUBSTANTIVOS COLETIVOS :
ENCONTRE AS SEGUINTES PALAVRAS NA PLANILHA ACIMA :
ÁLBUM - RETRATOS
ARQUIPÉLAGO - ILHAS
BANDA - MÚSICOS
BATALHÃO - SOLDADOS
BIBLIOTECA - LIVROS
ORQUESTRA - MÚSICOS
CORO - CANTORES
DISCOTECA - DISCOS
ELENCO - ATORES
ENXAME - ABELHAS
ALCATÉIA - LOBOS
FAUNA - ANIMAIS
MANADA - BÚFALOS
MATILHA - CÃES
MULTIDÃO - PESSOAS
CARDUME - PEIXES
PELOTÃO - SOLDADOS
PLATÉIA - ASSISTENTES
TROPA - SOLDADOS
TURMA - AMIGOS
NINHADA - FILHOTES DE AVES
Planilha Excel - Tutorial
sábado, 14 de junho de 2008
quarta-feira, 21 de maio de 2008
domingo, 4 de maio de 2008
Meio Ambiente ...

REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS A
Com o professor José Francisco Flores, estamos descobrindo e aprendendo formas de pensar e trabalhar a EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Em Porto Alegre há vários locais onde se pode entregar o óleo de cozinha usado. Há pontos de coleta em toda a cidade. O óleo pode ser entregue guardado em garrafa plástica ou recipiente de vidro.
Postos de Coletas do óleo de cozinha em Porto Alegre - RS ...

- República - Rua da República n° 711
- Conceição - Rua Alberto Bins, sob a elevada da Conceição
- Norte Câncio Gomes - Travessa Carmem n° 111
- Pereira Franco - Rua Pereira Franco n° 135
- Humaitá - Rua José Aluísio Filho n° 780
- IAPI - Av. Assis Brasil nº 1715
- Silva Só - Av. Silva Só, sob a elevada Tiradentes
- Nordeste - Rua Dom Jaime de Barros Câmara n° 815
- Porto Seco - Av. Plínio Kroeff n° 752
- Car Norte - Av. Bernardino S. Amorim, esq. Pastoriza
- Sudeste Visconde - Rua Visconde do Herval n° 945
- Tenente Alpoim - Rua José L. R. Sobral n° 958
- Freitas de Castro - Rua Prof. Freitas de Castro n° 95
- Leste Lomba do Pinheiro - Estrada Afonso L. Mariante n° 4401
- Fátima - Rua Alfredo Ferreira Rodrigues n° 975
- Sul Cavalhada - Av. Otto Niemeyer n° 3206
- Ipanema - Av. Guaíba n° 2027
- Cruzeiro Niteroi - Rua Niteroi n° 19
- Cruzeiro - Av. Tronco n° 528
- Extremo Sul Restinga - Rua Rubens Torelli n° 50
- Orla Belém Novo - Rua Desembargador Melo Guimarães n° 12
- Lami - Av. Guaíba, ao lado do DMAE - Lami
- Coleta Seletiva - Av. Wenceslau Escobar n° 1980
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Plano Individual de Estudos :
Animada pela idéia de aprimorar o olhar e desenvolver a capacidade de argumentar apresentando evidências e registros, a 1ª meta de aprendizagem que me proponho atingir é :
Objetivo 1 :
• Adquirir mais informações sobre o uso e melhorar a minha capacidade de utilização de planilhas ( Exel ).
Recursos e estratégias :
• Monitorar a aprendizagem de meus alunos por tabelas e gráficos. Ter uma visão da turma e seu desenvolvimento através de gráficos e tabelas. Estes dados servirão de base e argumentação para a criação do Parecer Descritivo de cada aluno no final do trimestre ( 06/06/2008 ).
Prazo :
• Final do 1° Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Auto-avaliação do meu desempenho: a meta é utilizar planilhas de forma " familiar ", de forma rotineira, sem dificuldades, criar o hábito de análisar e registrar os fatos por gráficos. Registro dos novos recursos utilizados ( Inserir fórmulas , gráficos, funções ... ).
Verificação :
• Disponibilizar todas as informações no Wiki e algumas no Blog.
Solicitar avaliação dos tutores e colegas.
Objetivo 2 :
• Obter conhecimento sobre uso e formas de criação de " Mapas Conceituais ", através de softwares ou através de desenhos ( com os alunos ).
• Desenvolver o hábito de criar esquemas para transmitir conteúdos e informações de forma sucinta e clara.
Recursos e estratégias :
• Apresentação de conteúdos através de " Mapas Conceituais ".
Prazo :
• Final do 1º Trimestre : 06/06/2008
Evidências :
• Registro das novas descobertas e do material pesquisado no Blog.
• Postagens de Mapas Conceituais no Blog - cada um abordando temas e conteúdos diferentes.
Verificação :
• Toda aprendizagem será publicada no Blog, com expectativa de receber comentários e subsídios para a construção dos mapas de professores, tutores e colegas.
quarta-feira, 2 de abril de 2008
Ciências - 1 ª Atividade
MÓDULO 1 - Concepção de natureza: relação ser humano e ambiente .
OBJETIVO:- Conduzir a aluna/aluno à analise de suas representações de natureza a fim de que avalie suas concepções desde a infância até os dias atuais.- Estimular ação e reflexão sobre si mesmo e sua relação com o objeto analisado.
ATIVIDADE 1: Aula Presencial. Observe o quadro abaixo. Em cada espaço você deverá fazer um desenho que represente a palavra.
- Qual palavra teve a representação mais semelhante ?
- Qual palavra teve a representação mais diferente ?
- Qual palavra foi mais difícil representar ? Por quê ?
domingo, 30 de março de 2008
Auto-avaliação - Portfólio de Aprendizagens/2007/II

O Portfólio também reflete a identidade de cada aluno, de cada professor, em cada contexto, enquanto construtores do seu desenvolvimento ao longo do curso. Permite uma contínua avaliação. O processo de aprendizagem é dinâmico, tem momentos de entusiasmo, momentos de reflexão, recolhimento e momentos de expansão, de socialização e trocas de idéias com o grupo. Nada melhor do que um Blog para socializar idéias, e o objetivo desta postagem é analisar e fazer uma auto-avaliação do meu último portfólio, criado no final do 2° semestre de 2007.
Não será possível fazer uma análise comparativa da minha apresentação final com outras apresentações, porque fiz minha apresentação no primeiro horário da tarde, e logo após me apresentar fui dispensada e não assisti outras apresentações.
O Portfólio foi dividido em 3 blocos :
1 - Práticas pedagógicas ou o que faço na escola e na sala de aula com o que aprendo no curso.
2 - Tecnologias da informação e comunicação no apoio às Interdisciplinas.
3 - Aprendizagens e Integração das Aprendizagens.
1 º Bloco - Em 2007 trabalhei na Educação Infantil - Jardim nível B, sendo assim todas as interdisciplinas realizadas foram agradáveis e diretamente ligadas a minha prática com as crianças.
Ludicidade : Na Educação Infantil o imaginário e o real se confundem e brincar e jogar trazem para a crianças valiosa oportunidade de aprendizado sobre a vida, jogando se aprende a solucionar conflitos, se aprende a respeitar o outro, a compartilhar brinquedos, sentimentos e emoções.
Artes : A expressão gráfica da criança mostra o que ela sente, sua maturidade emocional e cognitiva, e a interdisciplina de Artes foi útil e criativa.
Música : Cantando a criança expressa emoções, desenvolve a oralidade, o rítmo, a motricidade ( ao dançar ) e a concentração .
Literatura Infanto-Juvenil : Aqui estudamos a arte de " Contar Histórias " , e foi o que eu fiz, contei muitas histórias para meus alunos neste semestre, eles criaram e dramatizaram as próprias histórias tudo de forma lúdica, artística e criativa.
Ser contadora de histórias já era um projeto antigo, mas foi neste semestre que ele se tornou realidade, e aqui está uma grande mudança, pois participei do Curso de capacitação de Voluntários para contar histórias em Hospitais. Me sinto muito feliz em poder dar um pouco de conforto aos pequenos pacientes, tirá-los do foco da dor e do desconforto, poder trazer o sonho, a alegria e a esperança.
Muitas destas ações foram registradas e fotografadas no blog, mas estou estudando novas formas de registrar as atividades e mudanças no futuro, pois minha apresentação de 10 minutos foi embasada na exposição oral, pois contava com a conecção via internet, que não foi possível, pois pretendia ilustrar a apresentação com imagens do blog. Foi um erro contar com a conexão, sem ter um plano B, havia pensado em fazer um apanhado de fotos e imagens num PowerPoint, mas como era apenas 10 minutos, optei pelas imagens do blog.
Aprendí a lição, não se pode contar com um único recurso, este pode falhar.
Na Associação " Viva e Deixe Viver " conhecí a importância do que eles chamam de 3 Cs :
Atributos essenciais para ser voluntário, para ser um bom aluno e um bom profissional.
Sou muito curiosa, não nego e atualmente estou pesquisando e aprendendo a usar uma ferramenta muito interessante que será muito útil para a criação de novos portfólios que é a produção de MAPAS CONCEITUAIS, me apaixonei é fantástico !
2 ° Bloco - Tecnologias de Informação e Comunicação :
Neste bloco as mudanças são claras e evidentes, participar de um curso a distância que visa ensinar novas tecnologias que poderão ser usadas com os alunos, pois todas são em ambientes gratuítos ( Blog, PbWiki, Fóruns, Woki, SlideSchow e 0utros ) é muito gratificante e por isto criei o BLOG ROQUE CALLAGE - http://roquecallage.blogspot.com/ . Blog é uma incrível ferramenta pedagógica, porque ver seu trabalho publicado, visitado e comentado é uma novidade educativa atraente e motivadora. Só lamento que minha escola não tenha Laboratório de Informática, pois gostaria que o Blog que criei para a escola tivesse a presença e postagens dos alunos.
Mas de qualquer forma a criação deste blog é uma tentativa de dar consciência aos professores e alunos, que mais uma forma de exclusão está se criando e tomando forma, a exclusão digital.
Alunos que não possuem conhecimento de Informática, poderão competir e entrar no mercado de trabalho no futuro ?
Também constatei que há muita resistência as novas tecnologias, sempre por parte dos professores, porque a maioria pertence a gerações que não conviveram com micros domésticos, por outro lado os alunos sempre buscam e estão abertos ao novo.
3 ° Bloco : Aprendizagens e Integração :
O Curso de Pedagogia a distância traz no nome uma grande contradição : a distância, justamente por ser a distância que ele cria uma grande, intensa e forte rede de amizades :
As atividades de grupo são extremamente lúdicas, positivas, criativas e une o grupo criando amizades, gerando novos pensares, novos saberes , novas formas de ver o mundo, coisas inerentes ao ato de se expor e conviver em grupo.
Isto muito claro com a atividade em grupo da interdisciplina Literatura Infanto-Juvenil em conjunto com a interdisciplina de Teatro - cada grupo deveria apresentar uma história infantil.
O meu grupo apresentou " O Grúfalo " - e todos participantes do grupo e todos que assistiram se encantaram com os momentos de leveza e alegria que a contação de histórias é capaz de proporcionar.